Ultimamente a gestão de segurança da informação tem sido muito publicada tendo em vista as ações que ocorrem de vazamentos nas empresas e ataques cibernéticos. E devido a isso, os gestores da empresa precisam ficar atentos para que não cause problemas à empresa, colaboradores e clientes, pois isso acaba com a reputação da empresa causando grandes prejuízos. Dito isso, a segurança da informação é indispensável nas empresas, pois preserva todos os dados.
Com o avanço tecnológico tem contribuído muito para os gestores de RH a serem estratégicos dando facilidade em processos, e uma das coisas que os gestores não pode deixar de dar atenção são as medidas de segurança, visto que a área circula diversas informações importantes.
Portanto, é crucial que constantemente sejam examinadas e supervisionadas as informações geradas para que tudo esteja sob controle, e também, é necessário que os gestores tenham essa compreensão de proteger os dados para que possam dar amparo.
E para que o gestor possa dar esse amparo à empresa, é indispensável que ele saiba das políticas, normas, controle de acesso, para que auxilie os colaboradores, tendo em vista que os colaboradores precisam também entender como flui a gestão da empresa, como por exemplo, procedimentos, código de ética e assim por diante. Pois dessa forma todos estarão cientes de como são protegidos os dados.
Independentemente do tamanho do negócio da empresa sendo ele pequeno ou grande, ele depende de sistemas computacionais todos os dias, ou seja, corre riscos de acessos indesejados, logo, é necessário e imprescindível que haja uma proteção bem desenvolvida blindando os sistemas e as informações
Importância da Gestão de Segurança da Informação
Sabendo da importância com a gestão de segurança da informação, os procedimentos necessários que contribui para manter os dados seguros são:
- Dar palestras e fazer reuniões.
- Treinamentos.
- Ter um plano de conduta.
- Implantação da gestão de riscos de TI.
- Automatização de backups.
- Manter sempre os softwares e drives atualizados.
Esses são os procedimentos quais os gestores terão que proporcionar isso para a empresa para que não venha sofrer danos relacionados à segurança da informação.
Concluo reforçando o cuidado que as empresas tem que ter com os dados, a lei LGPD veio ratificar isso, tendo em vista que algumas empresas não estavam se atentando com isso e estavam tendo problemas com os dados, seja de clientes/ colaboradores ou da própria empresa.
Além disso o setor de RH precisa ponderar sobre isso diariamente para que dados dos negócios, funcionários e clientes sejam protegidos.
Quer continuar aprimorando seus conhecimentos? Separamos este artigo sobre a aplicação da LGPD nas empresas de pequeno porte. Confira!
Referências
Equipe totvs, 04 maio, 2021. Segurança da informação: o que é, importância e boas práticas. Disponível em: Segurança da informação: o que é, importância e boas práticas – TOTVS Acesso em: 09/12/2022
Sólides, 17 de março, 2022. Segurança da Informação: conceito, importância e sua relação com o RH e a ISO/IEC 27001. Disponível em: https://blog.solides.com.br/seguranca-da-informacao/ Acesso em: 10/12/2022