Veja se o colaborador tem direito à folga nos dias de jogos

Imagem de torcedores com a bandeira do Brasil

A Copa do Mundo de Futebol está chegando e você ainda não sabe se os colaboradores têm ou não direito à folga nos dias de jogos do Brasil? Essa é uma dúvida de muitos gestores e profissionais de RH, por isso resolvemos criar este artigo com todas as informações relevantes sobre o tema.

Aqui, explicaremos sobre a liberação nos dias de jogos de acordo com a CLT, se pode ou não ser concedida de forma estratégica para melhorar o clima organizacional e valorizar a marca empregadora. Além disso, vamos dar dicas para minimizar os impactos na produtividade dos times em dias de jogos, para que todos possam acompanhar as partidas da Seleção Brasileira de Futebol sem prejudicar os resultados do negócio.

A empresa é obrigada a dar folga nos dias de jogos?

Não, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a empresa não é obrigada a conceder dispensa parcial ou integral aos colaboradores em função das partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Por mais que esse seja um evento muito importante em nossa cultura, os dias de jogos do Brasil não são considerados feriados nacionais.

Mas isso não impede que as partes cheguem a um acordo que flexibilize a jornada e permita que todos possam acompanhar o mundial. Cabe ressaltar que é preciso ter cautela para que nem a empresa nem os trabalhadores sejam lesados neste combinado.

A empresa pode punir quem faltar ao trabalho em dia de jogo da seleção?

Sim! Caso o colaborador se ausente do trabalho para assistir aos jogos sem prévio acordo, a empresa pode considerar como uma falta injustificada que, de acordo com a CLT, é passível das seguintes punições:

  • perda do pagamento do descanso semanal remunerado (DSR);
  • perda de dias de férias;
  • advertência;
  • demissão por justa causa em caso de reincidências.

Como liberar os funcionários para assistirem aos jogos da seleção sem prejudicar a empresa?

Apesar de não serem legalmente obrigadas, é recomendado que as empresas encontrem uma forma de permitir que seus colaboradores assistam aos jogos da seleção para promover um clima organizacional mais agradável. Existem várias maneiras de fazer isso sem afetar os resultados do negócio, como veremos a seguir.

Monte uma escala especial para o time de atendimento

Os times que atuam com o atendimento direto ao cliente não podem parar completamente, contudo, é esperada uma queda no volume de demanda durante os jogos. Sendo assim, para esses casos, é possível montar uma escala reduzida para que parte da equipe possa assistir a cada um dos jogos.

Aqui, é importante se atentar para o revezamento entre as pessoas na montagem dessa escala para que todos sejam igualmente beneficiados e haja um equilíbrio na geração de horas extras e consumo de saldo de banco de horas.

Faça acordos individuais utilizando a flexibilização dos horários de trabalho e o banco de horas

O RH dispõe de dois recursos muito úteis para situações como a Copa do Mundo. O primeiro é a flexibilização dos horários de trabalho, algo que já é bastante comum em várias empresas. Nos dias em que os jogos acontecem no final do dia, é possível antecipar o início da jornada para que ela seja cumprida integralmente.

Outro recurso vantajoso é o banco de horas, que permite que os colaboradores possam realizar a compensação das horas não trabalhadas nos dias dos jogos em outros dias. O ideal é que cada liderança estabeleça um acordo com seu time para que a compensação seja feita o quanto antes.

Recorra ao home office como facilitador

A adoção do home office nos dias dos jogos da Copa do Mundo é um grande facilitador para os trabalhadores, visto que ele permite que haja uma economia de tempo de deslocamento. Em casa, os profissionais podem iniciar a jornada mais cedo com maior facilidade e finalizá-la em horário mais próximo aos jogos, diminuindo a geração de saldo negativo no banco de horas.

Ofereça infraestrutura para que os funcionários assistam aos jogos na empresa

Uma alternativa interessante é montar uma infraestrutura para que os colaboradores acompanhem os jogos dentro da empresa. Separe uma sala ou espaço amplo para a projeção das imagens em um telão com cadeiras, bancos e pufes. Ofereça lanches e bebidas e capriche na decoração para criar um ambiente perfeito.

Quais são as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Algumas datas e horários dos jogos já estão definidos e outras dependerão do desempenho da nossa Seleção no decorrer da competição. Veja os detalhes a seguir.

Jogos do Brasil em dia de semana na fase de grupos

Serão 3 jogos na primeira fase, todos eles em dias úteis e em horário comercial:

  • 24 de novembro, quinta-feira, às 16h;
  • 28 de novembro, terça-feira, às 13h;
  • 02 de dezembro, sexta-feira, às 16h.

Possibilidades de dias de jogos nas fases eliminatórias

Caso o Brasil avance para as próximas fases, as datas dos jogos dependerão da classificação obtida na primeira fase. Se a nossa Seleção for a 1ª colocada do grupo, os jogos serão nos seguintes dias:

  • 5 de dezembro, segunda-feira, às 16h, oitavas de final;
  • 9 de dezembro, sábado, ao meio-dia, quartas de final;
  • 13 de dezembro, terça-feira, às 16h, semi-final.

Mas caso a Seleção Brasileira termine a primeira fase na segunda colocação do grupo, as datas dos jogos seguintes serão:

  • 6 de dezembro, terça-feira, às 16h, oitavas de final;
  • 10 de dezembro, domingo, ao meio-dia, quartas de final;
  • 14 de dezembro, quarta-feira, às 16h, semi-final.

Lembrando que, nessa fase, é preciso que o Brasil vença todos os jogos para seguir na competição até o final. Chegando até a semifinal, caso ele perca, jogará pela disputa do terceiro lugar, caso vença, jogará a final. Ambos os jogos serão no final de semana, conforme abaixo:

  • 17 de dezembro, sábado, ao meio-dia, definição do 3º lugar;
  • 18 de dezembro, domingo, ao meio-dia, final.

Como aproveitar a Copa do Mundo para melhorar a motivação dos colaboradores?

A Copa do Mundo pode ser encarada como uma excelente oportunidade para as empresas que desejam melhorar sua relação com seus colaboradores e beneficiar sua marca empregadora. Para isso, confira algumas dicas de ações para esse período.

Invista na decoração

A decoração para a Copa do Mundo é uma marca registrada da torcida brasileira, então, incentive os setores a deixarem o ambiente bastante colorido e enfeitado. Ofereça balões, fitas e diferentes tipos de itens decorativos para ajudar a todos a entrar no clima do mundial.

Organize bolões criativos

Outra prática bastante comum em época de Copa do Mundo é a realização de bolões sobre os resultados dos jogos. Crie um bolão oficial da empresa e ofereça premiações criativas para quem acertar os resultados. Caso sua empresa tenha uma moeda interna, essa é uma excelente oportunidade de utilizá-la.

Monte uma gincana interna

As gincanas são ótimas para animar os funcionários e melhorar o clima organizacional. Sendo assim, crie uma disputa saudável entre os times e recompense os colaboradores com cursos, voucher para aplicativo de alimentação ou de transporte e, até mesmo, viagens curtas.

Como vimos, as ações em relação à Copa do Mundo de Futebol podem ir muito além da concessão de folga nos dias dos jogos. Um RH mais estratégico e inteligente utiliza ocasiões como essa para aumentar a motivação dos times e proporcionar melhores resultados para a empresa.

Se você gostou de saber sobre a possibilidade da folga nos dias de jogos e quer estar sempre por dentro do que acontece no universo da Gestão de Pessoas, confira os conteúdos de especialistas em nossa área de artigos de colunistas.

Fonte: Portal RH

Posts Relacionados

Deixe um comentário