Treinamento online é tendência neste momento de isolamento social

a melhor solução em T&D

Pesquisa do Sebrae aponta que quase metade dos entrevistados tem interesse em receber conteúdos diariamente ou a cada dois dias

Pesquisa realizada pelo Sebrae junto a professores e gestores em educação empreendedora revelou que, em tempos de isolamento social, os cursos online são apontados como o conteúdo mais relevante (47%), superando as notícias (38%). O levantamento teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais e quais os melhores meios para interagir com eles nesse momento.

De acordo com os entrevistados, o e-mail (52%) é o canal preferido de acesso a conteúdos de qualificação disponibilizados pelo Sebrae, seguido pelo celular (whatsapp) (34%) e as redes sociais (12%). Entre os temas que despertam mais atenção estão: educação empreendedora, finanças, inovação, marketing e gestão. O gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, comenta que nesse momento de educação à distância, o professor tem um papel fundamental de roteirista desse aprendizado e, nesse sentido, a intenção com a pesquisa foi contribuir para qualificar as ferramentas de ensino disponibilizadas a esse público. “Queremos validar novos canais como webinar e lives pelas redes sociais e entender quem acessa nosso portal e seus hábitos”, comenta Cezário. “Para se ter uma ideia sobre o volume de procura registrado pelo Sebrae sobre os conteúdos de qualificação nesse período, basta dizer que nos últimos dias tivemos mais de 1.700 matrículas do EAD da Educação Empreendedora”, complementa o gerente.

O levantamento feito pelo Sebrae mostrou que quase metade do público (49%) está interessado em receber conteúdos diários ou a cada dois dias. E que as plataformas de EaD (64,9%) e Vídeo (58,8%) são os meios mais indicados para o Sebrae disponibilizar os conteúdos de empreendedorismo. O levantamento mostrou ainda disponibilidade de 62% dos entrevistados para participar de grupos de discussão à distância.

Vale destacar que as iniciativas do Sebrae são oferecidas a partir de análises técnicas e de pesquisas junto ao público-alvo, o que garante mais qualidade e eficácia no que é entregue para a sociedade.

Neste momento, o que é mais relevante para você:

• Cursos Online – 47%

• Notícias – 38%

• Atendimento / Orientação – 38%

• Ferramentas para EaD – 27%

• Vídeos com especialistas – 22%

• Conteúdo complementar ao currículo – 21%

• Seminários online – 13%

• Jogos e Simuladores – 7%

Como você prefere ter acesso aos nossos serviços/canais?

• E-mail – 52%

• celular e whatsapp – 34%

• Redes sociais – 12%

Qual a frequência que o SEBRAE pode disponibilizar conteúdos e informações para você?

• 33,4% todos os dias

• 15,6% de dois em dois dias

• 39,3% uma vez por semana

• 6,6% quinzenalmente

• 5,9% mensalmente

• 1,7% outros

Quais os formatos que o SEBRAE pode disponibilizar seus conteúdos para você?

• EAD – 64,9%

• Vídeos – 58,8%

• Artigos – 39,3%

• PodCast – 22,6%

• Jogos – 19,1%

• Outros – 1,5%

Você gostaria de participar de grupos de discussão a distância?

• 62% – Sim

• 38% – não

Fonte: Agência Sebrae

Posts Relacionados