O que é Coworking? e quais seus benefícios?

Imagem de um Coworking

Confira o que é um espaço de coworking e quais são os benefícios de usá-lo no dia a dia dos funcionários da sua empresa.

Sua empresa precisa de um espaço físico? Já imaginou oferecer um espaço compartilhado em um coworking? Saiba mais sobre as principais características, vantagens e desvantagens deste tipo de ambiente de trabalho.

Afinal, um escritório envolve aluguel de espaço, móveis, organização de infra-estrutura, como ferramentas de trabalho, computadores, limpeza. Sem mencionar os custos fixos, como contas de água, eletricidade, internet, IPTU, etc.

Há muitos fatores a considerar e organizar, portanto, a primeira pergunta a se fazer é se você realmente precisa de um espaço físico. Se sua empresa é do tipo que está melhor acomodada em um escritório, você já pensou em usar um espaço de coworking?

O coworking pode ser um bom meio termo entre os dois mundos, pois permite que você tenha um espaço físico para seu negócio sem necessariamente ter que arcar com todos os custos de um modelo tradicional de escritório.
Antes de mais nada, o que é coworking?

Coworking é um termo inglês que significa literalmente “trabalhar em conjunto”. De acordo com o site Coworking Brasil, o primeiro coworking moderno, semelhante aos que existem hoje, foi criado em 2005.

Desde então, o modelo tornou-se cada vez mais popular e em 2019 já existiam 1.497 espaços de coworking no Brasil, com mais de 25% deles localizados na cidade de São Paulo.

A lógica do coworking é reunir no mesmo espaço físico escritórios de diferentes empresas, freelancers e profissionais liberais. Em outras palavras, empresas de diferentes tamanhos e propostas têm o mesmo endereço e compartilham a mesma infraestrutura, o que reduz muito os custos.

Que tipo de empresa pode estar em um espaço de coworking?

O coworking tradicional é normalmente destinado a empresas e profissionais que precisam de um escritório em um modelo convencional e mais corporativo, por exemplo

● Arquitetos;
● Desenvolvedores;
● Designers;
● Engenheiros;
● Profissionais de marketing;
● Empresas de TI;
● Lojas on-line;
● Consultores;
● Freelancers em geral.

Deve-se notar que, nos últimos anos, o coworking temático começou a surgir. Estes espaços são exclusivos para áreas específicas e não tradicionais, tais como cozinhas industriais de coworking, espaços que precisam administrar estoques, salões de beleza, entre outros.

Como funciona um espaço de coworking?

Um coworking trabalha da seguinte forma: você como empresa, freelancer ou profissional, precisa de um espaço para trabalhar, realizar reuniões, etc. Então você pode alugar um espaço de coworking em diferentes modelos de contrato.

Dependendo do espaço de coworking, você pode até mesmo ter seu próprio quarto. Mas geralmente são comercializados para empresas ligeiramente maiores, pois abrigam um número maior de pessoas.

Em outras palavras, trabalhar em um espaço de coworking não significa necessariamente que você terá um quarto. Pode ser apenas uma mesa ou um espaço aberto (compartilhar uma mesa com outras pessoas). Afinal, a ideia é que o espaço é compartilhado, não que os profissionais estejam isolados.

Fazer parte de um espaço de coworking dá acesso a uma série de instalações que normalmente custam muito a manter em um pequeno escritório de uma pequena empresa, tais como recepção, internet de alta velocidade, espaços de socialização, etc.

Além do próprio espaço físico e das amenidades, o coworking também proporciona um intenso ambiente de trabalho em rede. Afinal, você conhecerá profissionais de diferentes áreas e empresas de diferentes nichos. É comum, por exemplo, que os negócios sejam feitos em ambientes de coworking e que seu vizinho de mesa, por exemplo, se torne um fornecedor importante ou mesmo um parceiro.

Quais são as vantagens do coworking?

● Boa relação custo-benefício;
● Interação com outros profissionais (networking);
● Infra-estrutura adequada;
● Sem burocracia de aluguel;
● Possibilidade de fazer novos negócios;
● Ambiente descontraído;
● Endereço fiscal e postal.
● Segurança.
● Quais são as desvantagens do coworking?
● Falta de privacidade no trabalho;
● Pode ser barulhento e/ou muito lotado;
● Não é um espaço projetado especificamente para suas necessidades, mas para as necessidades das pessoas em geral;
● Ela tem regras de convivência.

O que um espaço de coworking oferece aos clientes?

Há vários serviços que um espaço de coworking pode oferecer, mais ou menos completo, dependendo do pacote que você contrata. Abaixo estão alguns serviços comuns em planos de coworking:

Salas de reunião e salões privados

Se você for um grande grupo de pessoas da mesma empresa ou profissionais que queiram trabalhar juntos, é possível alugar um quarto particular. Há também salas de reunião que podem ser alugadas por mês ou por hora, ideais para reuniões, atendimento ao cliente e conversas mais privadas.

Espaço físico

A principal e mais importante vantagem do coworking é o aproveitamento do espaço físico. Um bom espaço influencia a qualidade de seu trabalho e sua concentração. Com os móveis certos, tais como cadeiras ergonômicas, iluminação ideal e espaço de descompressão, as instalações de coworking garantem a qualidade de um grande escritório corporativo para sua pequena empresa.

Estacionamento

Especialmente nas grandes capitais, encontrar uma vaga de estacionamento não é uma tarefa fácil para você ou seu cliente.

A maioria dos espaços de coworking geralmente oferecem essa comodidade às empresas que fazem parte do espaço. Alguns colegas de trabalho maiores também têm a possibilidade para os visitantes de utilizar o espaço em uma base de pagamento por vez.

Internet

Nos últimos anos, a internet de alta velocidade se espalhou pelo Brasil e hoje a maioria dos lares tem um serviço de qualidade. Entretanto, algumas empresas precisam de internet de alta velocidade que nem sempre é possível ter em casa, seja por causa do preço ou por causa da dificuldade de instalação.

O coworking permite o acesso de alta qualidade à Internet dedicada e o serviço é normalmente incluído nos planos.

Escritório virtual

O mais importante para certas empresas do que o espaço de trabalho físico é que tenha um escritório com um endereço. Com o serviço de escritório virtual, o espaço de coworking trata de chamadas, correspondência e também atua como o endereço fiscal de sua empresa.

Interação com outros profissionais

O trabalho em rede é importante para qualquer empreendedor, o compartilhamento de mesas de trabalho (conhecidos também como hot desking) são muito procurados. Espaços de descanso ou mesmo participando de eventos e conferências com outros colegas de trabalho, é mais fácil fazer contatos no mundo dos negócios.

Boas ideias também podem vir de conversas com pessoas de diferentes setores, que vêem o negócio de outros ângulos.

Eventos

É comum que os colegas de trabalho promovam eventos corporativos interessantes que possam fornecer conhecimentos para a gestão de seu negócio. Além disso, alguns colegas de trabalho têm um auditório e espaço para eventos que podem ser alugados por sua empresa para realizar seus próprios eventos.

Flexibilidade

Algumas pessoas precisam de uma mudança de cenário para serem produtivas ou, mesmo assim, não podem simplesmente trabalhar em seu escritório em casa.

Os centros de coworking têm planos flexíveis que permitem ao profissional utilizar o espaço apenas em determinados dias da semana, ou alugá-lo de forma ad hoc apenas para os dias em que ele precisar.

Fonte: Redação FiscalTI

Posts Relacionados

Deixe um comentário