Co-marketing: saiba o que é, e como aplicar na sua empresa

Pessoas que participam do evento de negócios

A integração entre empresas é um dos caminhos para que diferentes instituições possam consolidar sua presença no mercado de forma assertiva. O co-marketing é o recurso que pode viabilizar tal integração.

Para um melhor entendimento sobre a funcionalidade do co-marketing, é preciso compreender o significado do conceito de marketing bem como sua relevância para as estratégias organizacionais.

O marketing é um conjunto de estratégias que auxiliam empresas dos mais variados portes e frentes de atuação a alavancarem sua presença no mercado e aumentar a visibilidade diante do público.

Devido a fácil adaptação, as estratégias podem ser implementadas tanto para multinacionais fornecedoras de bens e serviços essenciais quanto para pequenos negócios locais, como para uma empresa paisagismo e jardinagem.

Com isso, pode-se afirmar que o co-marketing é uma das modalidades presentes nas estratégias de marketing visando atender necessidades específicas das organizações.

Tendências em marketing

O marketing é caracterizado por estratégias implementadas por empresas com a finalidade de direcionar ações para atrair a atenção de clientes em potencial e ainda fomentar o engajamento de consumidores já fidelizados.

Entretanto, os negócios de modo geral não são relações estabelecidas de forma linear, isto é, as empresas enfrentam obstáculos para dar continuidade nas negociações propriamente ditas.

Paralelamente a isso, deve-se considerar ainda as movimentações de mercado. Algo que exemplifica este fator é a chamada aceleração digital, que revolucionou não só os meios de produção como os processos empresariais.

Recursos como o marketing digital foram desenvolvidos para diversificar os veículos de comunicação, resultando também no surgimento de novos negócios, como a prestação do serviço de motoboy expresso.

Tendo em vista todos os desafios enfrentados pelas empresas, é ideal que estas foquem na construção de relacionamento e estratégia para potencializar a relevância e autoridade de um segmento ou nicho.

O que é o co-marketing?

O conceito de co-marketing é definido como o conjunto de técnicas estabelecidas por duas ou mais empresas que dividem o nicho de atuação, visando o ganho de benefícios e vantagens diante do mercado.

Isso quer dizer que o co-marketing é favorável ao alinhamento de interesses de dois fornecedores de bens semelhantes ou ainda de prestadores de serviços complementares.

A necessidade do marketing compartilhado foi identificada a partir das dificuldades comuns entre empresas atuantes no mesmo segmento.

Se antes as empresas defendiam que driblar a concorrência era preciso a todo custo, atualmente o pensamento é outro.

A principal motivação para a construção de relacionamento entre empresas é o cenário macroeconômico. Movimentações de mercado geram uma série de dificuldades para os negócios, analisando de forma generalista.

Em conformidade com a fala do proprietário de uma empresa que oferece locação de espaço comercial, é importante que as empresas gerem conexão para driblar assertivamente os desafios.

Tal afirmação se dá ao compreender que as ações empresariais são capazes de influenciar direta ou indiretamente o comportamento de consumidores e também a decisão tomada por órgãos governamentais e o próprio Estado.

O co-marketing possui funcionalidade semelhante aos sindicatos empresariais, mas com a ausência da concentração de poder e decisões, uma vez que seu principal objetivo é o ganho de vantagens democraticamente a todas as partes envolvidas.

Entenda os benefícios de criar parcerias

Os negócios são caracterizados pela manifestação de duas ou mais partes sobre o desejo de alinhar interesses, esse fato é visto desde o período das grandes embarcações e replicado nos dias atuais.

No entanto, tal manifestação acontece não só nas relações de empresas e clientes finais (público), podendo ser vistos entre organizações.

Acontecimentos como as fusões, aquisições e franquias são exemplos de como empresas podem estabelecer uma relação de parceria para o ganho de benefícios compartilhados. Entretanto, pode-se dispor de diferentes meios para consolidar parcerias.

Ao observar o processo de vendas de uma empresa que oferece aluguel de micro ônibus para excursão, é possível notar que os principais clientes são pessoas com pacotes de viagens os quais são obtidos através de empresas na área de turismo.

Neste sentido, é recomendado que empresas atuantes em segmentos complementares formalizem parcerias a fim de maximizar seus lucros de maneira dinâmica.

Em outras palavras, isso quer dizer que por intermédio do co-marketing as empresas podem abrir caminhos para aumentar as taxas de conversão de vendas e consequentemente as margens de lucro.

Por ser um modelo de negócio relativamente recente, muitos empresários sentem receio sobre os efetivos benefícios e acerca da funcionalidade. Porquanto, seguem abaixo as principais vantagens do co-marketing:

  1. Modelar o comportamento do público

Muitos gestores e líderes acreditam que a melhor forma de potencializar as vendas é driblar a concorrência a qualquer custo.

Entretanto, o “vilão” pode não ser necessariamente uma empresa concorrente ou complementar, mas sim o próprio público.

As vendas funcionam como mensagens transmitidas, ou seja, possuem um remetente, destinatário e ainda existe a necessidade da adequação da linguagem para que haja um melhor entendimento.

Todavia, o comportamento e interesse do público é o principal fator para viabilizar a conclusão de transações comerciais.

Contextualizando com o escopo do marketing, as empresas podem usufruir deste mecanismo para influenciar de maneira direta ou indireta o comportamento dos consumidores.

É neste cenário que se faz essencial o co-marketing. Empresas de segmentos semelhantes podem alinhar o plano de ação estratégico para fomentar a demanda de tecido tricoline atacado ou demais bens e serviços ofertados.

  1. Reforçar autoridade

Além de somar positivamente no processo de influência do público, o co-marketing ajuda as empresas a ganharem notoriedade diante do mercado, órgãos públicos e do Estado.

Para compreender tal vantagem, deve-se considerar as movimentações na economia que propõem o surgimento de novas soluções.

Na prática, quer dizer que é viável que duas ou mais empresas prestadoras do serviço de limpeza profissional de pisos podem unir forças para ganhar relevância ao próprio ramo, destacando a funcionalidade e benefícios da solução.

  1. Diversificar o nicho

Quando se trata do escopo de atuação das empresas, principalmente na comercialização, é importante validar que cada uma possui um nicho específico de consumidores atingidos e com interesses em comum.

Por intermédio da formação de parceria, organizações do mesmo nicho podem contar com a diversificação de público ao implementar estratégias de co-marketing, promovendo o crescimento das partes envolvidas.

A dica é que as empresas indiquem parceiros que forneçam produtos semelhantes, como a cortina estilo romana. Com a ausência do produto no estoque de uma empresa, pode-se aprimorar a experiência do cliente ao indicar o fornecimento por um parceiro.

Afinal, como fazer co-marketing?

Após o entendimento do conceito do co-marketing bem como dos benefícios gerados para quem faz o uso deste recurso, é momento de saber como se dá a implementação adequada.

Cabe validar que é fundamental seguir a recomendação de especialistas para garantir que as estratégias tomadas consigam essencialmente gerar os resultados esperados.

Entretanto, é crucial levar em consideração alguns pontos, como:

  • Perfil de cliente ideal;
  • Definição do público-alvo;
  • Canais de comunicação utilizados;
  • Objetivos gerais.

Esses são alguns dos indicadores analisados por empresas no momento de elaboração das estratégias, sendo fundamental buscar parcerias com organizações que possuem objetivos em comum.

Identifique concorrentes e empresas similares

Com o modelo econômico vigente em parte majoritária dos países democráticos, inclusive o Brasil, existe o livre-comércio.

Trata-se da liberdade em comercializar bens e serviços, propondo o fim de monopólios e oligopólios.

Embora haja empresas atuantes em ramos similares ou complementares, outros fatores devem ser analisados para dar início a uma parceria de sucesso.

É importante que as empresas analisem a missão, visão, valores e cultura organizacional para estabelecer parcerias, garantindo que a relação firmada seja exitosa nos aumentos de conversão para máquina de arquear fita plástica.

Tenha um plano de ação

Com a devida identificação de sinergia, é preciso elaborar um planejamento para detalhar os objetivos da parceria e as metas a serem atingidas por ambas as partes.

Não necessariamente as organizações prospectadas para uma possível parceria irão ter interesse mútuo, aliás, é importante considerar que o co-marketing é um modelo estratégico em pleno desenvolvimento.

Para a obtenção de melhores resultados, é indicado que a empresa facilite a comunicação, detalhando os objetivos e possíveis ganhos em prol de dar velocidade no processo de decisão da parceria.

Considerações finais

O marketing é um recurso altamente necessário para as empresas e por isso vem recebendo diversas adequações a fim de que seja possível atender as relações de oferta e demanda do mercado e do público.

Por fim, o co-marketing apresenta-se como uma relação de parceria entre empresas com a finalidade de propor benefícios no que tange à expansão comercial, ganho de autoridade e aumento das margens de lucro das partes envolvidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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