Tendências Employer Branding enterprise: conheça as melhores!

As empresas enterprise são aquelas consideradas de grande porte. É comum que quanto maior a empresa, maiores as responsabilidades em relação aos colaboradores e é por isso que há investimentos em tendências employer branding enterprise.

As tendências employer branding enterprise nada mais são do que ações estratégicas direcionadas para a atração e retenção de talentos. Até porque, empresas enterprise precisam ser referências em seus setores, figurando sempre entre as melhores.

Isso é um dos fatores que as diferenciam de empresas de pequeno porte. Além é claro da alta complexidade dos trabalhos, do grande fluxo operacional, quantidade de funcionários e etc.

Nas empresas enterprise, há sempre uma necessidade em fazer com que o colaborador renda o seu máximo. A alta produtividade dos colaboradores precisa ser realidade. É por isso, que as tendências employer branding enterprise são uma realidade.

Para que assim, os colaboradores se sintam mais valorizados pela empresa e consequentemente, se engajem com a organização.

Mas você sabe quais as tendências employer branding enterprise e como as empresas de grande porte devem aplicar essas ações no dia a dia da organização? Neste artigo vamos lhe ajudar citando 6 tendências employer branding enterprise. Boa leitura!

Conheça as tendências employer branding enterprise

O employer branding nada mais é do que uma estratégia de construção de uma marca forte no mercado para atrair e reter talentos. Confira 6 tendências employer branding enterprise.

  • Ações ligadas à saúde mental;
  • Programas de ponto como fator motivacional;
  • Tratamento profissional personalizado;
  • Uso de Inteligência Artificial;
  • Criação de estratégias globais;
  • Aposta na diversidade.

Abaixo vamos detalhar cada uma das ações que citamos acima.

Ações ligadas à saúde mental

Uma pesquisa da empresa Regus indicou que mais de 60% dos trabalhadores estão estressados. Sendo assim, é crucial que dentro das tendências employer branding enterprise estejam ações relacionadas a saúde mental dos funcionários.

Afinal, a redução do estresse diminui as chances de erros e principalmente o absenteísmo e potencializa a produtividade do colaborador. Entre as tendências employer branding enterprise na área de saúde mental podemos destacar:

  • Palestras a respeito da saúde mental;
  • Apoio de profissionais na área de terapia oferecido pela empresa;
  • Atividades que reduzam o estresse (ginástica laboral, sala de descanso, espaço de leitura);
  • Capacitação dos líderes para aprimorar sua capacidade de gestão de pessoas.  

Programas de ponto como fator motivacional

 O Instituto Locomotiva mostrou em um estudo recente que mais de 56% dos profissionais se diziam desmotivados com o trabalho. Nesse cenário, temos como consequência o baixo rendimento e a alta rotatividade.

Nisso, uma empresa enterprise estaria com sua capacidade de atuação reduzida e estaria perdendo muito dinheiro, pois, um funcionário insatisfeito é capaz de contaminar todos ao seu redor

Entretanto, para resolver essa questão podemos destacar como fator motivacional dentro das tendências employer branding enterprise, os chamados programas de ponto.

Esses programas nada mais são do que estratégias que a empresa adota para motivar os colaboradores. A cada conquista o profissional ganha algo. Seja um voucher de restaurante, ingresso de cinema, teatro ou até mesmo bônus em dinheiro.

Contudo, é fundamental que num programa de pontos as metas sejam atingíveis. Por exemplo, quem mais respondeu e-mails, resolveu problemas do fale conosco, conquistou clientes, entre outros, pode ser algumas das possibilidades a serem consideradas.

Tratamento profissional personalizado

O mercado vive em uma ambiente cada vez mais personalizável e os colaboradores desejam ser tratados de maneira individual. 

Neste sentido, o reconhecimento e os feedbacks são parte de um processo estratégico que considera cada indivíduo como parte fundamental da empresa. Na realidade, a empresa precisa conhecer seus colaboradores individualmente, com suas necessidades e anseios. 

Uma vez que assim é possível criar planos de carreira e benefícios personalizados que motive cada colaborador conforme seus objetivos.  

Desse modo, a empresa  segue uma das principais tendências employer branding enterprise que é a da personalização da experiência do colaborador.

Uso de Inteligência Artificial

Segundo uma pesquisa da Cognizant, empresa da área de tecnologia, as empresas e seus executivos reconhecem a importância da Inteligência Artificial nos dias de hoje. 45% das organizações dizem que a IA é determinante para os bons resultados.

Considerando o alto investimento que as empresas enterprise possuem no mercado, a IA passou a fazer parte da rotina para mensurar a satisfação dos colaboradores. Aliás, essa é uma das principais tendências employer branding enterprise.

Podemos destacar dentro da IA nas empresas, as pesquisas de clima, que se tornaram mais personalizadas e que com a tecnologia, oferecem dados mais concretos e eficazes.

Os relatórios contribuem para as tomadas de decisão em ações de engajamento que aumente a disposição dos profissionais. 

No artigo “Conheça o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho” falamos sobre o impacto da IA na potencialização dos resultados.

Além é claro, da IA proporcionar experiências mais personalizadas por meio de medidores de desempenho e satisfação ou programas de benefícios. Por meio de softwares determinados há um controle mais próximo das experiências profissionais dos funcionários.

Criação de estratégias globais

É comum que empresas enterprise possuam uma ou mais unidades ao redor dos estados ou até países. Por isso que as tendências employer branding enterprise costumam funcionar de maneira global.

Se uma ação é implementada na “central”, todas as outras unidades ou franqueadas devem partir da mesma estratégia. Pois assim, a forma como os candidatos serão atraídos será a mesma e a marca criará uma identidade.

Podendo construir um estilo de atração e retenção de talentos, independente da localização.

Aceite e aposte na diversidade

Vivemos em um cenário onde a diversidade de mercado é extremamente valorizada no mercado. Se nas tendências employer branding enterprise a ideia é construir uma boa imagem da marca, ter colaboradores de todos os perfis faz toda a diferença.

O respeito a diversidade coloca a empresa em um outro patamar, se tornando referência tanto na atração de talentos como de novos parceiros e clientes. 

Portanto, é essencial que os benefícios da sua empresa sejam estendidos a todos os funcionários e perfis, sem distinção de cor, raça ou opção sexual.

O papel do employer branding na retenção de talentos

As tendências employer branding enterprise tem papel fundamental na atração e retenção de talentos dentro das grandes empresas por relação profissional humanizada. 

Atualmente os colaboradores desejam ter uma experiência única no seu trabalho (employee experience).

A boa gestão de pessoas dentro de empresas enterprise é fundamental e é por isso que a cada dia surge a necessidade dos gestores de acompanhar as tendências employer branding enterprise.

No employer branding essa construção de uma marca empregadora forte e de referência impacta diretamente na qualidade e bem-estar dos colaboradores fazendo com que eles produzam mais. Até porque colaborador feliz trabalha mais disposto e engajado.

Fonte:Xerpa

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