DCTF e DCTFWeb: qual a diferença?

Imagem de um homem atencioso em óculos no estúdio de um

Ainda que parecem se tratar da mesma obrigação, uma em formato digital e outra não, DCTF e DCTFWeb são declarações que contemplam tributos diferentes.

A DCTF é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais que integra impostos como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre outros.

Já a DCTFWeb é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos. Ela foi criada para substituir o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) e a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). A DCTFWeb contempla informações sobre contribuições previdenciárias e contribuições com terceiros.

Além do objetivo, outras diferenças entre a DCTF e DCTFWeb são a data de entrega dessas declarações e as empresas que são obrigadas a enviá-las.

Para saber qual delas deve ser enviada pelo seu negócio, basta seguir a leitura deste artigo.

Para que serve a DCTF?

Se você precisa saber o que é DCTF e para que serve, saiba que se trata de uma declaração na qual são informados os tributos e as contribuições apurados de uma empresa, o que foi pago ou parcelado referente a esses impostos, bem como se há débitos ou créditos.

A DCTF é obrigatória a todas as pessoas jurídicas, incluindo as isentas, imunes e as equiparadas, estando dispensadas dessa obrigatoriedade apenas as optantes do Simples Nacional.

As informações que precisam estar presentes na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais são referentes a:

  • IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • IOF: Imposto sobre Operações Financeiras;
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • Cofins: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
  • CIDE: Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico;
  • CPRB: Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta.

Qual a data de entrega da DCTF mensal 2022?

A data de entrega da DCTF mensal em 2023 é, no máximo, até o dia 15 do 2° mês subsequente aos fatos gerados.

Caso a empresa não cumpra esse prazo, estará sujeita a multas e autuações por parte dos órgãos fiscalizadores.

A DCTF será extinta?

De acordo com informações da Receita Federal, a partir de janeiro de 2023 a DCTFWeb substituirá a DCTF, passando a ser o veículo para composição de créditos tributários e confissão de dívidas do IRPJ, IRRF, CSLL, PIS/Pasep e Cofins retidos na fonte.

Qual a diferença entre DCTF e DCTFWeb?

Uma das primeiras diferenças entre DCTF e DCTFWeb é o objetivo de cada declaração. Outros dois pontos que as diferem são a data de envio e quais empresas são obrigadas a enviá-las:

  • objetivo:
    • DCTF: gerar informação sobre IRPJ, IRRF, IPI, IOF, CSLL, PIS, Cofins, CIDE, CPRB;
    • DCTFWeb: em substituição à GFIP e ao SEFIP, visa o informe de débitos de contribuições previdenciárias.
  • data de envio:
    • DCTF: até o dia 15 do 2° mês subsequente aos fatos gerados;
    • DCTFWeb: até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores;
  • empresas obrigadas a entregar:
    • DCTF: a todas as pessoas jurídicas, incluindo as isentas, imunes e as equiparadas, exceto as optantes do Simples Nacional.
    • DCTFWeb: optantes do Simples Nacional integrantes dos grupos do eSocial.

Quem entrega DCTFWeb precisa entregar DCTF?

Depende. Um dos motivos é que MEs (microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) optantes do Simples Nacional não têm a obrigatoriedade de entregar a DCTF, precisando apenas apresentar a DCTFWeb.

Entretanto, as optantes do Simples Nacional que contribuem com a CPRB, Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, precisam, obrigatoriamente, apresentar a DCTF.

Como regularizar sua empresa?

Saber como regularizar sua empresa é fundamental para se manter em dia com os órgãos fiscalizadores, evitar multas ou outras penalidades maiores, e conseguir fechar bons negócios.

Afinal, somente uma empresa devidamente regularizada pode, por exemplo, emitir nota fiscal, que é um documento muito solicitado em negociações B2B (entre negócios).

Conhecer mais sobre a DCTF e a DCTFWeb é uma das maneiras de conseguir isso. Entretanto, sabemos que são muitas taxas, impostos e tributos para que tudo fique legalizado, e entender pontualmente cada um deles pode ser um tanto desafiador.

Para tornar esse processo todo muito mais fácil, ter o suporte de um contador e contabilista faz toda a diferença. Quanto a isso, nós podemos ajudar!

Os serviços da Contabilizei vão desde o momento de abrir empresa até a gestão fiscal mensal do seu negócio. São mais de 1 mil especialistas que cuidam de mais de 350 mil empresas.

Já tem contador? Sem problemas! Saiba que você pode mudar de profissional contábil a qualquer tempo.

Confira no e-book “Guia definitivo para trocar de contador” como fazer isso. Acesse também o site da Contabilizei para conhecer todos os nossos serviços e planos!

O post DCTF e DCTFWeb: qual a diferença? apareceu primeiro em Blog da Contabilizei.

Blog Contabilizei

Posts Relacionados

Deixe um comentário