Soluti é a primeira Autoridade Certificadora a emitir e renovar Certificado Digital à distância

Aderindo aos esforços nacionais contra a pandemia de COVID-19 e as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de isolamento social para potencializar a prevenção e contenção do contágio, passamos aemitir Certificados Digitais por videoconferência para pessoas físicas e jurídicas.Somos aprimeira a implementar esse novo modelo de emissão, após o Instituto Nacional de Tecnologia – ITI publicar a Normativa que regulamenta os procedimentos para a aquisição do Certificado Digital à distância, no âmbito da ICP-Brasil.

Desta forma, asempresas que já possuem Certificado Digital poderão realizar novas emissões e renovações online, otimizando os processos operacionais e evitando aglomerações nos pontos de atendimento autorizados. De acordo comnosso CEO, Vinicius Sousa,“Acima de tudo, queremos colaborar para a manutenção da saúde de todos no nosso país durante esse período tão delicado de pandemia. Implementando o modelo de emissão remota estamos contribuindo com as recomendações da OMS e ainda proporcionando praticidade, agilidade e produtividade. A nova norma permite realizar a emissão de Certificados Digitais de forma 100% online, assim como a renovação”.

Vinícius reforça que todo o processo de validação da documentação é feito anteriormente ao atendimento e com os mesmos procedimentos e critérios da versão presencial de emissão, o ganho no modo remoto é na redução do tempo com as validações dos dados, que agiliza o processo todo.

A ferramenta também está disponível para pessoas físicas.O único pré-requisito é que a pessoa possua sua biometria cadastrada na base da ICP-Brasil. Para auxiliar seus clientes, disponibilizamos um canal para a consulta, no qual as pessoaspoderão verificar se estão aptas para validar o Certificado Digital de forma remota.O cliente que não estiver apto poderá solicitar a visita de um consultor à sua residência ou trabalho.

“A medida traz inúmeros benefícios para os clientes, que poderão realizar todo o processo de forma eletrônica, ou seja, sem sair de casa, com maior comodidade e mantendo os altos padrões de segurança.“,explicaJúlio Mendes, nosso Diretor Comercial.

Os clientes poderão adquirir qualquer modelo de Certificado Digital naloja virtual da Solutiou da sua rede de parceiros, em todo o Brasil. Também poderão realizar o agendamento para a videoconferência com data e hora de sua preferência, otimizando seu tempo. O atendimento remoto será realizado seguindo todos os procedimentos legais, assim como o presencial, sendo feito por um agente de registro autorizado, treinado e apto para realizar as análises e validações dos documentos.

Também estamos empenhados no atendimento aos profissionais da saúde, já que médicos foram autorizados a realizar telemedicina para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, isso tanto na rede privada como no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, para as receitas e atestados serem válidos, aos médicos é exigido o uso do Certificado Digital para assiná-los.

“A demanda médica nesse momento é enorme, portanto, é nosso dever cidadão oferecer a máxima praticidade e velocidade no processo e na emissão desses Certificados. A emissão remota de Certificados Digitais para os médicos é uma das nossas principais colaborações nesse momento de união de toda a nação brasileira”,complementa Vinícius, nosso CEO.

Juntamente com nossa rede, possuímos todos os requisitos exigidos para a emissão dos Certificados Digitais de forma remota, com segurança e confiabilidade, ou seja, estamos preparados para assegurar que os meios técnicos utilizados são adequados para a realização da videoconferência.

O novo processo já está disponível aos nossos clientes a partir de hoje, 27 de março de 2020.

Fonte: Soluti

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