Teste psicológico: Principais tipos e como usar no processo seletivo da sua empresa!

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay
Em um processo de seleção de vaga, é comum que vários testes sejam aplicados, para testar a capacidade de interpretação, escrita e lógica do candidato. Contudo, além desses existem outros pontos para a avaliação, que só são obtidos por meio de testes psicológicos.Os fatores da personalidade são fundamentais, para analisar se o candidato tem a agregar na cultura da empresa,  são tão importantes quanto a experiência do currículo em questão,uma vez que  define como serão os trabalhos em equipe.

Assim, também é possível identificar como que o colaborador lida com os problemas, se tem perfil colaborativo  se é atento a detalhes. Mas, no que consiste um teste psicológico, e como aplicá-lo no processo de recrutamento da sua empresa?

É sobre isso que falaremos aqui.

Confira o que será abordado neste artigo:

Boa leitura!

O que é um teste psicológico?

É um teste para analisar a personalidade e comportamento de um candidato, costuma ser realizado por um psicólogo no momento da candidatura ou em uma das etapas da vaga.

O teste psicológico tem o intuito de checar se o candidato está alinhado à cultura da empresa, e não costuma existir certo ou errado, pois ele é direcionado ao perfil de candidato que se adequa a vaga e, também, a sua equipe de trabalho.

Por não ser um teste com resultado exato, é possível que sejam avaliadas as tendências existentes na aplicação e facilitando, assim, a tomada de decisão.

Para que eles servem?

Os testes psicológicos para emprego servem para verificar e mensurar o perfil,  a inteligência, o raciocínio lógico, habilidades, resolução de problemas e a personalidade de um candidato para determinada vaga.

Ambientes que exigem muita pressão, precisam de pessoas aptas a se adequarem à resolução de problemas, que se desafiem e busquem cumprir as metas.

Por isso, os testes psicológicos são fundamentais para empresas que não querem ficar se estendendo em processos de seleção ou que se preocupem com a rotatividade de pessoal, por terem um perfil que se aproxima do que procuram.

Qual a diferença entre avaliação psicológica e teste psicológico?

O teste psicológico é o meio pelo qual o psicólogo tem o contato com o candidato, seja por imagens, questionários, aplicação dos psicotécnicos, comportamento, tudo o que trará um posicionamento de personalidade.

A avaliação psicológica já parte do princípio investigativo, no qual será avaliado se o resultados dos testes psicológicos batem com a busca da empresa. Podem ser feito um aprofundamento da tese, análise de dados.

Sendo assim, os testes estão relacionados ao processo prático de aplicação, já as avaliações ao processo detalhado de análises, por mais que sejam parecidos possuem estas diferenças.

Como os testes psicológicos podem ajudar o RH de uma empresa?

Os testes psicológicos podem contribuir para uma melhor gestão de tempo do RH que, ao invés de fazer uma avaliação um a um e ainda assim permanecer com dúvidas, ao aplicar os testes passa a ficar mais próximo do candidato ideal, em menos tempo.

O RH pode ter uma avaliação do nível da motivação e desempenho do candidato, para classificar se é compatível com o nível que a vaga exige.

Além disso, o candidato não fica estagnado somente a perguntas clássicas de um processo de entrevista, mostra uma credibilidade da empresa em escolher os colaboradores e também o torna mais confortável para o RH e ao entrevistado.

Em quais situações os testes psicológicos podem ser usados?

A avaliação psicológica no processo de seleção de pessoal, é uma das maneiras principais de aplicação dos testes psicológicos, para identificar o perfil do candidato antes dele entrar na empresa.

Ela se tornou parte do recrutamento e seleção, exatamente por alinhar os princípios e personalidade dos candidatos com a cultura e valores da empresa, podendo ser usados nesses processos.

Os testes psicológicos, podem, também serem  aplicados em colaboradores que estão em processo de promoção na empresa, pois para que seja feita a mudança de cargo, é preciso avaliar se o funcionário irá se adequar a nova função.

Isso acaba por lembrar dos exames ocupacionais periódicos, que devem ser realizados também com a mudança de cargo, porém eles avaliam a condição de saúde física, e os testes psicológicos à saúde mental.

Quais os tipos de teste psicológicos mais comuns no RH?

É muito comum associarem os testes psicológicos de emprego, com os testes psicotécnicos do detran, dizer o que vê em determinada imagem ou preencher algum questionário.

Mas a verdade, é que existem diversos tipos de testes psicológicos, listamos alguns deles para vocês:

Palográfico

O teste palográfico é o famoso teste dos “palitinhos” que mede as características comportamentais dos candidatos, através do tempo, traços, direção, quantidade e através deles é avaliado a firmeza e precisão que os riscos são desenhados.

Com o teste palográfico é possível avaliar problemas na personalidade do candidato, ou na desenvoltura das mãos, pois a maneira em que os palos são feitos mostra todos esses indicativos.

Teste QUATI

O  Questionário de Avaliação Tipológica, ou teste quati,  faz a análise da personalidade e postura do candidato através de situações.

Com este teste pode ser avaliado atitudes conscientes e inconscientes, propensão, afinidade, percepção, atenção, individualidade e interesse.

O resultado desta análise facilita a formação de equipe, mais preparadas e de alta performance, engrandecendo várias ideias e unindo criatividade quando o candidato é incluído no time.

Atenção Concentrada

Para avaliar se o candidato se mantém concentrado na atividade que está realizando, mantendo o seu foco. Por exemplo, se tratando de um redator, ele precisa se manter focado nas pesquisas que está lendo e no texto que está escrevendo

No ambiente de trabalho, seja na empresa ou no home office, existem distrações que podem prejudicar o desempenho do candidato, por isso é feito esse teste para checar essa capacidade.

Além de focar, também precisa estar atento à seleção de temas, escrita e palavras correspondentes que está aplicando no trabalho, assim, não corre o risco de escrever coisas sem sentido ou de maneira confusa.

Teste de administração de tempo (ADT)

Você já deve ter escutado que tempo é dinheiro, e dentro de uma empresa o tempo se torna crucial e o ADT serve para avaliar como as pessoas administram o tempo dentro do ambiente de trabalho.

Normalmente é proposto que uma determinada atividade seja feita em um prazo máximo de tempo, assim é avaliado quem consegue cumprir antes, dentro ou fora do prazo estabelecido.

Quem cumpre fora do tempo, não sabe se organizar e não o aproveitou, quem fez antes do tempo precisa ter entregue um bom trabalho pois tinha tempo para revisá-lo.

Já quem entrega dentro do tempo  é um candidato que soube se organizar, aproveitou melhor o tempo, teve tempo suficiente para refazer a tarefa e assim entregar um bom trabalho.

E além dessa questão do tempo, também avaliam o resultado do que foi entregue, que neste caso é uma outra etapa de teste.

Provas de raciocínio

Para identificar o raciocínio em relação às tomadas de decisões, no qual o candidato se depara com um problema e precisa escolher qual caminho vai seguir para resolvê-lo, as provas de raciocínio são excelentes.

São entregues diversas situações que levam a uma resposta lógica, sendo uma correta, o candidato precisa pensar e usar o seu raciocínio para chegar na resposta certa.

Nestas provas de raciocínio, são colocadas pegadinhas nas respostas para pegar os desavisados que errarem no meio do teste, pois já é pensada todas as possibilidades de erros.

Se o candidato notar as possíveis respostas e reler a situação, consegue chegar na decisão plausível daquela questão.

Teste de perfil comportamental

O teste de perfil comportamental é o que consiste em avaliar as características, o psicológico e a personalidade do candidato, para alinhar os resultados ao objetivo da empresa com a contratação.

Os perfis que se enquadram são:

  • Comunicador, com grande poder de persuasão pela fala e escrita;
  • Analista, é mais detalhista e metódico;
  • Planejador, mais observador e organizado;
  • Executor, com alto poder de influência.

Com o perfil identificado é feita uma combinação com a persona idealizada para o cargo, e assim é traçado um nível de aptidão para dar continuidade ao processo.

Teste de Wartegg

É a aplicação de desenhos para detectar aspectos de personalidade, pouco utilizado durante os processos seletivos, sofrem adaptações com  uso da imagem a fim de descobrir traços de empatia, individualidade ou trabalho em equipe.

Um bom exemplo disso é a apresentação de uma imagem com vários personagens enumerados, o candidato precisa escolher qual personagem mais o representa naquela situação e definir o porquê.

Através da resposta é possível detectar se o candidato é individualista a ponto de não aceitar trocas em equipe, se é precursor em realizar ações em conjunto ou se é adaptável.

Todos os testes são aplicados por psicólogos com o  Conselho Regional de Psicologia (CRP) ativo, para que a avaliação e aplicação dos testes psicológicos sejam efetivas, é preciso contar com estes profissionais, que costumam fazer parte do time de RH.

Como aplicar testes psicológicos da maneira correta?

Os testes psicológicos mostram com antecedência, se um candidato irá se adaptar bem com a empresa e com o cargo ofertado, se trará bons resultados e se vai se dar bem com a equipe.

Mas para que funcionem, é necessário aplicá-los da maneira correta e de acordo com a Lei.

Os testes precisam ser aplicados por um psicólogo com CRP ativo, e estar de acordo com o SATEPSI, Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Além do CRP ativo, o profissional precisa estar em acordo com a  Resolução CFP Nº 009/2018, cujo é estabelecido diretrizes de atuação e aplicação dos testes psicológicos,

No Art. 1, cita que a aplicação deve ser feita com o intuito de avaliar os testes psicológicos de emprego em âmbito individual, grupal ou institucional.

Já no Art. 2º, só é autorizado dar prosseguimento em resultados aprovados pelo CFP, é destacado que:

Na realização da Avaliação Psicológica, devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga(o).”

Para que os testes psicológicos sejam aplicados corretamente, é necessário seguir estas diretrizes de acordo com a CFP e SATEPSI, sendo de total responsabilidade do psicólogo, já que isto compromete toda a análise.

Atuando dentro dessas diretrizes, são conhecidos como testes favoráveis, em que está autorizado a avaliação dentro do código de ética dos psicólogos.

É de extrema importância que a aplicação destes testes seja resumida a um profissional e não a qualquer funcionário que se acha apto em aplicá-los, pois além de ferir a ética prejudica o candidato com a análise incorreta.

Conclusão

Contratar um novo colaborador para o time, é sempre muito desafiador e delicado, mas quando esta contratação é feita por um profissional baseado na personalidade e habilidades do candidato, o processo se torna mais fácil e seguro.

A união das características de um colaborador com o fit cultural da empresa, contribui para a formação de um quadro de funcionários promissor, motivado e mais focado nas ações diárias.

Os testes psicológicos costumam ser imprescindíveis na primeira etapa do processo seletivo, assim é dado prosseguimento apenas com quem se enquadra no perfil, e o tempo acaba otimizado.

As vantagens dos testes psicológicos para empresas é que tem a avaliação completa, já identifica os pontos fortes e pontos a melhorar do candidato, reduz a rotatividade de pessoal e mostram informações importantes de avaliação.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da PontoTel para mais informações como esta para a sua empresa.
A PontoTel também auxilia na otimização de tempo do RH, com uma ferramenta inteligente de controle de jornada, a equipe não precisa ficar horas e horas fechando a folha de ponto, e fica mais livre e apta para realizar os testes. Agende uma demonstração agora mesmo!

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados

Leave a Comment