Como você pode se tornar um aliado da integração na empresa?

Imagem de equipe reunida

*PorCássia Tavares, Founder na Hackers de RH e RH Internacional na BIP Consulting

Que o RH é um forte aliado na construção da cultura de uma empresa, nós sabemos. Mas, de maneira prática, como o RH pode atuar diretamente com a integração na empresa?

Separei algumas dicas que eu mesma experimentei fazer e deu certo! Ou seja, dicas testadas e validadas para você se inspirar e 99% delas custam R$ 0,00!

Mas antes de entrar nas dicas, quero chamar sua atenção para uma reportagem que li recentemente e que me impulsionou ainda mais a falar sobre esse assunto.

De acordo com a Remote Work Culture Insights, da Airspeed/Workplace Intelligence, dentro de 1600 pessoas entrevistadas, 33% alegaram se sentir solitários e isolados. Ela fala que o Trabalho Remoto leva as pessoas a desconexão com a empresa.

72% dos participantes disseram que não conseguem se socializar o suficiente com seus colegas quando estão trabalhando em casa. 44% alegaram que o seu gerente não incentiva a integração entre as equipes e 33% relataram que não tem tempo de interagir.

Esses dados te chamam a atenção? A mim chamam e muito! Até porque venho de quase 3 anos liderando times remotos e tendo pessoas com alto índice de engajamento.

Ou seja, isso só me faz concluir que não é o trabalho remoto que leva à desconexão. Mas as pessoas. Tudo é sobre pessoas. Pessoas levam a conexão e a desconexão, e o RH tem um papel fundamental na promoção dessa conexão, dessa integração na empresa.

Agora que você já sabe mais sobre a importância das pessoas, guarda essas dicas para você ser um RH que promove a integração na empresa entre os colabores. Preparado? Então vamos lá!

  1. Não trate a comunicação como algo que só o marketing deve fazer! Comunicação é fundamental para o RH, para a cultura, para o negócio, para integração, para as pessoas! Enquanto você tratar a comunicação como algo que não é seu papel, você estará bem distante de ter um time integrado, engajado.
  2. Faça um plano estruturado de comunicação para o que precisa ser comunicado, por exemplo: valores da empresa, cultura, rituais que existem na empresa, programas de gestão de pessoas que ajudam no desenvolvimento dos colaboradores.
  3. Crie rituais de interação entre as pessoas. Momentos para as pessoas se conectarem com a empresa, com a alta liderança, mas também momentos para se conectarem entre elas. Com esses rituais você reforça cultura, ajuda as pessoas a se conhecerem, reforça que a conexão e a integração é algo importante para sua cultura e para a sua empresa.
  4. Promova espaço para as pessoas trabalharem e contribuírem para assuntos que estejam relacionados às suas aspirações e talentos. Squads, Tribos, Grupos de trabalho para solucionarem problemas ou criarem novos negócios.
  5. Forme a sua liderança como bons comunicadores e agentes de integração. A liderança é o contato direto das pessoas com a cultura da sua empresa. É extremamente importante que os líderes estejam preparados para comunicar , para atuar com integração das pessoas. Não adianta ter uma série de ações e a liderança não engajar as pessoas a participarem dessas ações.

Dica extra sobre a integração na empresa

Escute as pessoas, as necessidades delas, o que elas sentem falta, como elas gostariam de se integrar e estar mais conectadas à empresa e entre elas. Afinal, envolver as pessoas nesse processo é fundamental para sempre atuar ativamente nesse tema.

Espero que você aproveite as dicas e coloque-as em prática o quanto antes! Para mais dicas como essa, fique sempre atento ao RH portal e me siga em @tavarescassia.Aproveito para perguntar como são as áreas de RH e DP das PMEs brasileiras?

A Sólides lançou o MAPA do RH e DP, uma pesquisa inédita sobre o perfil das áreas de RH e DP da PME. Acesse aqui e responda sobre os desafios e tendências do RH e DP no Brasil.

Fonte: Portal RH

Posts Relacionados

Deixe um comentário