Você sabe como continuar inovando no RH para otimizar os processos da sua empresa?

Ferramentas corporativas são recursos disponíveis para todas as áreas de uma empresa, mas elas fazem uma grande diferença quando trata-se de continuar inovando no RH.

Hoje nós vamos apresentar quais são as principais e como elas podem melhorar os processos dentro do seu escritório.

Sabemos os desafios vividos diariamente pelo setor de recursos humanos. E temos consciência de que este setor é responsável por fatores importantes como:

Ou seja, o setor de RH é responsável por manter uma empresa nos eixos. Sendo assim, nada mais justo que ele possa contar com ótimas ferramentas corporativas para facilitar o trabalho.

Então, vamos falar sobre elas e como elas vão melhorar os resultados da sua empresa em pouquíssimo tempo. Fique confortável e aproveite a leitura!

banner pontotel transformacao digital

O que são ferramentas corporativas?

Apesar do nome já indicar com precisão a função das ferramentas corporativas, muitos empreendedores ainda podem se confundir um pouco quanto a sua necessidade.

Pense nas ferramentas corporativas para se manter inovando no RH como aplicativos e serviços com diversas utilidades, voltadas para facilitar o trabalho do setor.

Na lista abaixo vamos apresentar quais são as ferramentas corporativas indispensáveis para qualquer empresa moderna. Elas são:

  • Plataforma de treinamento
  • Coaching
  • Plataforma para gestão de talentos
  • Pesquisa de clima organizacional
  • Dashboard informativo
  • Avaliação de desempenho
  • People Analytics

Agora vejamos cada uma delas com mais detalhes.

Veja também sobre programa de treinamento e como adaptar o seu treinamento presencial para o digital.

Plataforma de treinamento

Capacitar os seus colaboradores é essencial para garantir a motivação e engajamento no trabalho, uma vez que essa atitude demonstra preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe de trabalho.

Além disso, investir em treinamento e desenvolvimento aumenta o nível de capacitação dos seus funcionários, que realizam a entrega com maior qualidade e agilidade.

Dessa forma, umas das ferramentas que valem a pena investir para continuar inovando RH é a plataforma de treinamento.

Essa ferramenta consiste em um software ou plataforma web na qual você consegue inserir treinamentos e capacitações específicas para os seus colaboradores.

Coaching

O Coaching sofre alguns preconceitos no mercado por conta dos maus-profissionais. De todo modo, essa tendência pode sim ser muito bem aplicada, quando o investimento é feito em um coach competente, capaz de trazer resultados.

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento focada em amparo psicológico de um problema. Esqueça a premissa de que o Coach é “melhor” do que um psicólogo ou um profissional de RH.

O Coach é um complemento, um auxiliar, ou uma segunda visão. Ele ampara ações psicológicas dentro de uma empresa com base em treinamento focado em resultados.

Plataforma para gestão de talentos

Uma plataforma para gestão de talentos pode funcionar como um ranking interno baseado em gamificação. Ou seja, os melhores profissionais vão ganhando pontos na medida em que os resultados vão aparecendo.

Uma plataforma pode ser feita de diversas maneiras. Ela pode ser uma simples planilha, mas também pode ser um sistema muito mais dinâmico e integrado, que traz muito mais organização para o setor de RH.

Aproveite e descubra o que é gamificação e como aplicar na educação corporativa.

Pesquisa de clima organizacional

O ambiente de trabalho da sua empresa é um aspecto extremamente importante na motivação e engajamento dos seus colaboradores.

Desse modo, a pesquisa de clima organizacional se torna uma ferramenta estratégica para uma atuação efetiva para melhorar o trabalho inovando o RH.

Por meio do uso dessa ferramenta de RH você consegue diagnosticar aspectos do seu ambiente organizacional que impactam a produtividade dos funcionários da sua empresa, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Dashboard informativo

Um dashboard é um painel com diversas informações referentes a um determinado assunto. Ou seja, um dashboard esportivo terá dados sobre esportes, assim por diante.

A grande vantagem de investir no desenvolvimento de um sistema de dashboard é que os dados são apresentados de maneira amigável, o que se mostra um grande diferencial para  se manter inovando no RH.

Todo dashboard é construído para facilitar a pesquisa e transformar as informações mais relevantes em gráficos. Então, com apenas uma olhada rápida no dashboard o setor de RH poderá tirar a conclusão sobre um determinado assunto.

Por sua característica totalmente visual, um dashboard também pode ser impresso ou enviado em formato de gráfico para diversos profissionais. Facilitando a comunicação entre todos.

Avaliação de desempenho

Veja que a avaliação de desempenho pode estar presente em outras ferramentas organizacionais. Ela pode aparecer no sistema de gestão de talentos, ou então no dashboard do RH.

A função de uma avaliação de desempenho deve ser guiar seus colaboradores em busca de melhores resultados dentro da empresa enquanto seu time continua inovando.

Neste sentido, uma avaliação bem sucedida é uma ferramenta corporativa organizacional poderosa, pois é capaz de identificar deficiências e sugerir alterações.

Todo colaborador deve sair de uma avaliação sabendo o que deve ser melhorado, mais do que “o que ele não está fazendo certo”.

E o melhor modo de conseguir um resultado tão satisfatório é investir em sistemas desenvolvidos especialmente para a avaliação. Aqui, mais uma vez, teremos que falar de gamificação.

Gamificação

Mas para te ajudar com um resumo, e já falar de uma das melhores ferramentas corporativas disponíveis, vejamos o que é a tão poderosa gamificação.

Gamificação é a aplicação das estratégias dos jogos em outros universos. Muito utilizada em aplicativos de idiomas, ela ganhou o mercado e hoje se faz presente nas melhores empresas.

E para continuar inovando no RH, você pode usar inúmeras estratégias de gamificação com o objetivo de:

  • Engajar colaboradores;
  • Atrair talentos;
  • Corrigir deficiências;
  • Melhorar os resultados;
  • Diminuir o turnover;
  • Entre tantas e tantas outras utilidades.

People Analytics

Por fim, o chamado people analytics é a utilização de grandes quantidades de informações com a finalidade de delinear padrões de comportamento dentro da sua empresa.

Só é possível utilizar uma estratégia de people analytics eficaz se você contratar o desenvolvimento de uma plataforma robusta e bem planejada.

Entretanto, o chamado People Analytics está entre as melhores ferramentas corporativas disponíveis para se manter inovando RH. Já que ele lida com uma grande quantidade de informações e é capaz de intuir ótimos insights para os empreendedores.

Ficou com dúvidas e gostaria de ver como funciona na prática esse processo sobre como continuar inovando RH? Clique aqui e experimente gratuitamente a nossa plataforma para ver os resultados.

Este conteúdo foi produzido pelo time da Engage

Fonte: PontoTel

Posts Relacionados