Tráfego orgânico: por que ele é essencial?

imagem de um gráfico na tela de um tablet

Você sabe o que é tráfego orgânico? Todas as visitas que você recebe em um canal que é digital (como o seu site ou blog de alguma empresa) são o que compões o tráfego.

Já o tráfego orgânico não é nada mais que as suas visitas conquistadas de maneira totalmente espontânea, sem precisar do uso de anúncios. Em grande parte das vezes, esse tipo de tráfego vem de sites de busca, como o Google o Bing.

Não é possível dizer que o tráfego orgânico não envolve nenhum tipo de custo, já que qualquer tipo de estratégia de marketing que serve para atrair cada vez mais visitas sempre custam alguma quantia e levam um certo tempo. Porém, o que mais difere o tráfego orgânico e o tráfego pago é o fato de que você gasta dinheiro apenas uma vez e colhe os resultados por um longo tempo.

Qualquer tipo de artigo de blog que você produzir vai levar um certo tempo e também dinheiro para gerar algum resultado. Contudo, esses resultados podem e serão gerados tanto hoje quando daqui a anos. Em contrapartida, um anúncio feito vai durar apenas o tempo que você estiver pagando por ele, logo os seus resultados terão uma data de validade.

Então, de forma resumida, o tráfego orgânico é feito das visitas que você conquista sem ter a necessidade de investir em anúncios ou na compra de listas de e-mails. Um exemplo disso é o que acontece com os usuários que chegam no seu site através de uma rápida pesquisa no Google, mesmo que você não tenha pago para fazer nenhum anúncio.

Tipos de tráfego

Para se entender melhor como o tráfego orgânico funciona, é preciso conhecer os outros tipos de tráfego que existem, principalmente as diferenças entre o tráfego orgânico e o tráfego pago.

É de suma importância ter em mente que: o tráfego é qualquer visita que chega no seu site, e o tráfego pago é aquele que você realmente gasta dinheiro para ter algum tipo de resultado.

O tráfego orgânico é o que gera visitas por relevância, você recebe visitas porque seu conteúdo é bem classificado. Já o segundo tráfego é responsável por gerar visitas apenas por compensação financeira: você paga para que seu site seja indicado. Mesmo que o custo envolvido seja principalmente a maior diferença entre os dois, não se engane pensando que o tráfego orgânico não exige um certo investimento.

Apesar do custo envolvido ser menor, qualquer estratégia de aquisição e de marketing sempre exigem um investimento e podem levar a um certo tempo para gerarem um resultado.

Como explicado, o tráfego é divido entre pago e orgânico. Porem, os termos usados podem ajudar a entender de forma mais específica como cada visitante chegou até a página.

Confira os termos:

  • Tráfego pago: atrai os visitantes por meio de anúncios.
  • Tráfego direto: quando uma pessoa acessa seu site sem ter vindo de outro, sendo também tráfego orgânico.
  • Tráfego social: são os visitantes que chegaram a partir de redes sociais.
  • Tráfego de referência: quando alguém visita uma página a partir de um site que não seja de busca.

O tráfego orgânico ainda é usado?

Uma pergunta muito comum sobre o tráfego orgânico é se ele realmente funciona e se vale a pena investir tempo e dinheiro no tráfego orgânico. Algumas pessoas pensam que não vale a pena, e sempre focam apenas no tráfego pago.

Entretanto, o tráfego orgânico não só funciona hoje como sempre funcionará, já que ele consegue se adaptar aos novos conceitos que chegam com o passar dos anos. Um exemplo disso é o marketing de conteúdo, que ganhou grandes suporte dos vídeos, principalmente do Youtube. Isso possibilita que você seja encontrado através de seus vídeos ou de compartilhamentos nas redes sociais, como funciona com o Instagram.

Ainda que o conteúdo que foi publicado tenha perdido sua relevância por conta da concorrência, que publicou diversos materiais com o mesmo conteúdo, as pessoas ainda conseguem se encontrar graças ao uso das palavras-chave e também aos mecanismos de busco disponibilizados pelo público.

Em vista disso, é sempre importante considerar o investimento no tráfego orgânico e implementar ele em sua estratégia de marketing.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!

Grupo Studio

Posts Relacionados

Deixe um comentário