Como é feito a Avaliação de Desempenho por Competências?

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A avaliação de desempenho por competências é uma estratégia que vem ganhando cada dia mais espaço na gestão estratégica de pessoas. Ela tem foco nas habilidades técnicas e comportamentais e ajuda a fortalecer a cultura organizacional, melhorando os processos de desenvolvimento dos colaboradores e os resultados do negócio.

Quer entender a fundo o funcionamento dessa ferramenta e por que vale a pena colocá-la em prática na sua empresa? Confira tudo sobre o assunto neste post.

O que é Avaliação de Desempenho por Competências?

Trata-se de um processo de avaliação que analisa a performance dos profissionais, considerando competências técnicas, comportamentais e gerenciais. Assim, o comportamento e as ações de cada colaborador são monitorados ao longo de determinado período para entender o que levou, ou não, ao cumprimento de objetivos definidos.

A avaliação de desempenho por competências é uma ferramenta que permite que a gestão de pessoas compreenda melhor a fase em que cada colaborador está, quais os seus pontos fortes e quais precisam ser desenvolvidos.

Com essa consciência, é possível definir, de forma estratégica, quais competências são necessárias para cada cargo e para que a empresa alcance seus objetivos organizacionais. Desse modo, é possível embasar a tomada de decisões em todas as etapas da gestão de talentos, desde o recrutamento e seleção até a criação de programas de treinamento e desenvolvimento e planos de sucessão.

Benefícios da avaliação por competência

As avaliações por competências podem trazer benefícios para a empresa e também para o colaborador. Entre os benefícios organizacionais, podemos citar:

  • Melhor comunicação entre gestores e colaboradores;
  • Dados concretos para embasar a tomada de decisões;
  • Maior regularidade na aplicação de feedbacks;
  • Resolução ágil de problemas;
  • Acompanhamento próximo das competências e comportamentos do time, contribuindo para o fit cultural.

Já o colaborador pode se beneficiar nos seguintes pontos:

  • Maior entendimento sobre sua contribuição para a empresa;
  • Possibilidades de desenvolvimento de carreira;
  • Melhor compreensão sobre a necessidade de desenvolver certas habilidades;
  • Maior reconhecimento sobre suas conquistas e contribuições.

Quais são os tipos de competências?

Até aqui, entendemos que esse tipo de avaliação é bastante benéfico para todos. Agora, é necessário saber quais são as competências que devem ser avaliadas para garantir o sucesso da ferramenta. Para ajudar a defini-las, vamos separá-las de acordo com os principais tipos.

Competências essenciais

As competências essenciais são as habilidades comportamentais necessárias ao time para que uma organização se diferencie em um mercado competitivo.

Competências de liderança

Essas competências são observadas em líderes eficazes e traduzidas em comportamentos mensuráveis, permitindo que o RH crie um plano de lideranças eficiente e compatível com a cultura organizacional.

Competências técnicas

Trata-se dos conhecimentos e habilidades necessários para que o colaborador desempenhe sua função com eficiência no dia a dia. Nesse sentido, são relacionadas diretamente a cada cargo e necessárias para o desempenho bem-sucedido em áreas especializadas.

Competências gerais

As competências gerais são um conjunto de habilidades, motivações e características importantes para o desempenho de uma ampla gama de trabalhos dentro das organizações. Elas também são chamadas de soft skills e são importantes para todos os níveis de cargo de uma empresa.

Como usar as competências na avaliação de desempenho?

O foco da avaliação de desempenho por competência é justamente entender a relação entre habilidades e resultados. Dessa forma, enquanto uma avaliação 360, por exemplo, identifica apenas as percepções dos pares e líderes sobre a performance do colaborador, a avaliação por competências vai mais a fundo e investiga quais comportamentos podem estar relacionados à realização ou não das metas.

A partir disso, as lideranças e o RH conseguem identificar pontos de melhoria em cada profissional para, então, discutir com ele os hábitos e práticas que podem ser melhorados e como fazer isso.

Como fazer uma avaliação de desempenho por competências?

A seguir, listamos alguns passos que vão ajudar você a otimizar o gerenciamento de desempenho baseado nas competências dos colaboradores.

Defina as metas e as competências necessárias

Antes de qualquer coisa, é preciso definir quais são as metas e atividades de cada função dentro da sua empresa para direcionar o rumo das avaliações. Nessa etapa, é importante considerar tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais.

As metas são importantes para as avaliações individuais e também para as em equipe, e precisam ser definidas de acordo com a cultura organizacional e os objetivos do negócio.

Identifique possíveis lacunas

Depois de definir as competências essenciais, chegou o momento de identificar se os profissionais têm essas habilidades ou se elas precisarão ser desenvolvidas. Para isso, é possível utilizar ferramentas como entrevistas individuais, mapeamento de perfil comportamental ou mesmo questionários de avaliação.

Durante essas pesquisas, além de identificar as soft skills, é importante entender, também, a rotina de trabalho de cada funcionário, seu comportamento, suas expectativas e a forma como eles executam cada tarefa.

Elabore um plano de desenvolvimento

Depois de identificar os pontos de melhoria em cada profissional, é preciso traçar um plano de capacitação, para motivar, atualizar e treinar os colaboradores.

Além disso, é fundamental criar uma cultura de incentivo ao aprendizado constante, engajando os profissionais para que eles estejam sempre em busca de aprimorar suas habilidades e potencializar conhecimentos.

Monitore e documente os resultados

Por fim, é necessário monitorar e registrar os resultados obtidos, para garantir que o RH tenha dados e indicadores de suas ações.

Para tanto, é ideal o auxílio das lideranças, que deverão registrar o aprendizado e as atividades desenvolvidas pelos profissionais, identificando os pontos em que houve melhorias.

Toda essa documentação será crucial para uma tomada de decisões estratégicas da empresa, por isso, as avaliações devem acontecer de maneira periódica.

Concluindo, a avaliação de desempenho por competências é uma ferramenta muito interessante para ajudar o RH a identificar habilidades essenciais e garantir mais eficiência, tanto no recrutamento e seleção quanto na gestão de pessoas. Além disso, a ferramenta também auxilia os próprios colaboradores no crescimento de suas carreiras e pode ser uma aliada no engajamento e na retenção do time.

Agora que você já conhece esse modelo de avaliação, confira também nosso artigo completo sobre a importância das avaliações de desempenho da gestão de talentos.

Fonte: Portal RH

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