Contabilidade para restaurante delivery: tudo que você precisa saber

Atualmente, os aplicativos de delivery estão entre as principais formas de estabelecimentos alimentícios conseguirem lucrar durante a pandemia do novo coronavírus. Afinal, com restrições em relação à abertura dos seus espaços, a entrega em casa é a grande opção de lucratividade. Isso faz com que seja necessário, no entanto, saber como trabalhar com a contabilidade para restaurante delivery.

Para se ter ideia da importância dos aplicativos de delivery nesse momento, eles aumentaram de faturamento em 103% apenas no primeiro semestre de 2020. E não pense que isso é uma tendência apenas por causa da pandemia. Os apps de entrega já estavam em crescimento com ritmo bem grande, e a crise do coronavírus apenas acelerou esse processo, trazendo para 2020 o que provavelmente aconteceria em alguns anos no futuro.

Portanto, se você tem um restaurante e vai começar a trabalhar com entrega, precisa saber como fazer a contabilidade para restaurante delivery. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

Quais são os desafios da contabilidade para restaurante delivery?

A contabilidade para restaurante delivery trabalha com os mesmos desafios que a de um restaurante que atende presencialmente, mas ainda conta com algumas particularidades específicas por causa do contexto da entrega. Na prática, isso gera alguns custos extras e isso pode acarretar algumas configurações diferentes para a empresa.

A primeira grande particularidade desse segmento do mercado alimentício é o fato de que existem determinados custos extras dentro do serviço de delivery, e isso precisa ser corretamente contabilizado e processado pela empresa para garantir sua saúde financeira. Afinal, a margem de lucro do setor de restaurantes já não é grande e esses custos extras podem reduzi-la ainda mais.

Existem duas possibilidades para quem quer trabalhar com delivery: montar um sistema próprio ou trabalhar com um app. A escolha mais vantajosa vai depender quase que exclusivamente do contexto de cada restaurante.

Isso acontece porque cada app de entrega dentre os mais famosos, como o Rappi, iFood ou Uber Eats, cobra uma taxa específica em cima do valor de cada pedido para o restaurante. Portanto, esse é um custo extra que deve ser adicionado no cálculo de custos do prato para fazer a correta precificação de cada opção no cardápio.

No entanto, esse é o único custo que a operação com delivery via apps tem. É claro que há custos com embalagens e em manter o sistema rodando internamente no restaurante, mas esses custos também existem caso a empresa decida montar uma operação por conta própria. No entanto, a taxa costuma ser relativamente alta e pode acumular bastante, caso o número de pedidos seja alto.

Já montar uma operação própria tem certos custos específicos. Em primeiro lugar, é necessário criar uma interface para que o cliente faça seus pedidos. Antigamente, uma linha telefônica servia, mas hoje em dia é necessário desenvolver um aplicativo para isso, o que gera alguns custos elevados.

O segundo ponto é que a empresa precisará manter esse app funcionando mensalmente, além de contratar entregadores para fazer o delivery dos pratos. Tudo isso além dos custos normais de trabalhar com entrega, como embalagens próprias, ter uma equipe focada no recebimento dos pedidos e por aí vai.

A opção mais vantajosa para seu restaurante vai depender da quantidade de pedidos que cada opção gera. Eventualmente, um alto número de pedidos faz com que os custos de ter um sistema próprio se diluam o suficiente e seja mais vantajoso do que trabalhar com um app de terceiros.

É preciso, no entanto, fazer um cálculo atento dessas questões para avaliar cada caso e tomar a melhor decisão para seu negócio. Um escritório de contabilidade pode ajudar nisso.

Quais as tarefas que um escritório de contabilidade executa para restaurantes delivery?

Além de fazer o cálculo de custos das operações para decidir qual é a melhor opção, um escritório de contabilidade pode ser muito importante para um restaurante de sucesso. Isso porque ele pode fazer uma série de funções diferentes, agilizando a sua operação. Veja a seguir algumas das demandas que podem ser realizadas por um escritório terceirizado:

  • BPO Financeiro: toda a parte financeira do restaurante pode ser transferida para o escritório, gerando mais agilidade e produtividade na área;
  • Folha de pagamento;
  • Processamento de todos os registros contábeis;
  • Elaboração de relatórios contábeis e balancetes;
  • Elaboração de demonstrações financeiras;
  • Emissão de holerites e guias de recolhimento de INSS, FGTS e IR;
  • Controle de todas as obrigações fiscais e tributárias da empresa;
  • Atendimento à fiscalização tributária e auditoria;
  • Planejamento financeiro para o restaurante estar no melhor regime tributário possível.

Pronto! Agora você viu como fazer a contabilidade para restaurante delivery e já entendeu a importância de cuidar dessas tarefas contábeis com dedicação e estratégia. Se você busca por um parceiro para ajudar nessa área, a RR Soluções em Contabilidade e Finanças pode ser muito útil. Somos um escritório de Contabilidade Digital e trabalhamos com tecnologias e softwares específicos para garantir um bom trabalho contábil para nossos clientes. Por isso, podemos ajudar o seu estabelecimento a lidar melhor com todas as obrigações contábeis que surgirem.

Quer saber como podemos ajudar o seu restaurante a crescer? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados