Emissão de nota fiscal para e-commerce: como fazer de maneira correta?

Imagem de Ioannis Karathanasis por Pixabay

A emissão de nota fiscal é uma atividade fundamental para seu e-commerce. Ainda que você seja um microempreendedor individual e não tenha obrigatoriedade de emiti-la, se você deseja escalar suas vendas, ter vantagens e otimizar seus negócios, será necessário entender como funciona esse processo.

A emissão de notas fiscais não é uma tarefa difícil, mesmo que demande dados, informações, impostos, entre outras questões. Atualmente, graças ao avanço de tecnologias e automação, todo esse processo é feito em um sistema específico. E, para facilitar, as plataformas emissoras são totalmente integradas com a própria plataforma de e-commerce.

Confira, a seguir, como emitir notas fiscais em seu empreendimento!

Quem tem um e-commerce deve emitir nota fiscal?

Se seu e-commerce está enquadrado no regime Microempreendedor Individual (MEI), você tem a obrigatoriedade de fazer a emissão apenas quando os clientes são pessoas jurídicas. No caso de pessoas físicas, a nota fiscal é facultativa.

Entretanto, se seu negócio estiver inscrito em outro regime tributário, você deverá emitir para qualquer cliente.

Quais são as vantagens de emitir nota fiscal?

Quando pensamos na emissão de nota fiscal, estamos falando sobre a nota fiscal eletrônica (NF-e). Ela é emitida de maneira digital e pode ser enviada ao consumidor de duas maneiras: impressa e inclusa na embalagem do produto ou por e-mail.

A geração da nota é um procedimento simples e pode ser feito rapidamente. O empreendedor tem a vantagem de economizar, já que este processo não demanda gastos com papéis, gráficas, por exemplo.

Outro benefício da NF-e é a simplicidade com a qual ela pode ser guardada. Por ser um arquivo digital, ela pode ser armazenada em sistemas ou nuvens, e consultada rapidamente sempre que necessário.

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Como realizar a emissão corretamente?

Afinal, como fazer corretamente a emissão de nota fiscal para e-commerce? Apesar de parecer difícil, o processo é simples e pode ser realizado seguindo algumas etapas.

Em caso de dúvidas, você também pode recorrer a uma contabilidade especializada, com profissionais capacitados para orientá-lo. Confira o passo a passo abaixo.

Passo 1: Faça a inscrição no CNPJ

Antes de emitir notas fiscais, é necessário inscrever a sua empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), no site da Receita Federal. Se seu e-commerce estiver enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI), o cadastro deverá ser realizado no Portal do Empreendedor.

Assim como o CPF é essencial para as pessoas físicas, o CNPJ é para as empresas. O número será utilizado em todas as transações financeiras do seu e-commerce. Além do mais, o CNPJ possibilita o acesso a preços mais acessíveis com seus fornecedores.

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Passo 2: Obtenha o certificado digital do seu e-commerce

Com o CNPJ em mãos, o próximo passo para emitir nota fiscal é ter o certificado digital da empresa. Você deve contatar a autoridade de certificado da sua cidade para que isso seja possível.

O que é o certificado digital?

Trata-se de um sistema instalado em seu computador que assegura que a emissão da nota fiscal está sendo realizada com segurança e sem risco de fraude.

Deste modo, no momento de gerar uma nota, o certificado digital irá verificar a autenticidade e autoria dos dados que estão sendo usados.

Passo 3: Pegue a credencial na Secretaria da Fazenda

Depois de obter o certificado digital, é hora de realizar o credenciamento da empresa no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado. O órgão irá cadastrar o CNPJ como emissor da nota fiscal, regularizando sua situação fiscal.

Apesar de muitas vezes esse passo não ser lembrado, ele requer atenção e é fundamental para quem atua no regime do MEI. Assim, apenas após esta etapa, é que você poderá realizar a emissão das notas fiscais eletrônicas.

Passo 4: Realize a integração do seu e-commerce

Cada local possui o próprio site oficial para a emissão da nota fiscal eletrônica, possibilitando, assim, a geração de maneira gratuita e simples. Entretanto, em termos de praticidade para a empresa, a melhor opção é contar com um programa que possa ser integrado a seu e-commerce.

Isso tornará o processo de emissão de notas mais flexível, pois será feito por meio de recursos automatizados que acessam os dados armazenados na plataforma do e-commerce. Essa opção se torna ainda mais interessante para lojas virtuais com vendas moderadas ou altas.

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Fonte: Consultoria RR

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