O que é preciso para abrir uma empresa?

Muitas pessoas têm o objetivo de empreender e abrir uma empresa, mas vivem em dúvidas sobre como proceder e sobre o que é necessário para transformar seus sonhos em realidade. Você é uma delas?

De fato, abrir uma empresa no Brasil não é tarefa fácil. Em média, leva-se 5 dias para cumprir a tarefa nas melhores categorias, com custo padrão de R$2.038,00. Para empresas mais complexas, o tempo pode ser ainda muito maior.

Se você quer empreender, mas não sabe como, este artigo é para você. Siga a leitura para descobrir como tirar sua empresa do papel.

Prepare o conceito da sua empresa

O primeiro passo antes de abrir uma empresa é pensar nela com todo o carinho. Essa é a fase mais prazerosa, pois é quando podemos sonhar à vontade com o tipo de negócio que queremos começar e operacionalizar.

O objetivo desse primeiro passo é tentar definir ao máximo que tipo de empresa você terá. Assim, será possível definir quais documentos serão necessários, o que você precisará fazer e muito mais. Não se preocupe caso queira mudar de ideia depois. Esse passo serve apenas para que possamos começar a planejar a abertura da companhia.

Levante os documentos necessários para abrir uma empresa

Para começar a trabalhar com o seu futuro negócio, é importante formalizá-lo perante os órgãos responsáveis. Para isso, será necessário reunir alguns documentos para poder abrir uma empresa no Brasil.

Dentre essa papelada estão seus documentos de identificação (RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento), além de um contrato social. A função deste contrato é ser uma espécie de certidão de nascimento da empresa. É lá que estará mencionado quem compõe a companhia, qual o seu capital, objetivo, como funcionará, qual será o regime tributário e tudo mais.

No entanto, não se preocupe agora com o contrato social. Foque em arranjar os seus documentos. Depois, passe para o próximo ponto.

Adquira a infraestrutura necessária para abrir uma empresa

A parte do processo burocrático para abrir uma empresa demora bastante tempo. Mas isso não significa que você não deva começar a adiantar a parte prática da coisa. Por isso, organize a infraestrutura necessária para começar o seu negócio o mais rapidamente possível.

Na prática, você vai querer alugar ou comprar um espaço comercial ou industrial para o seu negócio, além de máquinas suficientes para começar a operar assim que for possível.

Contrate um contador ou uma consultoria de contabilidade

O próximo passo para abrir uma empresa é contratar uma ajuda. Mais especificamente, a de um contador ou uma consultoria de contabilidade especializada no assunto. Dá para abrir uma empresa sem esse auxílio? Claro, mas levará mais tempo e haverá maior chance de erros.

Um contador consultor ajudará a tirar o seu negócio do papel muito mais rapidamente, já que saberá exatamente qual o procedimento. Além disso, ele poderá auxiliar a resolver burocracias específicas, como elaborar o contrato social, escolher o regime tributário correto, verificar a necessidade de alvarás (desde a MP da Liberdade Econômica – isso não é necessário para determinadas companhias) e muito mais.

Por isso, contratar uma consultoria de contabilidade facilita muito o trabalho de abrir uma empresa, agilizando o processo e permitindo que você possa focar em outras coisas como adquirir materiais ou contratar mão de obra.

Registre sua empresa nos órgãos responsáveis

Caso você não tenha contratado um contador, saiba que precisará fazer o registro manual da sua empresa em todos os órgãos responsáveis. O primeiro passo é fazer o contrato social, que será usado para elaborar todos os outros registros da lista.

Em seguida, faça o registro na Junta Comercial do seu estado. Esse passo é obrigatório para todas as empresas e vem antes mesmo de você ganhar um CNPJ.

Alguns estados permitem fazer esse registro e o da Inscrição Estadual ao mesmo tempo. Essa inscrição deve ser feita por toda empresa que trabalha com comunicação, energia, comércio, indústria ou serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

Dependendo do setor de atuação, será necessário obter licenças ambientais, sanitárias, vistorias de normas de segurança e ainda obter alvarás específicos de funcionamento.

Viu como há uma trabalheira enorme em termos de burocracia? Por isso, é muito mais fácil contratar uma consultoria para fazer todo esse trabalho para você.

Contrate funcionários, encontre fornecedores e comece a trabalhar

Com os registros todos feitos, você obterá autorização para começar a operar. A partir disso, é só colocar a mão na massa: comece contratando funcionários e comprando insumos de fornecedores.

Em seguida, produza seus primeiros produtos ou serviços e comece a tentar vendê-los no mercado, seja para o público consumidor final ou para outras empresas.

Viu como é possível abrir uma empresa? O processo é burocrático sim, mas fica muito mais fácil se você tiver ajuda especializada. Dessa forma, é possível reduzir o tempo e começar a trabalhar mais rapidamente.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário