Pesquisa do Sebrae aponta que quase metade dos entrevistados tem interesse em receber conteúdos diariamente ou a cada dois dias
Pesquisa realizada pelo Sebrae junto a professores e gestores em educação empreendedora revelou que, em tempos de isolamento social, os cursos online são apontados como o conteúdo mais relevante (47%), superando as notícias (38%). O levantamento teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por esses profissionais e quais os melhores meios para interagir com eles nesse momento.
De acordo com os entrevistados, o e-mail (52%) é o canal preferido de acesso a conteúdos de qualificação disponibilizados pelo Sebrae, seguido pelo celular (whatsapp) (34%) e as redes sociais (12%). Entre os temas que despertam mais atenção estão: educação empreendedora, finanças, inovação, marketing e gestão. O gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, comenta que nesse momento de educação à distância, o professor tem um papel fundamental de roteirista desse aprendizado e, nesse sentido, a intenção com a pesquisa foi contribuir para qualificar as ferramentas de ensino disponibilizadas a esse público. “Queremos validar novos canais como webinar e lives pelas redes sociais e entender quem acessa nosso portal e seus hábitos”, comenta Cezário. “Para se ter uma ideia sobre o volume de procura registrado pelo Sebrae sobre os conteúdos de qualificação nesse período, basta dizer que nos últimos dias tivemos mais de 1.700 matrículas do EAD da Educação Empreendedora”, complementa o gerente.
O levantamento feito pelo Sebrae mostrou que quase metade do público (49%) está interessado em receber conteúdos diários ou a cada dois dias. E que as plataformas de EaD (64,9%) e Vídeo (58,8%) são os meios mais indicados para o Sebrae disponibilizar os conteúdos de empreendedorismo. O levantamento mostrou ainda disponibilidade de 62% dos entrevistados para participar de grupos de discussão à distância.
Vale destacar que as iniciativas do Sebrae são oferecidas a partir de análises técnicas e de pesquisas junto ao público-alvo, o que garante mais qualidade e eficácia no que é entregue para a sociedade.
Neste momento, o que é mais relevante para você:
• Cursos Online – 47%
• Notícias – 38%
• Atendimento / Orientação – 38%
• Ferramentas para EaD – 27%
• Vídeos com especialistas – 22%
• Conteúdo complementar ao currículo – 21%
• Seminários online – 13%
• Jogos e Simuladores – 7%
Como você prefere ter acesso aos nossos serviços/canais?
• E-mail – 52%
• celular e whatsapp – 34%
• Redes sociais – 12%
Qual a frequência que o SEBRAE pode disponibilizar conteúdos e informações para você?
• 33,4% todos os dias
• 15,6% de dois em dois dias
• 39,3% uma vez por semana
• 6,6% quinzenalmente
• 5,9% mensalmente
• 1,7% outros
Quais os formatos que o SEBRAE pode disponibilizar seus conteúdos para você?
• EAD – 64,9%
• Vídeos – 58,8%
• Artigos – 39,3%
• PodCast – 22,6%
• Jogos – 19,1%
• Outros – 1,5%
Você gostaria de participar de grupos de discussão a distância?
• 62% – Sim
• 38% – não