WhatsApp Como usar essa ferramenta na sua empresa

É raro alguém que hoje em dia não aproveite os benefícios que o WhatsApp para negócios oferece. Ele facilita tanto as conversas instantâneas do dia a dia quanto ajuda no envio de fotos, arquivos de áudio e texto.

No entanto, além das atividades cotidianas, o WhatsApp apresenta para quem é empreendedor uma versão mais avançada, perfeita para quem precisa gerenciar um negócio. Pois é, estamos falando do WhatsApp Bussiness. 

No texto abaixo vamos explicar as várias vantagens que esse aplicativo pode trazer para aqueles empreendedores que querem agilidade e eficiência na hora de interagir com clientes e funcionários. 

Mais do que um aplicativo de conversa, o WhatsApp tem tudo para impulsionar o seu negócio.

Usar o WhatsApp para negócios já demonstrou ser um dos recursos mais requisitados da atualidade. Quer avisar que vai chegar mais tarde no trabalho? Basta enviar um Whats. Precisa enviar um arquivo de texto, áudio ou vídeo? Envia pelo WhatsApp.

Também não custa nada mencionar as vantagens que ela oferece ao permitir criar grupos. Com isso, é possível manter contato direto de forma organizada com contatos específicos.

Dá para criar um grupo do churrasco com o pessoal “da firma”, grupo da um setor e até mesmo para acompanhar algum projeto em especial. Enfim, as alternativas são variadas.

Mas falando em mundo corporativo, será que usar o WhatsApp para negócios auxilia de fato no gerenciamento de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte? 

Para responder essa pergunta, é aí que entra uma versão desse aplicativo conhecida pelo nome de WhatsApp Business ou também conhecido como WhatsApp para negócios. 

Quando o WhatsApp para negócios pode ser um bom negócio?

Em uma época como a atual, em que criar um site para uma empresa há muito tempo deixou de ser uma mera opção e se tornou necessidade, é importante contar com alguns recursos que são cruciais para o sucesso do negócio.

A hospedagem de site é uma delas. Um exemplo disso é se o site for uma loja virtual, que possui um tráfego diário bastante elevado. 

Nesse caso, uma das mais recomendadas é a hospedagem, pois conta com todos os recursos necessários para um bom desempenho do seu projeto web.

No entanto, ter um site é apenas um dos recursos que a tecnologia atual oferece para auxiliar quem é empreendedor. Hoje em dia o WhatsApp para negócios, com todas as suas funcionalidades, está aí para facilitar a comunicação entre colaboradores e entre empresa e clientes.

Melhor ainda, pensando justamente no ambiente corporativo, existe o WhatsApp Business, que é a versão do aplicativo destinado para a utilização em empresas, seja ela um e-commerce ou até mesmo um pequeno, médio ou grande negócio.

WhatssApp para negócios para quem é empreendedor

O WhatsApp Bussiness é um aplicativo grátis, adequado para quem gerencia algum negócio. É por meio dele que as empresas possuem condições de interagir da melhor maneira possível com o seu público. 

O nome Business não está nele à toa, pois é por meio dessa versão do WhatsApp que o empreendedor poderá contar com ferramentas para automatizar, organizar e responder a mensagens de maneira rápida e eficiente.

Imagine quantas vendas, contatos e novas oportunidades deixam de acontecer devido a algum problema de comunicação ou demora para resposta. Pois então, com o auxílio do WhatsApp Business o gerenciamento de uma empresa se torna mais seguro e ágil.

Por isso, confira a seguir algumas dicas para usar esse aplicativo da melhor maneira possível e assim otimizar cada vez mais o gerenciamento do seu negócio:

  • Tenha uma lista de contatos

Se uma das principais características do Whatsapp é a possibilidade de contato com o maior número de clientes, nada mais justo do que ter à disposição uma boa lista de contatos.

No entanto, preste atenção na hora de criar essa lista e peça autorização para incluir as pessoas que são os seus clientes em potencial. 

Tenha em mente que adicionar a pessoa em uma lista sem aviso prévio e desandar a enviar mensagens é algo invasivo e até considerado como spam. 

Inclusive, graças a essa ação inconveniente, você pode perder clientes, pois nem todo mundo fica à vontade recebendo toneladas de mensagens, muito menos fazendo parte de um Grupo no WhatsApp sem o interesse em participar.

Qualquer empreendimento só vai funcionar direito com planejamento e organização. Essa organização já inicia na sua lista de contatos. É por isso que o WhatsApp para empresas permite que você organize os seus contatos.

Sendo assim, para melhorar a organização, é possível utilizar recursos como tags, siglas e outros recursos. 

Entretanto, falando em organização, lembre-se que você pode contar com listas de transmissão. Elas permitem que as pessoas presentes em seus contatos recebam as suas mensagens de maneira privada.

A vantagem disso é que o contato se torna individualizado e você pode conversar em particular com o cliente, algo que em um grupo de WhatsApp se torna inviável.

Lembrando que cada lista pode possuir mais de 200 contatos. Sendo assim, você está apto a enviar novidades, promoções e divulgar eventos relacionados ao seu negócio.

É um erro utilizar o WhatsApp Business com o foco exclusivo na venda dos seus produtos. Lembre-se que, para impulsionar o seu negócio, é importante também utilizá-lo como uma ferramenta de interatividade com os seus clientes.

Sendo assim, pense que os seus clientes procuram o seu negócio para solucionar algum tipo de problema específico. Por isso, em um momento inicial você pode compartilhar conteúdo abordando as características do seu produto ou serviço.

Com isso, você gera um maior engajamento para o seu negócio, mostrando para os seus clientes que o que você oferece é a solução.

Não é por acaso que hoje em dia muitas estratégias de Marketing enxergam no WhatsApp para negócios uma boa maneira para atrair ou para conversão dos seus leads.

  • Utilize o WhatsApp para negócios como um canal de atendimento

Por causa da sua velocidade no envio e no recebimento de mensagens, o WhatsApp para negócios surge como uma das primeiras opções que os clientes encontram para entrarem em contato com uma empresa.

Por isso, o empreendedor pode utilizar essa ferramenta como uma eficiente maneira para oferecer orçamentos, atender pedidos, receber críticas, sugestões e sanar qualquer tipo de problema relacionado ao seu produto ou serviço.

O WhatsApp não se limita apenas ao uso em smartphone. Por ser uma ferramenta bastante versátil, é possível utilizá-la no seu notebook ou no desktop. 

Entretanto, dependendo do tipo do seu negócio, essa medida pode facilitar o gerenciamento dos seus contatos.

  • Divulgação do link do seu negócio diretamente no WhatsApp para negócios

Imagine que um cliente, ou quem sabe um cliente em potencial, clica na alternativa de Enviar Mensagem e, de repente, a tela do WhatsApp surge, seja no celular ou no computador desse cliente. 

Pois então, isso é possível, inclusive, esse é um método bastante eficiente para que o seu cliente adicione o seu número de contato.

Além disso, esse link contendo o seu contato do WhatsApp pode ser inserido no seu Instagram, na sua página do Facebook e no site do seu negócio.

Conclusão

O WhatsApp para negócios é hoje em dia um dos aplicativos mais utilizados para a comunicação direta entre pessoas e até mesmo entre empresas. 

Realmente, é muito raro alguém que ainda não utilize o WhatsApp, seja na hora de enviar uma mensagem, a piadinha da semana ou um arquivo de áudio ou imagem.

Portanto, por que não utilizá-lo para impulsionar os seus negócios? Já está na hora de aproveitar o potencial interativo dessa ferramenta e utilizá-la a favor da sua empresa ou da sua marca.

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