Tudo que você precisa saber sobre metas SMART

Cartaz escrito S.M.A.R.T.

Muitas vezes uma equipe pode receber a missão de aumentar as vendas, prospecção de clientes e nada melhor do que buscar recursos que cooperem nesse processo, tendo ele mais facilitado. 

Quando falamos de produtividade e da necessidade de melhorar os números dentro de uma equipe, as metas podem ser uma ótima alternativa. Pois elas podem dar o estímulo que faltava, dando direcionamento mais perspicaz a equipe, que começa a ter uma visão melhor do que pode ser feito para ter a conquista tão desejada. 

Uma forma de criação de metas que tem se mostrado muito eficiente são as metas SMART, nesse processo cada meta é verificada e analisada, tendo a certeza de que ela é adequada para obter o resultado final. 

Ou seja, ela te ajuda a definir expectativas seguras e assertivas para que aumentem as suas chances de conquista ao objetivo. 

Cada letra que compõe a palavra “SMART” possui um significado, sendo um acrônimo, cada uma trata-se de um componente essencial para definição de metas, sendo: 

  • Específico (Specific);
  • Mensurável (Measurable);
  • Atingível (Attainable);
  • Relevante (Relevant);
  • Time based (Temporal);

É esse método que vislumbra a ideia de escolha de metas de maneira inteligente, o que justamente traz o significado da palavra smart em inglês.

Compreenda cada uma das definições:

  • S: Specific (específico)

Quanto mais específico o objetivo final, melhor. 

Objetivos parecidos com “aumentar as vendas”, “aumentar a lucratividade” não possuem especificidade, o que dificulta alcançá-los. 

Para isso, pense em responder as perguntas: 

O que quero alcançar? Por que? O que vou ter como resultado alçando este objetivo? E quando quero realizá-lo?

Assim, você pode pensar nas metas de maneira mais assertiva, por exemplo: “aumentar em 10% minhas vendas mensais”, “conquistar dois novos clientes até o final do mês”. Sempre aponte detalhes. 

Sem subjetividade, o resultado que precisa ser alcançado deve ser claro

  • M: Measurable (mensurável)

Nesse sentido trata-se da ideia de acompanhar a sua meta, seu percurso de alcance e como o progresso verdadeiramente acontece, para ver se está dando certo. 

Mensurar é uma boa análise para direcionar melhor seus investimentos, que podem estar sendo colocados em ações sem resultados, deixando de lado ações que possuem maior efetividade. 

Busque responder as perguntas:

Qual o resultado que eu espero? E qual o tempo necessário para alcance da meta? 

Busque a coleta dos dados no andamento das metas, assim você tem uma melhor percepção da efetividade daquele objetivo, consegue medir o alcance da meta, superar ela ou ainda perceber se está abaixo dos níveis.

  • A: Attainable (Atingível)

Suas metas precisam ser alcançáveis! 

Deve-se sempre pensar nas possibilidades daquilo ser realizado sem sobrecarregar seus colaboradores e inspirando-os a continuar, sua missão é pensar em algo viável, que pode ser alcançado.

As metas inatingíveis podem acabar frustrando e desmoralizando a equipe, pois eles estarão sendo cobrados por algo que não podem alcançar, enquanto metas atingíveis proporcionam maior confiança e otimismo para a realização das atividades. 

Como ter essa perspectiva? 

Analisando seus recursos materiais, financeiros e humanos. Observe todos os pontos fracos e fortes da sua empresa, pensando se a meta é realizável com todos os recursos disponibilizados.

Será que essa meta realmente fará diferença para o seu negócio? 

As vezes nem todas as metas que estipulamos são necessárias ou valem a pena para o nosso objetivo final. Por isso é importante desenvolver a consciência acerca do seu objetivo perante ao mercado, analisando ele, seus concorrentes e definindo a relevância dessas metas. 

Analise questionando-se: 

Qual o impacto trazido a empresa com essa meta? Todos consideram ela relevante? É o momento correto para a busca? Algo pode ser prejudicado a partir disso? 

Pense no que, de fato, trará impacto positivo ao seu objetivo, observando sua empresa como um todo. 

E ao obter assertividade na definição de metas, nada mais importante do que definir um prazo para elas. Não ter definição de datas abre espaço pra procrastinação. 

Definir um cronograma realista pode ajudar, você já tem o objetivo em mente, resta ter o prazo claro e definido. Tenha uma previsão de datas para cada tarefa prevista e organize esse calendário com assertividade. Toda organização faz diferença nesse processo! 

E no momento de definição pense em um prazo viável para execução, sem causar impacto no comprometimento da realização da atividade. 

Prazos muito curtos podem sobrecarregar e não ter a meta alcançada e prazos muito longos não trazem viabilidade na prática. 

Gostou desse método de definição de metas? Aplique o quanto antes! 

E se está precisando de direcionamentos para questões contábeis e financeiras da sua empresa, fale com quem é especialista no assunto!

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Fonte: Fazenda Contabilidade

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