5 fatores que prejudicam as vendas do seu e-commerce

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Seu e-commerce não está vendendo o quanto deveria? Confira neste artigo 5 fatores que prejudicam as vendas do seu e-commerce.

Muitos empreendedores e gestores sofrem para encontrar o verdadeiro motivo para os problemas nas vendas da sua loja. Mesmo aplicando estratégias e campanhas de marketing digital e publicidade para aumentar as vendas da sua loja on-line, alguns fatores podem prejudicar as vendas do seu e-commerce.

Se você está enfrentando esse problema, confira neste artigo 5 fatores que prejudicam as vendas do seu e-commerce!

5 fatores que prejudicam as vendas do seu e-commerce

Diversos fatores podem prejudicar as vendas e a gestão eficiente do seu e-commerce causando uma queda nas vendas da sua loja on-line.

Em algumas situações, a queda pode ser causada por oscilações no mercado e não necessariamente algo permanente, que pode não estar conectado com a sua loja ou suas estratégias em todos os segmentos.

Caso esse não seja o motivo para a queda nas vendas do seu e-commerce, veja a seguir alguns fatores que podem estar prejudicando as vendas na sua loja virtual.

Estoque baixo

Esse cenário é ruim para qualquer e-commerce e traz graves consequências tanto em curto como em longo prazo para a cadeia produtiva e o setor financeiro da sua empresa.

Uma das causas para esse problema é a gestão ineficiente do seu estoque que acaba prejudicando as vendas da sua empresa, pois corre o risco de faltar um item quando existe demanda para ele.

Esse problema envolve o erro em todas as entradas e saídas, assim como a falta de atenção em prazos de validade de produtos, por exemplo.

Frete

Outro fator que pode prejudicar as vendas do seu e-commerce é o custo de frete. Assim, a queda no faturamento de uma loja virtual pode ocorrer em função da sua loja oferecer frete grátis por um período e, depois, passar a cobrar por esse serviço com um valor mais alto.

Sendo assim, o frete pode desanimar clientes a comprarem da sua empresa. Se considerarmos que o consumidor pode encontrar opções mais acessíveis no concorrente, as perdas são maiores e prejudicam bastante a sua loja on-line.

Desse modo, é fundamental que você realize pesquisas para escolher as melhores empresas de logística com os preços mais competitivos. Atualmente existem plataformas de e-commerces que são integradas aos principais gateways logísticos do mercado, que conectam o seu e-commerce às melhores empresas de logística do país.

Aumento nos valores dos produtos

Quando temos um aumento nos preços dos produtos de um e-commerce, ocorre uma queda no faturamento da empresa. Essa queda pode não ser drástica, mas futuramente refletirá nos resultados da sua empresa.

Caso isso ocorra na sua empresa, você deve analisar o que aconteceu durante esse processo. Os aumentos estão acima dos praticados no mercado? Quais preços a concorrência está praticando? Alguns erros podem ser encontrados aí.

Entretanto, se você não notar um aumento significativo, e mesmo assim o faturamento da sua loja caiu, seu problema pode ser outro.

Provavelmente a sua loja não entrega valor suficiente para que o consumidor realize a compra. Sendo assim, torna-se importante melhorar a relevância dos pontos essenciais do seu e-commerce que facilitem a jornada de compra do cliente, como atendimento de qualidade, valores sociais e ambientais, entregas rápidas e muitos outros pontos.

Fim de promoções

Outro fator que pode impactar as vendas do seu e-commerce é o fim de promoções. Sendo assim, quando temos uma base de clientes que compram regularmente, eles já estão acostumados com benefícios e promoções.

Quando esses benefícios são interrompidos, os consumidores sentem e passam a comprar menos da sua empresa.

Uma opção para reverter essa situação é oferecer novas vantagens para seus clientes, e que não envolvam promoções.

Dessa forma, você pode alternar entre frete grátis, envio de brindes, cupons de descontos, entre outros benefícios, objetivando que os seus clientes continuem se sentindo relevantes para a sua empresa.

Erros nas páginas e instabilidade do site

Por fim, um dos fatores que prejudicam as vendas do seu e-commerce é encontrar páginas que não abrem, links inexistentes ou fotos que não carregam.

Para resolver esse problema, você deve trabalhar com plataformas de e-commerce seguras, que forneçam um suporte na manutenção da sua loja virtual sempre que necessário. Alguns problemas técnicos podem ocorrer, e solucioná-los o quanto antes é que vai garantir agilidade para o seu e-commerce.

Conclusão

Como você viu neste artigo, muitos fatores podem prejudicar as vendas do seu e-commerce. Sendo assim, é importante analisar e notar esses e outros fatores que podem prejudicar o seu e-commerce a fim de agir o quanto antes para corrigir esses problemas e voltar às vendas.

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Fonte: Consultoria RR

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