Semana de 4 dias de trabalho: tendência real ou ilusão?

imagem de uma pessoa fazendo anotação em calendário

A semana de 4 dias de trabalho é discutida há muito tempo, porém, será que isso é uma tendência real ou apenas ilusão criada por parte do mercado? Ao observar o movimento de diversos países do mundo, podemos descobrir a resposta para essa questão.

A prática não é novidade, porém, nunca foi adotada por uma parcela muito grande de empreendimentos em todo o mundo. Contudo, ao que tudo indica, esse panorama está mudando, principalmente nos países mais desenvolvidos do mundo.

No mais, se você quer descobrir se isso é tendência ou não, continue a leitura!

Semana mais curta está se popularizando no mundo

A semana de 4 dias está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. Essa prática, que começou há muitos anos atrás, agora vem ganhando mais adeptos do que antes, tornando-se mais comum em uma série de países.

Em regiões de França, Dinamarca e Reino Unido, a prática já passou a ser mais comum do que muitos imaginam. Além disso, a Islândia também é outra nação que encontrou na semana mais curta de trabalho algo que sua população precisava.

Além dos países citados, nos Emirados Árabes, isso passou a ser obrigatório para todos os funcionários de órgãos governamentais. Hoje, bancos e outras instituições públicas contam com apenas 4 dias de trabalho em todo território nacional.

Ou seja, respondendo à questão central do nosso artigo: a semana de 4 dias de trabalho é tendência, e não uma ilusão criada pelo mercado. O número de países que adotam essa solução só cresce, e a tendência é que isso aumente nos próximos anos.

Isso porque muitas empresas estão notando que jornadas de trabalho menores estão ajudando seus funcionários. Tanto do ponto de vista pessoal, quanto do empresarial, esse modelo de serviço vem se mostrando algo benéfico em diferentes níveis.

Mais saúde e menos estresse para os trabalhadores

As preocupações com a saúde física e mental dos trabalhadores tomou de conta do mundo nos últimos anos. Hoje, é muito importante garantir que o ambiente de trabalho seja tranquilo e saudável, para que seus funcionários consigam produzir o máximo possível.

Contudo, isso, não necessariamente, quer dizer que eles terão que trabalhar mais horas do dia para conseguir alcançar seus objetivos. Com alta produtividade, é possível acabar com toda a demanda de serviço em um período ainda menor de tempo.

Em todo caso, segundo pesquisa da OMS, as jornadas maiores de trabalho estão matando vários trabalhadores ao redor do mundo, todos os anos. Mudar isso é de responsabilidade de todas as empresas, e por isso, mudanças estão sendo analisadas.

E uma delas é a adoção da semana de 4 dias de trabalho, que já vem se mostrando produtiva. Isso porque ela diminui o estresse, estimula uma maior produtividade, e vem se mostrando positiva para a empresa e também para a saúde dos funcionários.

No geral, a semana de 4 dias pode conter desafios para ajuste de demandas com os funcionários, porém, se apresenta como uma solução positiva. Um ambiente mais produtivo, e maior qualidade de vida para todos, é o grande objetivo dessa prática no mercado.

Nosso texto fica por aqui, e se você gostou de saber mais sobre esse novo modelo de trabalho, não deixe de acessar o nosso blog para conferir outros artigos!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário