Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Imagem de Wynn Pointaux por Pixabay

O data driven marketing é a gestão orientada por dados. Em outras palavras, é quando as equipes constroem suas estratégias com base na análise de big data. Ela oferece insights sobre as preferências do cliente e as tendências mais amplas que podem impactar o sucesso de uma campanha de marketing.

Embora uma abordagem de marketing baseada em big data seja rara, a multiplicidade de canais de mídia e as expectativas crescentes do consumidor tornaram a análise de dados um processo essencial nas campanhas de marketing modernas.

Uma abordagem de planejamento de mídia seguindo o data driven marketing agora é auxiliada pelas vastas quantidades de informações às quais as organizações têm acesso. Assim, as equipes de marketing coletam dados por meio do uso de aplicativos ou diversos sites e, com uma boa modelagem de atribuição, podem acompanhar cada interação da marca ao longo da jornada do cliente.

Quando todas essas informações são analisadas, as equipes de marketing podem identificar quais ativos criativos geraram mais engajamentos, quais canais ofereceram o maior ROI e muito mais.

Com base nessas descobertas, é possível aprimorar as campanhas para garantir as melhores experiências do cliente e o maior retorno do investimento em marketing.

Quais os benefícios do data driven marketing?

Os consumidores modernos são inundados com marketing de diferentes marcas. Como resultado, eles se tornaram cada vez mais exigentes com relação às mensagens com as quais recebem.

Ao usar uma estratégia de data driven, as equipes podem aumentar (e muito) as chances de seu público-alvo clicar no anúncio, participar de seu webinar, ler uma postagem de blog ou realizar outra ação que impulsione uma meta de conversão.

Essas estratégias melhoram a experiência do cliente e a percepção que eles têm da marca, pois dão às organizações uma compreensão das necessidades e interesses do consumidor. Elas também melhoram as taxas de conversão, já que as mensagens são altamente direcionadas com maior probabilidade de chamar a atenção dos usuários.

Confira, a seguir, outros benefícios do data driven marketing!

Melhor experiência do cliente

O data driven marketing se concentra no uso de perfis de consumidor para melhorar a experiência do cliente. Isso é essencial para o sucesso, pois quase metade dos consumidores relata deixar um site para comprar um produto em outro lugar devido a uma experiência ruim.

A personalização adicional proporcionada pelo data driven cria confiança entre o consumidor e a marca à medida que cria experiências positivas para o cliente.

Melhor atribuição para otimização de gastos

Um desafio comum para os profissionais de marketing é determinar onde seu orçamento de publicidade está sendo desperdiçado.

Assim, o data driven marketing utiliza ferramentas de análise e permite que as equipes de marketing descubram qual parte do orçamento de publicidade está tendo o maior impacto nas conversões ou no reconhecimento da marca.

Produção de conteúdos relevantes

Avaliar os dados do consumidor fornece às equipes informações sobre os tipos de textos e conteúdos com os quais seu público-alvo prefere se envolver.

Entregar a mensagem certa – uma que atenda aos interesses pessoais e crie valor –, no momento certo, é essencial para se conectar com seus consumidores. Infelizmente, muitos profissionais de marketing lutam para alinhar seu conteúdo com seu público.

Ao mergulhar em suas análises, você pode descobrir quais mensagens e quais partes do conteúdo estão ressoando com seu público. Isso pode levar a decisões de produto mais eficazes e ajudá-lo a entender seus clientes.

Melhores decisões

No geral, adotar uma abordagem de data driven permite que as equipes tomem decisões mais assertivas. Dois em cada três profissionais de marketing concordam ser preferível basear as decisões em dados do que em instintos.

A análise de dados permite que os profissionais de marketing façam escolhas com base em casos de uso real, em vez de teorias. No entanto, o data driven não desconta as considerações emocionais que podem entrar em uma decisão de compra do consumidor.

Assim, as equipes de marketing devem avaliar os dados dentro de uma estrutura que considere a tomada de decisão racional e emocional para garantir que ela seja equilibrada adequadamente nas campanhas.

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Como tomar decisões baseadas no data driven marketing

Alguns passos podem ajudar você a responder questionamentos que começam com “Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê?” para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios dos dados.

Entretanto, não se esqueça de que o ciclo de análise visual não é linear. Dessa forma, uma pergunta leva a outra e, talvez, seja necessário pular ou voltar em uma etapa até encontrar finalmente dados relevantes.

Para tomar decisões baseadas em data driven marketing:

  • Identifique os objetivos comerciais da sua empresa.
  • Faça uma pesquisa na empresa para identificar as principais fontes de dados.
  • Colete e prepare os dados necessários.

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Fonte: Consultoria RR

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