Seis Sigma

O seis sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria contínua da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação dos clientes e consumidores, levando em conta todos os aspectos importantes de um negócio.

O programa seis sigma deve ser entendido de forma ampla, seu significado pode ser:

• O benchmark: parâmetro para comparar o nível de qualidade de processos, produtos e operações;

• A meta: meta de qualidade, buscando o zero defeito, erro ou falha;

• A medida: determina o nível de qualidade de um processo, transformando a quantidade de defeitos por milhão em um número da escala Sigma, sendo que quanto maior o número de sigmas dentro das especificações, melhor;

• A filosofia: melhoria perpetua do processo e redução de sua variabilidade;

• A estatística: calculada para a avaliação do desempenho das características críticas para a qualidade em relação às especificações;

• A estratégia: baseada no relacionamento existente entre projeto, fabricação, qualidade final e entrega, visando aumentar o grau de influência na satisfação do cliente;

• O valor: assume seis vezes o valor do sigma dentro dos limites de controle para a esquerda e direita da média em uma distribuição normal;

• A visão: levar a organização a ser a melhor do ramo, estendendo a qualidade para além das expectativas do cliente.

Seis Sigma é uma medida de qualidade e eficiência, mas além disso, uma medida de excelência. Significa, para uma organização, oferecer serviços e produtos de primeira qualidade, ao mesmo tempo em que ela elimina todas as ineficiências internas tendo um foco comum na excelência de toda a organização.

O Seis Sigma é um programa com objetivos ousados, e segundo diversos autores é, sem dúvida, a estratégia gerencial de maior sucesso já projetado para produzir mudanças em uma organização, com ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos, visando aumentar os resultados financeiros através da plena satisfação do cliente.

Um dos elementos mais marcantes deste programa é a adoção estruturada do pensamento estatístico. O modelo de gestão da qualidade seis sigma é uma estratégia gerencial disciplinada, caracterizada por uma abordagem sistêmica e pela utilização intensiva do pensamento estatístico, que tem como objetivo reduzir drasticamente a variabilidade dos processos críticos e aumentar a lucratividade das empresas, por meio da otimização de produtos e processos, buscando satisfação de clientes e consumidores.

Seis Sigma é a inflexível e rigorosa busca da redução da variação em todos os processos críticos para alcançar melhorias contínuas e quânticas que impactam os índices de uma organização e aumentam a satisfação e lealdade dos clientes. É uma iniciativa organizacional projetada para criar processos de manufatura, serviço ou administrativo que gerem no máximo 3,4 defeitos por milhão de oportunidade (DPMO). A ferramenta de melhoria empregada na implantação dos projetos Seis Sigma é o DMAIC: acróstico que representa: Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar.

Seis sigma é uma metodologia onde visa a melhoria contínua no processo e no serviço, onde buscam reduzir custo em 3,4 por milhão ou 99,99966% de perfeição. Ela é uma metodologia que procura otimizar a operação do produto com qualidade, com zero defeito. A sua implantação traz a empresa melhor rentabilidade e lucratividade.

O seis sigma exige que muitas coisas estejam quantificadas e mapeadas, mesmo sendo intangíveis, como a percepção do cliente. O programa seis sigma promove um alinhamento estratégico, utilizando indicadores de desempenho alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

A ideia por trás da metodologia seis sigma é bem simples: reduzir variação, defeitos, erros e falhas a um valor próximo do zero. É importante enfatizar que o seis sigma, ao contrário de muitos outros programas, não propõe a melhoria de operações de forma isolada, mas sim enfocam a melhoria de todas as operações de um processo. Abrangendo todas as atividades de uma empresa, propondo ações de melhorias para todos os seus setores.

Fonte: administradores.com.br

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