Será que eu lucro?

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50% das empresas fecham por falta de lucratividade! Será que a minha lucra?

Em grande parte das empresas no Brasil, existe uma grande dificuldade de conseguir acompanhar seus números. Em boa parte dos negócios ou não há lucratividade ou, se há, existe dificuldade em medir esse indicador. Essa dificuldade de visão da gestão faz com que um grande número de pequenos e médios negócios no Brasil caminhem rumo ao seu fim.

Quando falamos sobre gestão financeira no Brasil, automaticamente falamos de um cenário que muitas vezes é praticado com muita dificuldade, às vezes até com negligência, devido a rotina corrida do empreendedor que tenta cuidar do seu negócio.

MAS POR ONDE COMEÇAR?

Os números não mentem caro empreendedor, e eles devem e precisam ser a estrela guia das suas decisões desde os primeiros passos do seu negócio, a primeira pergunta que passa pela cabeça é justamente: como medir isso, com um número muito grande de tarefas a fazer?

Antes de aprender a calcular, vamos saber primeiro: O que de fato é a margem de lucro?

Esse indicador nada mais é do que o percentual do seu produto ou serviço vendidos, que representa o lucro do seu negócio. A margem está diretamente ligada a precificação do seu produto ou serviço, e também com os custos necessários para que a sua empresa funcione.

TIPOS DE MARGEM DE LUCRO

Existem vários tipos de margem de lucro, como por exemplo: a margem de lucro ideal, margem de lucro operacional, margem de lucro bruta, e a margem de lucro líquida, a última é utilizada para saber se de fato há lucro de verdade e para medir a rentabilidade do seu negócio.

A margem de lucro líquida é a receita total, subtraindo os custos do produto,mais custos operacionais, impostos e juros.

Calculando então:

Lucro líquido = Receita total – Custos envolvidos

A partir desse cálculo você vai conseguir observar se a lucro, se existe um simples empate de contas, ou se existe prejuízo.

COMO ENXERGAR A LUCRATIVIDADE DO SEU NEGÓCIO?

De forma básica você vai seguir o seguinte raciocínio:

Lucro/ Receita x 100

Vale lembrar que essa visão vai variar de acordo com o seu modelo de negócio, se você presta um serviço, certamente não incidirá custos de produção sobre os seus cálculos, por exemplo, logo, aqui considera-se despesas fixas como: aluguel, salários e etc.

Nesse cálculo é importante considerar todo o seu processo, desde o recebimento até a venda.

O QUANTO EU POSSO LUCRAR?

Existe uma média de lucro permitida por lei, o Procon fala que o um valor considerado justo é o de 20% acima do valor que você pagou para o seu fornecedor por aquele produto. Ou seja, se você pagou R$55,00 pelo produto, o seu preço de venda deveria ser R$66,00.

MAS ENTÃO QUAL A MARGEM IDEAL?

A grande questão é que a sua margem de lucro depende do momento da sua empresa e da sua estratégia perante o cenário. Mas se atenha aos seguintes fatores para chegar a uma margem satisfatória para o seu negócio!

  • Cuide da sua precificação, não chute margem, muito menos custos, coloque tudo na calculadora.
  • Controle seus custos de operação de modo a planejá-lo, não deixe simplesmente acontecer.
  • Acompanhe a sua margem de lucro mês a mês, e verifique o teto de margem que você consegue alcançar, a fim de entender também a lucratividade do seu modelo de negócios.

ORGANIZE SUAS CONTAS:

Para conseguir chegar no final do cálculo do seu lucro de fato, é de extrema importância organizar tudo o que entra e tudo o que sai da sua empresa, organize as suas contas em um sistema de gestão, separando as contas fixas(aluguel, salário de funcionários, mensalidades de máquinas de cartão, sistemas) e despesas variáveis (conta de energia, gastos com fornecedores)

Comparar custos e receitas vai te dar total visão do que pode estar impedindo você de lucrar mais, e principalmente cortar custos que sem essa visão ampla seriam impossíveis de serem percebidos a tempo. Quando o assunto é lucro, qualquer centavo economizado contribui.

Mas a pergunta que não quer calar, empreendedor: sua empresa lucra?

Se a resposta for não, fique tranquilo,

  • Faça uma análise dos seus fornecedores: Identifique o seu volume de compra, veja possibilidades de negociar valores promocionais, ou até de condições de pagamentos melhores.
  • Faça um pente fino em suas contas, identifique valores fixos que podem ser renegociados, contas que podem ser evitadas e principalmente consumos que não façam sentido para o seu negócio além de representar um luxo.
  • Foque em fazer o seu cliente comprar de novo, e comprar mais, invista em estratégias para aumentar o seu ticket médio, e o número de vendas.

E por último, duas coisas muito importantes, a primeira é “Nunca olhe um único indicador financeiro para tomar decisões no seu negócio” A boa gestão financeira é um somatório de variáveis, então olhar além do seu lucro, o faturamento e os custos por exemplo, pode te dar indícios de onde esteja o problema do seu negócio.

E aí? Você lucra? se não, tá esperando o que pra entender o que está acontecendo na sua empresa? Conheça a Contábilhub e toda a nossa assessoria financeira para PMEs!

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