TED ou DOC: diferença, custo e aplicação

Toda vez que você vai fazer uma transferência tem dificuldade em escolher entre uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou uma DOC (Documento de Ordem de Crédito)? Muitas pessoas tem essa mesma dúvida, por isso resolvemos esclarecer as diferenças para garantir que as suas operações bancária sejam feitas conforme suas reais necessidades.  

As principais diferenças entre as operações TED e DOC são:

  • valor de movimentação;
  • prazo de transferência;
  • custo de operação;
  • horário da transferência;
  • tipo de conta de destino.

O desconhecimento das particularidades e características de operações bancárias pode ser um dos motivos para cair em golpes perigosos. Se você quiser se prevenir, recomendamos a leitura deste material com os detalhes das principais armadilhas financeiras do país.

TED ou DOC, diferença entre as opções de transferência eletrônica deve estar clara para assegurar a operação mais vantajosa para a sua demanda. Acompanhe o post e conheça as particularidades de cada uma em detalhes. Boa leitura!

A definição de TED

TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, uma operação criada pelo Banco Central (BC) em 2002, para mover valores de quaisquer grandezas entre contas de bancos diferentes.

A definição de DOC

DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito, uma opção de transferência bancária limitada ao valor de R$ 4.999,99, e que só pode ser feita por instituições autorizadas pelo BC.

TED ou DOC, diferença entre elas

TED ou DOC, diferença entre as opções de transferência bancária eletrônica vão além do valor de movimentação. Ambas podem ser feitas em agências, pela internet banking, em caixas eletrônicos, por aplicativo do banco ou ainda por telefone. Contudo, algumas particularidades favorecem a opção de uma pela outra. Confira a seguir.

Prazo de transferência

A transferência em TED é a mais rápida. O valor cai na conta do beneficiário poucos minutos após a autorização, desde que a operação seja feita antes das 17h00. Se o agendamento for feito depois desse horário, o valor só aparecerá na conta do beneficiado no dia seguinte.

A transferência em DOC é ligeiramente mais lenta; o valor transferido é efetivado somente no próximo dia útil, desde que a operação seja feita até às 21h59. Depois desse horário, o dinheiro só cairá na conta do beneficiário no segundo dia útil.

Custo de transferência

TED ou DOC, diferença entre as operações também está no valor. Não existe um valor fixo, já que cada instituição bancária pode estabelecer o seu.

Existem bancos que cobram por operação, bancos que oferecem pacotes com quantidades limitadas de transferência por mês, bancos que isentam a cobrança de taxas, e assim por diante.

Uma dica é fazer as transferências nos caixas eletrônicos ou pela internet, pois os taxas costumam ser mais baratas. Para saber o valor exato é preciso consultar a sua instituição bancária ou o Banco Central.

Documentos necessários para a transferência

Para realizar transferência em TED ou DOC, independentemente de suas particularidades, o banco exigirá alguns documentos, são eles:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do recebedor;
  • nome completo, em caso de pessoa física, ou razão social, em caso de pessoa jurídica;
  • número do banco;
  • número da agência do destinatário;
  • número da conta.

Número do banco para transferência

Um dado importante que será exigido é o número do banco, onde o valor será encaminhado. Independentemente da opção de transferência, o número do banco deverá ser informado. 

TED ou DOC, diferença entre operações não interfere na identificação do banco de destino. Confira o número dos principais bancos do país:

Bradesco

O código de transferência é o 237.

Banco do Brasil

O código de transferência é o 001.

Caixa Econômica Federal

O código de transferência é o 104.

Itaú

O código de transferência é o 341.

Santander

O código de transferência é o 033.

Agendamento ou Cancelamento da transferência

A grande maioria das instituições bancárias realiza o agendamento das transferências em TED ou DOC. Diferença entre os agendamentos estará na tarifa de cada banco e a disponibilidade dessa operação para o plano que você possui. Por isso, para assegurar essa possibilidade, você deverá consultar o seu banco.

Já o cancelamento segue outras diretrizes. No caso de incompatibilidade de dados, seja no número do banco, agência, conta, CPF ou CNPJ, dentre outros, o cancelamento é automático. A transferência em TED devolve o valor no mesmo dia, e DOC, em até 2 dias.

Mas em casos de erros no valor, a transferência não é cancelada. O trâmite de devolução deverá ser negociada diretamente com o beneficiário.

Erros de transferência

Infelizmente, qualquer operação está sujeita a erros. Contudo, é possível solucionar a situação problema.

TED ou DOC, diferença entre as opções de transferência eletrônica podem gerar confusões. Por isso, em caso de erro, consulte o gerente da sua agência bancária e peça uma orientação.

Cada caso é um caso, por isso cada instituição oferecerá uma solução apropriada seguindo suas condições e políticas institucionais.

Transferência para tipos específicos de conta

TED ou DOC, diferença entre as opções de transferência também está no tipo de conta de destino. Em geral, os bancos fazem a TED de uma conta corrente para uma conta poupança, mas nem toda instituição permite que a DOC faça essa movimentação. Neste caso, o seu banco também deverá ser consultado para evitar erros.

Viu só? TED ou DOC, diferença entre as operações vão muito além do valor de movimentação. O custo, o prazo, o tipo de conta, o banco, o horário da operação, dia da compensação, valor de movimentação também devem ser considerados. 

Tendo em mente suas particularidades, os processos de transferência financeira ganham mais segurança e velocidade. TED ou DOC, diferença das alternativas de transferência são significativas, mesmo que exerçam a mesma função. A escolha por uma ou outra dependerá da necessidade, condição e vontade de cada usuário.

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto, então confira esse material especial sobre as novas formas de pagamento e suas principais características.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment