Você sabe o que é um contador de infoproduto?

Homem afro-americano, trabalhando atrás de um laptop e falando ao telefone. homem com barba sentado

Se você atua com venda de infoprodutos, certamente deseja que seus produtos digitais tenham sucesso, certo? Bom, com a ajuda de um contador de infoprodutos, isso é possível. Afinal, esse profissional consegue ensinar formas de resolver problemas e ainda planejar financeiramente seu negócio.

Nos dias atuais, essa modalidade vem sendo importante para a economia, ajudando principalmente aqueles que têm boas ideias e pouco dinheiro para investir.

Ao longo deste conteúdo, será possível entender o que é um contador de infoproduto e a sua importância para esse nicho. Além disso, iremos esclarecer se um infoprodutor pode atuar como Microempreendedor Individual (MEI). Boa leitura!

Entenda o que são infoprodutos

Infoprodutos são os conhecidos produtos digitais, os quais, em sua maioria, ensinam as pessoas a fazerem algo. De forma simples, infoprodutos são transmissões de conhecimento, com base no engajamento ou desenvolvimento daquele que os adquiriu.

A tecnologia não para de crescer, fazendo com que a educação on-line e, consequentemente, os produtos digitais passem a ganhar ainda mais força na internet.

O objetivo principal dos infoprodutos é fazer com que o empreendedor pegue seu conhecimento e o transforme em negócio, tudo sem sair de casa. Por exemplo, se você é bom em ensinar receitas, não precisa estar em uma escola ou programa de televisão. Você pode criar infoprodutos e dar aulas on-line.

É uma forma de investir gastando pouco, afinal não demanda espaço específico (estabelecimento alugado), estoques, fretes e burocracias que envolvem um lojista físico.

Descubra se um infoprodutor pode ser MEI

Para ser Microempreendedor Individual (MEI), é necessário se enquadrar no Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

No caso dos infoprodutores, é possível, sim, ser MEI, desde que o CNAE esteja de acordo com o produto que será trabalhado. Assim, atente-se às opções:

  • Código CNAE 8599-6/04: destinado a cursos ou treinamentos para a produção de conteúdos digitais, incluindo manuais e cursos on-line;
  • Código CNAE 5811-5/00: destinado à edição de livros para aqueles que desenvolvem qualquer tipo de e-book;
  • Código CNAE 6319-4/00: serve para portais, provedores de conteúdo e demais serviços destinados à informação na internet.

Assim, ser um MEI é uma opção interessante para aqueles que estão começando. Mas esteja atento, pois esta modalidade tem um limite de faturamento anual de R$ 81 mil, sendo necessário se desenquadrar do regime caso esse valor seja ultrapassado.

Contador de infoproduto: o que é?

Um contador de infoproduto é aquele que atua como pessoa jurídica, escolhendo os regimes tributários para que o planejamento e desenvolvimento das atividades sejam realizados seguindo a legislação vigente, sendo um deles os trâmites obrigatórios para o exercício da profissão.

Além disso, esse profissional não será importante apenas para a abertura da empresa ou para atuar na escolha do modelo de negócio. Mesmo depois disso, o contador irá cuidar para que todas as declarações à Receita sejam entregues e, ainda, que os cálculos dos impostos sejam realizados corretamente, fazendo com que você tenha sempre uma empresa ativa e longe de pendências.

Saiba como funciona a contabilidade para infoprodutores

A contabilidade para infoprodutores conta com processos diferenciados quando comparados aos tradicionais, isso porque a tributação deles é baseada nas vendas que são realizadas digitalmente.

O produtor deve realizar o pagamento de impostos sobre todas as vendas que forem realizadas. Sendo assim, a contabilidade especializada em infoprodutos o ajuda na hora de emitir as notas fiscais, dividir os valores e elaborar o planejamento tributário, fazendo com que o menor valor de imposto seja pago.

A contabilidade especializada vai definir o que passará a ser despesas, organizando as tributações. Com profissionais preparados, é possível reduzir os seguintes tributos:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Lembre-se: essa redução de imposto depende exclusivamente do regime tributário que for escolhido e indicado pelo contador.

Aposte em uma contabilidade com especialistas em infoprodutos

Ter um suporte financeiro faz toda a diferença, principalmente na hora de demonstrar responsabilidade, confiança e segurança aos consumidores.

Conte com os serviços oferecidos pela Consultoria RR para alcançar o sucesso da sua empresa on-line. Aqui, você encontra contadores especializados em infoprodutos e e-commerce, prontos para ajudar você e seu negócio no que for preciso, principalmente com as legislações e obrigações do setor.

Além disso, oferecemos planos exclusivos e personalizados para suprir as suas necessidades. Agende um bate-papo com nossos especialistas e coloque sua empresa em boas mãos. Enquanto eles cuidam da gestão, você cuida dos seus clientes.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário