O que é Assessment e como aplicá-lo na empresa?

Liderança executiva empresária planejando

Assessment significa avaliação Dentro das empresas, essa técnica é comumente utilizada para medir o desempenho dos funcionários em relação a competências técnicas e comportamentais e para avaliar a aderência de candidatos nos processos seletivos. Existem diversas formas dessa avaliação acontecer e nesse artigo vamos explicar quais são essas formas e como aplicar o assessment dentro das empresas.

Porque utilizar assessments na sua empresa?

Uma pesquisa da Harvard Business Review descobriu que empresas que usam assessments como parte de seus processos de seleção e desenvolvimento de funcionários relataram um aumento médio de 59% no desempenho dos funcionários. Além disso, um estudo da Talent Management e HR descobriu que 75% das empresas que usam assessments relataram que eles ajudaram a melhorar a qualidade de suas contratações. Dessa forma, fica claro que aplicar avaliações pode tornar a empresa mais produtiva e lucrativa.

Quais são os usos mais comuns do assessment dentro de uma organização?

1. Análise de Fit Cultural

É uma avaliação que tem como objetivo analisar se um candidato ou funcionário está alinhado com a cultura e os valores da empresa. É uma avaliação importante para garantir que os colaboradores estejam engajados e motivados a trabalhar na empresa, além de garantir a harmonia e a sinergia entre os membros da equipe.

2. Análise de Perfil Comportamental

É uma avaliação que visa identificar o perfil comportamental de um candidato ou colaborador. É utilizada para compreender as características de personalidade e comportamento do indivíduo, auxiliando no processo de seleção, desenvolvimento e gestão de pessoas.

3. Pesquisa de Clima

É uma avaliação que tem como objetivo medir a satisfação e o engajamento dos colaboradores em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. A pesquisa de clima é uma ferramenta importante para identificar pontos de melhoria e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

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4. Avaliação de Desempenho

É a avaliação que tem como objetivo medir o desempenho dos colaboradores em relação às competências e metas definidas pela empresa. É uma ferramenta importante para identificar pontos fortes e fracos de cada colaborador, promover o desenvolvimento individual e coletivo e tomar decisões relacionadas à remuneração e promoção.

5. Desenvolvimento de Lideranças

É um programa de desenvolvimento que visa capacitar e aprimorar as habilidades de liderança dos colaboradores. O desenvolvimento de lideranças é importante para garantir que os líderes estejam preparados para lidar com desafios, motivar a equipe e alcançar os objetivos da empresa.

Qual ferramenta utilizar?

Existem diversas ferramentas de assessments no mercado, a mais utilizada é o DISC que tem como objetivo avaliar o perfil comportamental de um indivíduo. Ele se baseia na teoria DISC, desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston, que propõe que as pessoas possuem quatro perfis comportamentais básicos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Como aplicar um assessment na minha empresa?

Após definir o objetivo da aplicação e escolher a ferramenta, é importante entender se o próprio RH da empresa fará a avaliação ou se uma empresa terceira e imparcial irá aplicar as avaliações. 

O primeiro passo para um bom assessment é definir quais competências serão avaliadas. Isso pode variar conforme a função e o nível hierárquico do colaborador. Algumas competências comuns incluem comunicação, liderança, trabalho em equipe, adaptabilidade e resolução de problemas.

Uma vez que as competências a serem avaliadas e a técnica de avaliação são definidas, a etapa de aplicação do assessment se inicia. É importante destacar que a avaliação deve ser realizada de forma objetiva e imparcial, de modo a evitar influências pessoais ou subjetividades que possam comprometer os resultados.

Em muitas empresas, o próprio RH é responsável pela aplicação do assessment, fazendo uso das ferramentas adequadas para cada caso. Em outras situações, é comum a contratação de uma empresa terceirizada especializada em avaliações de competências e desempenho para realizar o assessment.

Após a aplicação dos testes e ferramentas de avaliação, é fundamental que os resultados sejam analisados criteriosamente para que seja possível desenvolver um plano de ação personalizado de acordo com o objetivo da aplicação do assessment. Esses planos de ação são cruciais para garantir que cada colaborador tenha acesso ao treinamento e suporte necessário para melhorar seu desempenho e preencher lacunas de competência identificadas.

Por exemplo, se o objetivo da avaliação foi identificar pontos fortes e fracos de cada colaborador, é importante desenvolver um plano de ação personalizado para cada um deles, com treinamentos e suportes específicos. Já se o objetivo foi identificar lacunas de competência na equipe, um plano de ação com treinamentos coletivos pode ser mais adequado.

Além disso, como o  assessment também pode ser utilizado em processos de seleção e recrutamento, ajudando a identificar candidatos com as competências necessárias para a função e a cultura da empresa, o plano de ação pode ser escolher os candidatos que seguem para uma próxima etapa.

E aí, sua empresa já passou por algum assessment? Comente aqui!

Fonte: Portal RH

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