Impostos diretos e indiretos: qual a diferença e o que PJ paga?

Empresária: sucesso da empresa em um escritório corporativo feliz com sua carreira profissional

Enquanto os impostos diretos incidem diretamente sobre a renda e propriedade do próprio contribuinte final, como é o caso do Imposto de Renda e IPVA, os impostos indiretos serão cobrados sobre produtos e serviços, sendo repassados aos demais consumidores da cadeia de venda, como é o caso do ICMS e IPI.

Para controlar de forma efetiva os custos, precificar corretamente e ter maior controle sobre os resultados, é fundamental conhecer sobre a tributação da empresa, entendendo o percentual aplicável e sobre qual base os cálculos serão efetuados.

Conte com uma contabilidade de confiança, como a Contabilizei, para organizar o pagamento dos seus impostos e tornar seu dia a dia mais fácil.

O que são impostos diretos?

Os impostos indiretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda e propriedade do contribuinte, sem o repasse desse valor a terceiros.

Isso significa que os impostos diretos serão pagos pela pessoa física ou jurídica e não serão incluídos no preço dos produtos e serviços vendidos, seguindo o princípio da proporcionalidade, ou seja, quanto maior a renda, maior o imposto.

Os principais impostos diretos são:

  • Imposto de Renda Pessoa Fìsica (IRPF): calculado sobre os rendimentos tributáveis de contribuintes pessoa física como salários e aluguéis recebidos. Os profissionais autônomos também recolhem o IRPF sobre seus rendimentos. As alíquotas vão de 7,5 a 27,5%, conforme as faixas de receita estipuladas pela Receita Federal.
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): para empresas do lucro presumido e lucro real o imposto de renda é cobrado separadamente, diretamente sobre a presunção do lucro e lucro contábil, respectivamente. No Simples Nacional o imposto de renda é cobrado juntamente com os demais, em guia única, sendo considerado um imposto indireto.
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): imposto municipal cobrado sobre as propriedades construídas em perímetro urbano.
  • Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA): incide anualmente sobre veículos automotores, variando seu valor de acordo com as características do bem.

O que são impostos indiretos?

Já os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o consumo de bens e serviços, tendo o seu custo repassado aos demais consumidores da cadeia.

Esses tributos incidem sobre a aquisição de alimentos, roupas, móveis e demais itens e contratação de serviços em geral.

São exemplos de tributos indiretos:

  • Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte e Telecomunicações (ICMS)
  • Imposto sobre Serviços (ISS)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto de Importação (II)
  • Contribuições ao Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuições Sociais para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O que é planejamento tributário e como fazer?

Saber diferenciar impostos diretos e indiretos é um importante passo para calcular os custos da operação e precificar melhor os produtos e serviços, mas para fazer a gestão tributária da empresa é preciso colocar os conceitos em prática com um bom planejamento tributário.

O planejamento tributário consiste na avaliação completa das informações da operação da empresa e sua tributação, simulando os efeitos nos diferentes regimes tributários disponíveis para garantir sempre o maior retorno para os sócios.

É através desta análise que são definidas as estratégias para minimizar a carga tributária de forma legal e reajustar o formato operacional para garantir incentivos fiscais e outros benefícios.

Além de realizar o planejamento tributário no momento de abertura do CNPJ, é fundamental acompanhar o seu andamento e refazer as simulações no final de cada ano, momento que a legislação permite a alteração do regime tributário, se for o melhor caminho.

Importância da contabilidade para a apuração dos impostos diretos e indiretos

Contar com o apoio de contadores especialistas no segmento de atuação da empresa é fundamental para garantir a correta apuração dos impostos municipais, estaduais e federais assim como a elaboração de um bom planejamento tributário.

Uma boa contabilidade conhecerá sobre as possibilidades tributárias das atividades exercidas e a legislação específica da localização da empresa, garantindo que todas as estratégias estejam suportadas pela lei e apresentando todos os cenários para a melhor decisão do empresário.

Com o Contabilizei Experts você tem um assessor especialista responsável por executar todas as rotinas contábeis além da gestão financeira do CNPJ.

Além disso, na Contabilizei você pode abrir sua empresa de graça, com direito a uma conta bancária empresarial e possibilidade de contratação de endereço fiscal, tudo para desburocratizar ainda mais a rotina do empreendedor.

O post Impostos diretos e indiretos: qual a diferença e o que PJ paga? apareceu primeiro em Blog da Contabilizei.

Blog Contabilizei

Posts Relacionados

Deixe um comentário