Como funciona o adiantamento salarial?


Já ouviu falar em adiantamento salarial? Provavelmente sim, mas você sabe como funciona o adiantamento salarial? O adiantamento salarial nada mais é do que uma liberação, de forma antecipada, que a empresa faz de parte do salário do colaborador. 

A principal função do adiantamento salarial é impactar positivamente na vida financeira dos empregados. Diminuindo o estresse em relação à falta de dinheiro ao longo do mês e consequentemente influenciando no seu bem-estar e produtividade.

Mas como funciona o adiantamento salarial na prática? É sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje. Boa leitura!

O que é o adiantamento Salarial

O adiantamento salarial é um benefício não obrigatório perante a legislação, concedido estrategicamente por determinadas empresas. É o pagamento antecipado de uma parcela do salário dos empregados antes da data usual.

Não existem leis que estabeleçam regras sobre como deve funcionar o adiantamento salarial. Até por isso, o tema é objeto de dúvida dentro de muitas organizações que não sabem como proceder diante do assunto.

Por esse motivo, o adiantamento salarial respeita convenções sindicais e acordos de classe.

Quem tem direito ao adiantamento salarial

Já que sabemos como funciona o adiantamento salarial, uma dúvida recorrente é sobre quem tem direito a ele.  Na verdade, não existem regras legais para esse tipo de concessão, o recomendável é que a empresa crie uma política interna referente a esse benefício.

Ou seja, não é correto disponibilizá-lo apenas para um pequeno número de pessoas. É dever que todos os empregados tenham o direito de recebê-lo, salvo alguma restrição feita em negociação com o sindicato. 

Portanto, é importante delimitar normas a serem seguidas e que tenham validade para as equipes de uma forma geral, independentemente dos cargos e funções. 

Como são feitos os descontos

É comum que o adiantamento salarial varie de 20 a 40% do salário do colaborador e seja feito entre os dias 15 e 20 de cada mês. 

Essa variação existe, pois, como dissemos anteriormente, não existe nenhuma lei específica sobre o funcionamento do adiantamento salarial.

Sendo assim, a flexibilidade nas negociações é maior e o percentual é definido de comum acordo entre empregado, empregador e sindicato. Ressaltamos que o colaborador tem direito de suspender o adiantamento, caso prefira receber o salário integral ao fim do mês.

As diferentes formas para realizar o adiantamento salarial

Além da dúvida se saber como funciona o adiantamento salarial é comum que surjam questões a respeito de como ele pode ser disponibilizado. Por isso, preparamos uma lista com as diferentes maneiras para oferecer o adiantamento salarial. Confira!

Vale

Sem dúvida o chamado “vale” é um dos métodos mais utilizados em relação ao adiantamento salarial. Por meio dele, a empresa define uma data específica no mês e faz o pagamento via depósito ou em espécie, conforme a política de pagamento da organização.

A porcentagem desse adiantamento salarial é previamente definida e esse vale é depositado apenas aos colaboradores que optarem por ele.

Esses adiantamentos, nos chamados vales, não só exige do setor responsável saber como funciona o adiantamento salarial, mas também um controle minucioso de todos os pagamentos. 

Isso porque será necessária uma gestão financeira diferenciada sobre as variações de salário e porcentagens. Esse trabalho, principalmente se for feito manualmente, pode estar fadado a erros de pagamento e futuros processos trabalhistas. 

O ideal nesse caso é automatizar os processos por meio de softwares de gestão de pagamento.

Cartão multibenefícios

Muitas empresas optam por não realizar o adiantamento em dinheiro em espécie e optam pela chamada ferramenta convênio, que nada mais é do que um cartão multibenefícios.

O valor depositado no cartão pode ser utilizado para despesas domésticas e compra de medicamentos. Segundo dados de uma pesquisa da Alelo, em relação às despesas domésticas, cerca de 40 a 50% dos gastos, vêm de farmácia, alimentação e cultura.  

Muito se fala que o cartão multibenefícios pode ser também um apoio para quem deseja ter um controle financeiro maior e precisa gastar o salário com maior responsabilidade.

Portanto, além de ter o exato conhecimento de como funciona o adiantamento salarial, a empresa nesse caso, está ajudando o colaborador a manter o bem-estar em dia. Ajudando-lhe inclusive a ter uma certa educação financeira no uso do seu salário.

Salário sob demanda

Quem nunca terminou o mês sem dinheiro? Ou até mesmo teve que recorrer a empréstimos ou a poupança para pagar alguma dívida inesperada? 

Pensando nesse estresse financeiro que muitos funcionários passam, uma modalidade de adiantamento salarial ganha força no mercado, o chamado salário sob demanda.

Com ele, a empresa oferece autonomia e flexibilidade para que o colaborador tenha acesso a parte do seu pagamento no momento que quiser. Isto quer dizer que o empregado pode solicitar, na hora que quiser e precisar, o valor dos dias trabalhados.

Essa facilidade pode atrair e reter talentos na organização, gera bem-estar financeiro, aumenta a produtividade, diminui o estresse financeiro e etc.

Como criar uma política de adiantamento salarial

Mesmo não fazendo parte de uma legislação específica, é imprescindível que a empresa não só saiba como funciona o adiantamento salarial, mas crie uma política interna em relação a esse benefício.

Neste sentido, a cessão do adiantamento salarial passa a ser mais transparente e organizada, evitando possíveis dúvidas sobre a data do pagamento, descontos e modelo adotado. 

Além disso, é importante que a empresa seja clara e objetiva com os empregados em relação à política de pagamentos e adiantamentos, desde o início deles na empresa.

Adiantamento salarial e seu diferencial competitivo 

Em um mercado em que as empresas precisam encontrar alternativas para diminuir a rotatividade e reter talentos saber como funciona o adiantamento salarial pode ajudar. Isso porque investir nessa estratégia pode ser um grande diferencial competitivo.

Além de aumentar a flexibilidade e participação dos colaboradores no gerenciamento do próprio dinheiro, o adiantamento salarial pode aprimorar e estreitar os laços entre empregador e empregado.

Quando não há uma pressão financeira, por falta de dinheiro, o colaborador tende a se preocupar menos com coisas pessoais e sua produtividade aumenta. 

E esse é exatamente o papel do adiantamento salarial, proporcionar um equilíbrio financeiro maior aos colaboradores.  

Quer saber mais sobre as facilidades do adiantamento salarial? Leia o artigo da Xerpa sobre o Xerpay – inovador software de gestão que facilita o pagamento sob demanda. Clique aqui e saiba mais.

Fonte:Xerpa


One comment

Deixe uma resposta