Sou empreendedor e quero investir na minha empresa. Por onde começo?

Muitos brasileiros sonham com o próprio negócio. O desejo de se tornar um empreendedor e a vontade de “não ter mais chefe”, fazem com que muitas empresas sejam abertas ao longo dos anos. Com a flexibilização das leis trabalhistas, o número de brasileiros que se tornaram PJ também cresceu. Para essas pessoas e para quem já tem um negócio nos primeiros anos de vida, há uma dúvida constante: como investir em sua própria empresa?

Como o empreendedor pode investir na própria empresa?

O tema é complexo e debatido por especialistas da área econômica há alguns anos. Investir na própria fonte de renda não é uma realidade dos Empreendedores e empresários brasileiros, mas pode ser a chave para o sucesso da empresa.

Uma empresa que quer crescer sabe que é preciso ter lucro, assim como investir esse lucro em seu próprio processo. Aí entra a primeira etapa desta equação:

Calcule o retorno sobre o investimento

Primeiro é necessário calcular de maneira assertiva o retorno sobre o investimento. O termo diz respeito ao tempo que leva para que você “recupere” o montante investido no começo do negócio. Para descobrir sua resposta basta dividir o investimento inicial pelo lucro da empresa.

Para exemplificar, imagine que o investimento inicial foi de R$ 25 mil e que o lucro de sua empresa é de R$ 2.500 mensal. Basta pegar os 25 e dividir por 2, 5. Com isso, você saberá que em 10 meses terá como retorno o valor total de seu investimento.

Dito isso, é hora de sabermos como investir em sua empresa e melhorar seu negócio.

Dicas para melhorar o seu negócio

1. Invista em tecnologia

Não precisa investir apenas em tecnologias de ponta, em aparelhos de última geração ou em máquinas inteligentes. Quando falamos de investimento em tecnologia, é preciso estar atento a todos os processos que otimizem tempo e façam sua equipe ser mais assertiva.

Pode ser em um programa de gerenciamento de tempo, em Certificados Digitais que melhorem a segurança de seu site e agilizem os processos de emissão de Nota Fiscal e assinatura de contratos ou até mesmo na capacitação profissional de colaboradores que precisam operar programas de automação.

A tecnologia está aí para que a usemos para tornar nosso tempo mais produtivo. Lembre-se disso!

2. Aumente o capital de giro

Uma empresa só cresce se os donos a alimentam. Aumentar o capital de giro é exatamente isso! É preciso que você invista mais dinheiro ou capital em seu negócio. Para isso você pode investir o lucro na compra de novos produtos, no desenvolvimento de novos serviços ou até mesmo no aumento da equipe. Tudo dependerá do seu modelo de negócio e do que vende.

Para isso, conheça bem o seu negócio e trace estratégias inteligentes como sua equipe Financeira, de Vendas e Marketing.

3. Motive a sua equipe

Nós poderíamos dizer apenas para investir na equipe, mas muitos empresários acreditam que isso diz respeito apenas à contratação de novos colaboradores. Estudos revelam que pessoas felizes com sua ocupação tendem a ser mais produtivas. Por isso, motive a sua equipe.

Como o empreendedor pode fazer isso?

Mapeie as necessidades de seu time, tanto no que diz respeito à infraestrutura de seu negócio, quanto na qualidade de vida de seu colaborador. Identifique o que mais eles necessitam e invista uma parte do lucro de sua empresa.

Dessa maneira o colaborador se sentirá parte do negócio e vestirá a camisa para entregar produtos e serviços ainda melhores para você e seus clientes. Comece com atos simples como, áreas de descompressão, day off no aniversário, bonificação por metas, entre outras possibilidades.

E aí, empreendedor(a), gostou das dicas? Então fique atento ao nosso blog para mais dicas como essa. Para receber mais conteúdos como esse, cadastre-se abaixo.

Fonte:Certisign

Posts Relacionados