Virei Freela: como assinar contratos com Certificado Digital

Com a Covid-19 e a intensificação da crise econômica, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos. O País chegou a mais de 13 milhões de desempregados e diversos cidadãos optaram por atividades freelancer, para não ficar sem dinheiro durante a pandemia. Em um cenário desafiador e desconhecidos para muitos, o Certificado Digital se destaca e facilita muitos processos desde a abertura de empresas, assinaturas de contratos à emissão de nota fiscal na internet. Veja quais passos seguir para fechar contratos e evitar os famosos “calotes” com Certificado Digital e a Assinatura Eletrônica.

O que é o Certificado Digital?

Trata-se de um documento que identifica empresas e pessoas no meio digital, garantindo assim a autenticidade e validade jurídica dos atos praticados por meio dele, como, por exemplo, a assinatura de documentos.

Como abrir empresa pela internet

Muitos contratantes exigem que seu prestador de serviço tenha CNPJ e emita notas fiscais. Se você ainda não formalizou sua empresa, em vários Estados você já pode abri-la pela internet usando o Certificado e-CPF. Depois de aberta, em alguns casos, você vai precisar de um e-CNPJ para emitir suas notas.

Leia também: Quais são os gastos iniciais para abrir empresa?

Evite o calote e faça negócios em todo o Brasil

Para evitar problemas na hora de receber pelo seu trabalho freelancer, registre o acordo de prestação de serviço por meio de um contrato. Na hora de assinar, o Certificado Digital substitui a caneta e o arquivo eletrônico o papel, permitindo assim que você negocie e feche contratos com o Brasil inteiro, com segurança, mesmo que à distância.

Assinatura eletrônica também é opção

Se você não tem e não pretende comprar um Certificado Digital, uma outra opção para formalizar a prestação do seu serviço à distância é a assinatura eletrônica. Trata-se de uma grafia na tela de um celular, tablet ou computador, a qual somada às evidências do ato, como a geolocalização, tem valor legal.

Como assinar usando o Certificado ou a assinatura eletrônica

Em ambos os casos, você vai precisar de um Portal de Assinaturas, plataforma que viabiliza a formalização de documentos de forma automatizada e com poucos cliques. Do começo ao fim, você faz tudo on-line e rapidamente, sem a necessidade, portanto, de deslocamentos e contato físico.

Leia também: Como criar um fluxo de assinatura digital ou eletrônica

Posts Relacionados