O que é mindset ágil e como aplicá-lo?

Mão de homem segurando bloco de rosto de emoção.

Sabemos que não é de hoje que o mercado de trabalho é muito instável e variante. E essas mudanças não são exclusivas somente as operações do trabalho, inevitavelmente acaba afetando as mentes das lideranças e dos colaboradores. Sendo assim, as empresas e seus colaboradores precisam desenvolver um mindset ágil, para que possam ter a capacidade de adaptar rapidamente ao um mercado que vive em constante mudanças. Logo, é necessário estar sempre atento, acompanhando as mudanças que ocorrem para não ficar para trás das concorrências.

Falando sobre mindset ágil, você sabe o que é?

Ser ágil não tem a ver com velocidade, apesar de se você buscar no dicionário irá dizer que se trata de algo veloz. Porém, aqui não diz respeito a rapidez, e sim em como entregar valor ao seu cliente, contribuindo para ter uma boa solução de valor, evitando desperdício, buscando ser assertivo e preciso.

Dessa forma, compreendemos que o mindset ágil é um conjunto de práticas, valores, princípios e técnicas que com a colaboração, comunicação, flexibilidade e a adaptação contínua, são amplamente utilizadas em projetos grandes e complexos, em ciclos curtos e simplificados, com foco em entregar valor ao seu cliente.

Portanto, o mindset ágil busca desenvolver profissionais com a mentalidade ágil para inovar, e gerar valor aos negócios. Vale ressaltar que por um tempo a metodologia ágil era usado para criar softwares, hoje em dia a sua aplicabilidade abrange diversas áreas e setores.

Ao implementar uma mentalidade ágil, os times chamados de sprints trabalham buscando se unir para designar um ritmo constante de entregas de valor, trabalhando em ciclos curtos, disciplinados e interativos. São encorajados e engajados a trabalhar em equipe, compartilhando ideias e conhecimentos e ressaltando a comunicação clara e transparente.

Essa interação que a equipe faz com o cliente é super importante, pois a equipe assim caso haja erros o que é normal, e é assim que eles aprendem, crescem e tornam-se resilientes. Pois bem, essa aproximação com o cliente e o time facilita o processo de ajustar, incrementar agregando valor em ciclos de melhoria, pois ambos descobrem a forma mais eficaz de solucionar o problema.

Sendo assim, dividir o desenvolvimento em curtos prazos torna o processo mais assertivo e assim o cliente já dar os feedbacks propondo melhorias e mudanças na medida que a solução vai sendo criada.

Portanto, o mindset ágil ele promove cultura do crescimento, metas claras e objetivas, resiliência, domínio das práticas, capacidade de adaptação à mudança, foco na entrega de valor, colaboração e ciclo de aprendizagem. Sendo assim, um mindset ágil é o conjunto de atitudes que sustentam um ambiente de trabalho ágil.

Esse mindset é necessário para cultivar equipes de alta performance, que, por sua vez, oferecem um valor incrível a seus clientes. Logo, a implementação da mentalidade ágil requer comprometimento, prática e perseverança, mas pode trazer muitos benefícios para as equipes e organizações que a aplicam corretamente.

Quais são os pilares do Mindset Ágil?

O Mindset Ágil é uma abordagem que se concentra em desenvolver a capacidade de adaptação, colaboração e inovação. Existem cinco pilares fundamentais que o sustentam. São eles:

  1. Adaptação às mudanças: a equipe é preparada a está pronta para atender as solicitações de mudanças dos clientes.

2. Aprendizado e experimentação: a equipe está sempre buscando aprender e experimentar novas abordagens, com falha sendo encarada como uma oportunidade de aprendizado.

3. Entrega de valor: o principal objetivo da equipe ágil é entregar valor para o cliente. Sendo assim, a equipe se concentra no que é de maior valor, que no caso é atender as expectativas do cliente.

4. Respeito: Para manter um ambiente de trabalho agradável, é necessário que haja respeito entre as equipes, o cliente e também o projeto que está sendo desenvolvido.

5. Times organizados: as pessoas organizam as demandas do projeto conforme as suas habilidades e preferências. Além disso, elas mantêm o contato entre si para, caso haja necessidade de fazer ajustes a fim de melhorar a execução do trabalho.

Como desenvolver o mindset ágil?

1. Mude a sua mentalidade.
2. Identifique as dores da sua equipe.
3. Defina as metodologias ágeis.
4. Defina as ferramentas ágeis.
5. Organize as prioridades.

Quais são as vantagens em aplicar o mindset ágil?

  1. Maior satisfação do cliente:
  2. Flexibilidade.
  3. Maior colaboração e comunicação.
  4. Maior eficiência e rendimento.
  5. Melhoria contínua.

Portanto, concluo dizendo que a empresa que aplicar no seu dia a dia as metodologias ágeis, é uma empresa que tem mais eficiência em seus processos e mais praticidade, pois conseguem diminuir o tempo de entrega dos seus projetos, porém entregando com qualidade.

Entretanto, ter um mindset ágil é ter uma mentalidade de grande adaptação e aprendizado frente aos desafios que surgem. Além de estimular o engajamento, comprometimento e senso de autonomia das equipes internas, gerando mais rendimento e reconhecimento dos colaboradores com os valores da organização onde trabalham.

Referências

Mindset ágil: o que é e como desenvolver em sua equipe. Soap 2020 Disponível em: https://blog.soap.com.br/mindset-agil/ acesso em: 19/04/2023

Mindset ágil: o que é e como construir focando em resultados. sputnik, 2020. Disponível em: https://sputnik.works/blog/2020/10/27/mindset-agil-o-que-e-e-como-construir-focando-em-resultados acesso em: 19/04/2023

Fonte: Portal RH

Posts Relacionados

Deixe um comentário