Tudo o que você precisa saber sobre o Direito Empresarial

Direito Empresarial

O profissional especializado na área de Direito Empresarial tem o fundamental papel de atuar em questões estritamente relacionados ao ambiente corporativo. Ou seja, é o Advogado que auxilia as empresas a resolver ou evitar seus problemas jurídicos.

Dentre todas as atividade realizadas pelo Advogado empresarialista, pode-se destacar do seu dia a dia a constituição e a dissolução de sociedades, a celebração de acordos entre sócios e acionistas, além de assessorar na compra ou venda de empresas. Saiba um pouco mais sobre as funções deste importante profissional:

O que é Direito Empresarial?

É um conjunto de normas que garantem um funcionamento harmônico das relações entre empresário, empresa e mercado. O papel do Advogado empresarialista é de extrema importância para garantir que uma empresa tenha uma atuação dentro dos parâmetros legais exigidos, atuando inclusive de forma estratégica, ao prevenir riscos e indicar novas oportunidades ao administrador no campo jurídico.

Principais funções do Advogado empresarialista

É o braço direito do empresário, pois tem atuação relevante desde o processo de constituição de uma empresa, via elaboração de um contrato social (por meio da adoção de um modelo de sociedade anônima, sociedade limitada, etc.), até em orientar a empresa para que atue em conformidade com a legislação vigente, minimizar potenciais conflitos, reduzir custos de transações e regulatórios na celebração de contratos, além de atuar como intermediário de reputação. Também é peça-chave em processos complexos como fusões e aquisições de empresas.

Quais conhecimentos necessários?

Como em todas as áreas do Direito, ser Advogado empresarialista exige do profissional muita leitura e atualização constante. É necessário que o Advogado conheça a fundo o Código Civil, principalmente a parte dedicada ao Direito da Empresa.

Além disso, o profissional também necessita ter bons conhecimentos em matérias que estão diretamente relacionadas com o cotidiano das organizações, tais como Direito Tributário, Previdenciário, Trabalhista, Societário, Administrativo, Falimentar, do Consumidor, entre outros.

Outro ponto importante, é que o Advogado que atua nesta área deve entender que cada empresa é única, e sempre ter em mente que precisa entender a fundo o negócio de seu cliente, a indústria em que está inserida a empresa e legislações específicas para cada segmento.

Importância do Direito Empresarial para as sociedades empresárias

É essencial que as empresas contem com o trabalho de um Advogado empresarialista para o sucesso de um negócio. O profissional oferece desde soluções preventivas, antecipando e evitando possíveis problemas, até orientações complexas e estratégicas, que podem ajudar no direcionamento da empresa.

Em momentos de celebração de grandes negócios, conflitos ou mudanças significativas, como entrada e saída de sócios, bem como, operações societárias em geral, é imprescindível a participação de um Advogado empresarialista.

Em resumo, o Advogado empresarialista fará a orientação devida do administrador para que este tenha consciência de suas responsabilidades e limites de atuação frente ao seu negócio e, também, tem papel fundamental nos momentos de crises e importantes mudanças.

Podemos então concluir que é o papel do Direito Empresarial é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e que o Advogado especialista nesta área tem um vasto campo de atuação.

Portal de Assinaturas

O Portal de Assinaturas Certisign é uma ferramenta que possibilita a assinatura de documentos digitalmente e, portanto, auxilia no desenvolvimento das atividades de todos os Advogados, sobretudo do Advogado empresarialista, haja vista a dinâmica do seu dia a dia.

Com o Portal de Assinaturas Certisign o Advogado poderá assinar notificações, contratos, memorandos, pareceres, e demais documentos, com a devida validade jurídica, porém, de forma mais rápida e econômica. Saiba mais no vídeo abaixo:

Você pode gostar de: Como funciona a Advocacia Consultiva?

Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser continuar recebendo outros materiais relacionados, é só preencher o cadastro abaixo.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment