Como ser um headunter: saiba mais sobre esta carreira


Contratar executivos é uma tarefa que exige um cuidado especial. Tanto é que existe um profissional específico para esse tipo de recrutamento: o headhunter. Após alguns anos de mercado, muita gente se abre para a possibilidade de seguir essa carreira, que pode ser muito gratificante. Porém, antes de se aventurar, é preciso aprender como ser um headhunter.

O recrutamento para posições de alta gestão tem exigências muito específicas. Por isso, para ser dar bem na atividade é preciso muito preparo, além de ter o perfil adequado. Quer saber como ser um headhunter de sucesso? Continue acompanhando o post!

O que é um headhunter?

Headhunter é o profissional de recrutamento com foco em contratações para posições específicas, normalmente executivos de alto escalão. O termo, em tradução literal, significa “caçador de cabeças”, mas neste contexto pode ser lido como “caçador de talentos”.

O papel do headhunter é servir como mediador entre a empresa e os profissionais do mercado. Ele deve conhecer muito bem a organização e suas necessidades, a fim de buscar as qualificações mais adequadas nos candidatos ao recrutá-los.

O headhunter atua de forma bem diferente de quem contrata para cargos operacionais. Ao invés dos sites de vagas, sua maior aliada é a própria rede de contatos, construída e cultivada ao longo dos anos. 

Além disso, o headhunter geralmente não é funcionário da empresa, mas sim um consultor, que presta serviço de forma independente ou por meio de uma agência.

Como é o mercado de atuação de um headhunter?

O perfil das empresas que contratam headhunters inclui organizações de grande porte e multinacionais. Geralmente, são companhias com cargos de alta cúpula bem estruturados, que necessitam de executivos de alta performance para definir os rumos do negócio.

Uma contratação excelente pode trazer um retorno milionário.  Já que, o executivo atua diretamente no planejamento de ações e metas da empresa. O trabalho do headhunter também contribui para reduzir o turnover, já que ele identifica profissionais que têm mais chances de engajamento na cultura da empresa.

Por tudo isso, os serviços de um headhunter não custam barato, apesar de não ser possível dizer valores exatos. Isso depende muito do nível de influência e credibilidade do profissional no mercado, então a faixa varia bastante. Para se ter uma ideia, não é raro um headhunter receber o valor de um salário do executivo contratado como pagamento.

Ao  contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter formação em Recursos Humanos para se tornar um headhunter. É comum ver profissionais que deixam suas carreiras de origem, como engenheiros e advogados, e passam a usar sua expertise para recrutar executivos de suas áreas.

Quais são os principais atributos de um headhunter?

Não existe um treinamento ou faculdade que ensine como ser um headhunter. Suas habilidades são desenvolvidas ao longo do tempo, com as experiências anteriores em diversos cargos e funções. Conheça a seguir as principais competências que você deve ter para ter sucesso nessa carreira.

Poder de argumentação

Não há como ser um headhunter sem um bom poder de argumentação. Esse tipo de recrutamento envolve buscar aqueles que realmente são os melhores do mercado em suas posições. Porém, os melhores geralmente já estão empregados, e nem sempre estão dispostos e deixar a zona de conforto.

Por isso, é preciso ter tato para se aproximar, descobrir se a pessoa está feliz onde está e o que ela levaria em conta para aceitar um novo desafio. O bom headhunter sabe fazer as perguntas certas e destacar os pontos positivos da vaga, fazendo com que os candidatos fiquem interessados.

Saber negociar também é importantíssimo. Cargos executivos envolvem altos valores, então é necessário encontrar um caminho que seja bom para a empresa e para o profissional contratado.

Bom networking

Uma rede de relacionamentos bem construída é a chave de como ser um headhunter. É necessário ter bom trânsito entre os executivos da área de atuação desejada e uma boa reputação para obter a confiança dos candidatos e companhias.

É o networking que vai fazer você saber encontrar as pessoas certas, para o cargo certo. Hoje, além de uma agenda de contatos poderosa, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para auxiliar na busca, ampliando o alcance dos headhunters na hora de fazer o seu trabalho.

Conhecimento sobre a empresa

O headhunter deve ter perfil empreendedor e conhecer muito bem a empresa e o mercado em que trabalha. Quem quiser ter vida longa nessa carreira vai precisar pesquisar muito sobre a organização e seus concorrentes, para saber como diferenciar suas propostas das demais oportunidades oferecidas por aquela área de atuação.

Também é fundamental compreender as necessidades do cargo, bem como a missão e os valores da empresa. Só assim será possível recrutar com precisão, buscando profissionais que sejam qualificados e identificados com a cultura organizacional.

Saber escutar

Saber escutar é uma parte essencial do trabalho do headhunter, principalmente na hora de avaliar os candidatos. Durante a entrevista, é possível aprender informações sobre o profissional que não estão no CV, como perfil comportamental, capacidade de liderança e nível de interesse em uma nova oportunidade.

Tudo isso está nas entrelinhas, na entonação e até na expressão corporal da pessoa. Por isso, fazer as perguntas adequadas e saber como analisar as respostas é a melhor forma de conhecer o profissional mais a fundo.

Descrição

Vagas para cargos de alta gestão costumam ser confidenciais, pois geralmente envolvem longas negociações e profissionais de renome no mercado.

Por isso, o headhunter dificilmente vai anunciar a vaga em um grande portal. O melhor caminho é usar a rede contatos para buscar profissionais omitindo o nome da empresa, garantindo o sigilo dessa informação em um primeiro momento.

Essas foram as nossas dicas sobre como ser um headhunter. Se interessou em seguir essa carreira? Primeiro, veja se você tem o perfil e as competências necessárias para a profissão. Se não tiver, use este artigo como um guia para desenvolver suas habilidades e se preparar para recrutar executivos.

Gostou do post? Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira este outro artigo do blog sobre a profissão de headhunter!

Fonte:Xerpa


Deixe uma resposta