O que os recrutadores procuram em um candidato?

Imagem de mulher com expressão de dúvida

*PorValesca Rodrigues

Muita gente acredita que para preencher uma vaga basta ter a experiência, formação ou perfil técnico descrito no anúncio desta, mas os recrutadores buscam muitas outras características além das descritas ali. Mas o que os recrutadores procura em um candidato? São as chamadas competências comportamentais (soft skills), que vão além das competências técnicas (hard skills).

Que tal, então se aprofundar na importância de um bom recrutamento e, é claro, quais estratégias vão permitir que você se aproxime ainda mais do candidato ideal? Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são Hard e Soft Skills?

Em linhas gerais, as competências técnicas são aquelas adquiridas de forma acadêmica através de formação em universidades, cursos ou observando a prática de um profissional sênior. São as hard skills. Como exemplo de uma competência técnica, podemos citar fluência em idiomas. É algo fácil de mensurar de imediato em um teste técnico.

Já as competências comportamentais são aquelas que não são facilmente identificadas, mas que podem ser verificadas em uma entrevista por competência e no acompanhamento do dia a dia do colaborador, são as chamadas soft skills. Também podem ser desenvolvidas formalmente em treinamentos específicos e literatura direcionada. Podemos citar como exemplo de competências comportamentais: bom relacionamento interpessoal e adaptabilidade. Esse tipo de competência é de mais difícil mensuração.

E o que o mercado pensa sobre competências comportamentais?

Há muito tempo o mercado de trabalho vem considerando as competências comportamentais como essenciais em uma contratação e no desenvolvimento dos colaboradores. É comum ouvirmos a máxima que “contrata-se pelo currículo e demite-se pelo comportamento”. O RH já tendo consciência disso está em busca de contratações cada vez mais assertivas do ponto de vista comportamental, usando para isso ferramentas de recrutamento que consigam identificar esse aspecto também, como levantamento de perfil comportamental e entrevista por competências.

A entrevista por competência é uma entrevista conduzida com a utilização de perguntas que tem o intuito de fazer o candidato refletir e relatar situações onde ele precisou usar determinadas competências como: negociação, criatividade, gestão do tempo, entre outras. Ele acessa na memória vivências e atitudes em relação a esses fatores e traz a tona seu comportamento mais recorrente frente a elas, comportamento esse que ele tende a se repetir no futuro.

Já as ferramentas de levantamento de perfil comportamental são testes específicos em que se pode ter acesso a um diagnóstico comportamental (como o DISC e o relatório da Sólides Tecnologia) que ajudam a entender melhor o perfil desse candidato.

Para se ter ideia da importância do tema, em 2020 o Fórum Econômico Mundial listou as 10 competências mais desejadas pelo mercado até 2025. São elas:

1. Capacidade de pensamento analítico e inovação;
2. Aprendizagem ativa e técnicas de aprendizagem;
3. Resolução de problemas complexos;
4. Capacidade de pensamento crítico;
5. Criatividade, originalidade e iniciativa;
6. Liderança e influência social;
7. Uso de tecnologia, monitoramento e controle;
8. Design de tecnologia e programação;
9. Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade;
10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação;

Lembrando que competência é o conjunto de Conhecimento + Habilidade + Atitude e que toda competência pode e deve ser desenvolvida a partir de treinamento comportamental, leituras bem direcionadas e mentoria.

Quais são os aspectos mais buscados pelos recrutadores?

O sonho de todo recrutador seria encontrar um candidato com todas as competências listadas acima bem desenvolvidas e ainda competências técnicas perfeitamente alinhadas a vaga, mas isso é impossível, por isso separei aqui os 5 aspectos que em geral são os mais procurados pelo RH quando mira em um candidato:

1. Aderência aos valores

Em primeiro lugar os recrutadores avaliam se o candidato possui valores, condutas, posturas e comportamentos alinhados ao da empresa. Cabe ao RH analisar se o que o candidato apresenta vai ao encontro do que a empresa prega, para assim existir o fit cultural adequado. Também é importante que o candidato avalie a empresa como um todo antes mesmo de se candidatar a um cargo nela.

2. Proatividade

Em um mundo hiperconectado, globalizado e ágil a capacidade de uma pessoa em antecipar as demandas, prever cenários e adotar uma postura autônoma e dinâmica pode ser o grande diferencial para uma empresa se manter em primeiro lugar em seu nicho. Ter proatividade e não ficar esperando ordens faz toda diferença no dia a dia corrido de qualquer empresa.

3. Foco em resultados

Ter a capacidade de se concentrar nos resultados a alcançar em meio a tantas distrações e a chuva de informações a que somos expostos diariamente tem sido considerada uma grande competência pelos recrutadores.

4. Inteligência emocional

A capacidade de entender e lidar com os próprios sentimentos e impulsos bem como com os dos demais de forma madura e positiva é a descrição básica de inteligência emocional, competência que tem sido cada vez mais buscada nos profissionais no mercado de trabalho.

5. Visão sistêmica

É a capacidade de olhar o mercado como um todo e não apenas em partes específicas. Entender o contexto e todo cenário em que a empresa está inserida e te oferecer ferramentas para você atuar diretamente na estratégia do negócio, algo extremamente valorizado hoje pelas organizações.

Outras competências são muito importantes e também devem ser citadas, entre elas: aprendizagem ativa e resiliência. A aprendizagem ativa é a capacidade de se manter atualizado e em dia com o saber e com o desenvolvimento de novas competências, se tornando o protagonista do seu próprio conhecimento, atuando de forma ativa nesse aspecto.

Já ter resiliência é ter a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças de cenário, sendo flexível e ágil na solução de novos problemas. Uma pessoa resiliente enfrenta os problemas e desafios de forma mais saudável e resistente.

Conclusão

Conhecer os aspectos mais importantes e que costumam ser valorizados pelos recrutadores quando buscam um candidato é uma forma de se destacar em um mercado competitivo como o que estamos inseridos atualmente. Precisamos, portanto, ao longo da vida profissional, adquirir conhecimentos técnicos da nossa área de atuação bem como focar nas competências comportamentais demandadas pelo mercado de trabalho.

Tudo isso para que possamos manter sempre nossa empregabilidade em alta, tornando nosso perfil atraente aos olhos dos recrutadores e aumentando nossas possibilidades de desenvolvimento profissional dentro das empresas em que atuamos.

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*Valesca RodrigueséMentora de Carreira e de Liderança, consultora em elaboração de currículo, entrevista simulada e edição de perfil Linkedin. Especialista em Recursos Humanos com mais de 15 anos de prática em empresas consolidadas especialmente na área de Recrutamento, Seleção, Desenvolvimento Humano

Por: Valesca Rodrigues

Profissional com 15 anos de experiência em Recursos Humanos em empresa de grande porte no segmento de luxo e no segmento de Engenharia. Forte atuação em Recrutamento, Seleção de Pessoal e Desenvolvimento, além de larga vivência em implementação e acompanhamento de Programas de Recrutamento Interno, Programa de Desenvolvimento de Competências, Programa de Estágio e Jovens Aprendizes. Conhecimento, aplicação e consultoria na ferramenta DISC. Atuação como Consultora de RH para lideranças. Acompanhamento de indicadores da área, elaboração e atualização de políticas de RH. Elaboração, aplicação e análise de pesquisa de clima e avaliação de desempenho. Análise e ajustes de CBO e de descrição de funções e competências. Análise de transferências e promoções do ponto de vista de perfil, cargos e salários. Responsável pela comunicação interna e ações de endomarketing. Aplicação de entrevistas de desligamento.

Como Mentora de Carreira e de Liderança, ofereço consultoria profissional em processos de inserção e recolocação no mercado de trabalho, transição e direcionamento de carreira, além de suporte no desenvolvimento de competências.

Soluções propostas:

Elaboração e/ou estruturação de layout e conteúdo de currículo;
Entrevista simulada englobando análise de competências comportamentais;
Posicionamento em rede social profissional desenvolvendo perfil alinhado as expectativas do mercado de trabalho, trazendo visibilidade;
Programa de Mentoria em Desenvolvimento de Carreira englobando os pilares: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Autocontrole, Competências, Plano de Ação e Metas.
Programa de Mentoria em Liderança.

Entre em contato em [email protected]

Instagram: @valfrodrigues2020

Fonte: Portal RH

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