Cinco dicas de contabilidade para negócios digitais

Mulher Escrevendo Em Papel

A contabilidade para negócios digitais possui inúmeros benefícios para a sua empresa. Por isso, conheça neste artigo cinco dicas que podem otimizar o seu processo e maximizar seus resultados.

Como você deve imaginar, a contabilidade é um dos fatores principais para o sucesso de qualquer negócio, inclusive para os digitais. Sendo assim, quem trabalha com a internet pode aproveitar diversas ferramentas da contabilidade para agilizar e otimizar a performance do negócio.

Empreendedores digitais devem ter a mesma preocupação que os gestores de empresas físicas. Entretanto, as demandas são únicas para cada empresa, mudando conforme o seu porte e nicho.

Cada empresário conhece a sua realidade, portanto não é necessário mencionar os malefícios de uma rotina acelerada, não é mesmo? Mas a contabilidade especializada pode ser a sua aliada para superar problemas e dificuldades. 

O que são negócios digitais?

As empresas digitais são aquelas que utilizam a tecnologia e internet para criar e comercializar produtos e serviços. Portanto, ela é uma oportunidade de mercado, transformada pela web, na qual clientes e fornecedores estão cada vez mais ligados.

Os benefícios da transformação digital já estão entre nós. Um exemplo desse modelo de negócio é a oportunidade de realizar pedidos em um restaurante apenas pelo toque na tela de um celular.

Além disso, as empresas mais rentáveis da atualidade (como Netflix, Amazon e Facebook) atuam apenas por canais digitais, ou seja, não necessitam de instalações físicas para atender seus consumidores.

Cinco dicas de contabilidade para negócios digitais

Poucos empreendedores sabem, mas a contabilidade especializada para negócios digitais é uma oportunidade de alavancar a empresa!

Quem aposta nesse modelo de negócio, que já tem nichos bem definidos e entrega a melhor experiência para seus clientes, pode transformá-lo em uma verdadeira potência.

Entretanto, a contabilidade especializada em negócios digitais é fundamental. Ela irá cuidar de toda a gestão do seu empreendimento, desde a abertura e regularização até o pagamento de impostos e planejamento financeiro. 

Sendo assim, confira cinco dicas de contabilidade para negócios digitais que podem transformar a sua empresa.

Tenha um plano de negócios

Para ter uma nova empresa, você precisa de um plano de negócios. Ele é fundamental para que os empreendedores apresentem para os futuros investidores informações cruciais, como objetivo da empresa, pesquisa de mercado, nome de sócios, estimativas de receita e faturamento, e demais informações.

Não podemos nos esquecer de que a média de faturamento apresentada no plano de negócios definirá em qual tributação seu negócio será enquadrado (por exemplo, Simples Nacional ou Lucro Presumido).

Enquadramento do regime tributário

O enquadramento correto da empresa é essencial. Ele é um fator que auxilia diretamente na saúde fiscal de negócios digitais, além de garantir o fluxo para pagamento de tributos conforme a legislação.

O enquadramento da empresa pode ser decidido por proprietários, entretanto, em alguns casos, é preciso que esse enquadramento seja escolhido com a ajuda de um contador.

Pequenas empresas exigem responsabilidade sobre questões fiscais e jurídicas para prevenir dores de cabeça no futuro. Enquanto o gestor que cuida sozinho da contabilidade paga tributos em dia e mantém o seu negócio com crédito na praça, o empresário que confia na gestão de uma contabilidade especializada não corre o risco de pagar impostos de maneira excessiva.

As pequenas empresas podem optar pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido – lembrando que, no caso do MEI, a única forma de pagamento é o Simples Nacional, pago mensalmente. As microempresas (MEs) também podem ser elegíveis para lucros presumidos, dependendo de nível de renda e fluxos de lucro.

Planejamento financeiro

Qualquer empresa precisa de um planejamento financeiro, inclusive negócios digitais, independentemente de seu porte. Por isso, a empresa deve organizar contas, realizar estimativas de faturamento e vendas, e desenvolver planilhas organizadas com contas a vencer e compromissos fiscais e financeiros.

O planejamento financeiro não deve ser feito apenas na abertura da empresa, ele precisa ser uma ferramenta frequente com todas as estruturas de contas e finanças do seu empreendimento. 

Ao definir o planejamento financeiro do seu negócio digital, desde a sua abertura, você cria a cultura organizacional que sempre será seguida. Além disso, o planejamento financeiro evita que sua empresa seja prejudicada por imprevistos e evita a “bagunça” administrativa que pode acabar com a organização de informações e dados importantes.

Assim, para controlar as movimentações financeiras de um negócio digital, nada melhor do que criar um bom planejamento financeiro com cálculos de entrada e saída, e fluxo de caixa.

Fique atento ao calendário de impostos

Outra dica de contabilidade para negócios digitais é organizar um calendário ou cronograma para pagamentos de impostos. Quando uma empresa se preocupa com essas datas e organiza um calendário com tributos e valores a serem pagos, o negócio digital evita prejuízos, perdas de prazos para pagamento e cobranças indevidas de juros.

Caso o seu negócio digital opte pelo Simples Nacional, você deve ficar atento à data de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O tributo é pago mensalmente.

Separe contas pessoais das contas da empresa

Quando você abre uma empresa, ela passa a ser chamada de pessoa jurídica. Ou seja, a partir de agora, você tem responsabilidades tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica. 

Assim, você precisa separar as contas para evitar o uso de recursos financeiros da outra pessoa, identificando corretamente onde eles foram utilizados.

Como vimos neste artigo, com algumas dicas de contabilidade para negócios digitais, você pode mudar a organização da sua empresa e, até mesmo, economizar no pagamento de impostos e tributos.

Além disso, nada melhor do que contar com uma contabilidade especializada no seu segmento com profissionais capacitados para atender você! Entre em contato e conheça as melhores soluções para o seu negócio!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário