Quem tem direito a pedir cidadania italiana?

Cidadania Italiana: Imagem de ponte em Veneza, Itália

Em dúvida sobre quem tem direito a pedir cidadania italiana? Segundo a legislação italiana pode solicitar a cidadania italiana aqueles que comprovarem vínculos sanguíneos com um ancestral italiano. Para isso, são necessários documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito.

Tornar-se um cidadão da União Europeia é um sonho para muitos brasileiros. E conquistar a cidadania italiana é uma das formas de fazer isso. Então, é possível morar na Itália e até mesmo se deslocar entre diferentes países europeus com muita facilidade.

Se esse é o seu sonho, continue lendo e saiba como se tornar um cidadão italiano.

Então, quem tem direito a pedir cidadania italiana?

A cidadania italiana é transmitida através do direito de sangue, o Jus Sanguinis. Portanto, para ter direito a pedir a cidadania italiana é preciso comprovar vínculos sanguíneos com um ancestral italiano.

Por que, pela constituição do país, filhos de pais italianos são cidadãos da Itália mesmo quando nascem em solo estrangeiro. Já da perspectiva do direito brasileiro, a nossa Constituição permite a dupla nacionalidade.

Isso significa que quem conseguir comprovar vínculos sanguíneos com ancestral italiano tem direito a cidadania italiana. Portanto, pode ser um cidadão brasileiro com dupla nacionalidade. E desfrutar dos benefícios de ser também um cidadão europeu.

Quem tem direito a pedir cidadania italiana e qual o limite de gerações?

Ao contrário de outras nações que impõe um limite de gerações para solicitar a cidadania, a Itália não impõe limite algum. Logo, tudo que você precisa fazer para conquistar a cidadania italiana é realmente comprovar a sua ligação sanguínea com um ancestral italiano.

Para isso, o primeiro passo é descobrir se existe esse ancestral na sua família. O que pode ser feito através de uma pesquisa sobre a sua ancestralidade. Por exemplo, conversando com seus parentes mais velhos.

Além disso, você também pode consultar documentos e até mesmo fazer uma pesquisa sobre a origem do seu sobrenome. E de outros sobrenomes que estejam na sua árvore genealógica.

Cidadania italiana: Homem em pé no centro de milão
Foto de Riccardo: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-em-pe-no-centro-de-milao-243076/

Documentos necessários para cidadania italiana

Agora você já sabe quem tem direito a pedir cidadania italiana. Mas, mesmo que exista um ancestral italiano na sua família, você ainda tem mais um desafio: comprovar seu vínculo sanguíneo com ele.

E, para isso é preciso reunir vários documentos para todos os seus ancestrais na linha sucessória até o ancestral italiano primordial Além disso, você também precisa dos documentos desse ancestral, é claro.

Os principais documentos que você precisa são as certidões de nascimento, de casamento e de óbito (para todos os ancestrais falecidos. Mas, dependendo do caso, também podem ser necessários outros documentos.

Vai lembrar que a certidão de nascimento do seu ancestral italiano está, na maioria dos casos, na Itália. Esta pode ser encontrada nas Comuni (prefeituras), ou nas igrejas, se for uma certidão de batismo.

Dicas finais

O processo para requerer a cidadania italiana pode ser efetivado tanto no Brasil, quanto na Itália. Mas, quando realizado no país europeu ė mais rápido, embora custe bem mais caro.

Porque, nesse caso, o requerente deve viajar à Itália e permanecer no país pelo tempo necessário. O que significa que além do custo com documentos e tradução juramentada, será preciso arcar com moradia na Itália, passagens aéreas e etc.

Ainda tem dúvidas sobre quem tem direito a pedir cidadania italiana? Comente!

Fonte: Redação Fiscal TI

Posts Relacionados

Deixe um comentário