O que é hunting em RH e como usar essa técnica de recrutamento

O que é hunting em RH

Hunting é uma metodologia de recrutamento de talentos ativa, em que o RH estuda um mercado de trabalho específico na busca por profissionais especialistas para um determinado cargo.

Todo profissional de Recursos Humanos, que atua com recrutamento e seleção, sabe que encontrar candidatos ideais não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente, quando são cargos de alta gestão que exigem níveis de especialização profissionais bem elevados. É, justamente, aí que o hunting em RH entra em ação.

Diferente dos processos de seleção tradicionais, em que o candidato busca uma oportunidade na empresa, no hunting, a busca parte pela empresa. O RH fica responsável por procurar, abordar e oferecer uma proposta assertiva para recrutar esse profissional diferencial, esteja ele procurando ou não por uma nova oportunidade.

Para entender melhor, vamos explicar neste post todas as funções dessa atividade e mostrar como saber o que é hunting em RH pode transformar o êxito do processo de contratação da sua empresa. Confira!

O que é hunting?

Hunting é uma expressão da língua inglesa que significa “caçar”. E é o que literalmente o setor de RH faz para achar candidatos qualificados, em casos específicos. 

A prospecção é ativa, portanto, é a empresa que busca pelo profissional conforme seus objetivos organizacionais. Mas como o RH encontra esse especialista se ele pode não estar se candidatando para novos cargos?

Networking explica o que é hunting em RH! No processo de hunting, o recrutador é chamado de headhunter, que é, grosso modo, um “caçador de cabeças” com uma rede de network poderosa. 

Ele é, em geral, muito bem relacionado e transmite confiança, por isso o processo de seleção por meio do networking é estratégico. A assertividade na busca por profissionais adequados para áreas executivas e lideranças é potencializada. 

Qual a diferença entre Search e Hunting?

Ambos são processos de seleção, mas aplicados em contextos diferentes. Entenda:

Search

Search é o recrutamento tradicional, em que o setor de RH realiza o processo seletivo, considerando os candidatos disponíveis no mercado de trabalho.

Geralmente, é realizado um anúncio de vaga e o próprio candidato envia seu currículo ou preenche formulários em sites de emprego, para disputar a oportunidade. 

O search é uma opção para vagas operacionais, que buscam um perfil profissional mais técnico. Isso porque são vagas com definições mais claras e diretas de suas exigências, permitindo a automatização do processo.

Hunting

Hunting é um recrutamento para necessidades mais específicas, em que o RH vai em busca do profissional, independente da sua atual colocação no mercado. 

Como já explicamos, o headhunter caça os profissionais mais aptos, por meio da sua rede de network, considerando as principais necessidades da vaga. Ele cria uma abordagem inteligente de venda do cargo, e dependendo das vantagens da proposta, o profissional decide se aceita ou não o recrutamento para essa nova oportunidade de trabalho.

É muito comum que, nesses casos, a oferta vá além do encontrado no mercado, já que atrair esse profissional é essencial para potencializar a produtividade do negócio.

O hunting é uma opção para vagas que possuem critérios de seleção mais subjetivos, como:

  • empatia;
  • foco no resultado;
  • capacidade de motivação;
  • senso de dono;
  • inteligência emocional;
  • conduta comportamental.

Além de critérios de seleção técnicos, como nível de formação e capacitação. Ou seja, altos cargos de liderança.

Como funciona o hunting em RH?

Agora que você já sabe o que é hunting em RH, é hora de colocar o mecanismo em ação.

O primeiro passo é conhecer o perfil da vaga e os seus critérios de preenchimento. Considere as características mais importantes que o profissional deve ter para ocupar esse cargo.

Crie uma lista com requisitos para buscar esse profissional. Se a sua empresa não contar com um headhunter ou com ferramentas adequadas para efetivar com qualidade esse recrutamento, considere contratar uma empresa de consultoria especializada.

Em um segundo momento, com um plano de ação estabelecido, é realizada a abordagem dos candidatos para conhecer quais são as suas reais competências e atuais situações no mercado. Assim, a elaboração da proposta pode ser feita com mais precisão e assertividade.

Feita uma análise dos profissionais considerados, uma lista com as opções mais adequadas deve ser apresentada para os gestores. Os pontos fortes e fracos de cada um devem ser bem detalhados, considerando as necessidades da vaga em questão. 

O próximo passo é elaborar uma proposta oficial que seja agressiva e coloque a sua empresa à frente da concorrência. É muito provável que o candidato ideal já esteja atuando em outra organização, por isso a proposta precisa ser significativa.

Por que hunting em RH é importante para a sua empresa?

Custos excessivos com a rotatividade de funcionários é um problema sério. Além do gasto com processos seletivos, treinamentos de integração e despesas da própria admissão, a frustração pela falta de compatibilidade prejudica a empresa.

O hunting é uma solução de recrutamento assertiva e cautelosa – é um investimento! Esse mecanismo promove uma busca inteligente por profissionais de alto impacto, que possam potencializar os resultados organizacionais, ocupando cargos de gestão e liderança. 

Entender o que é hunting em RH é essencial para transformar esse processo de busca e otimizar o trabalho do setor. Uma contratação qualificada pode influenciar, inclusive, a confiança e satisfação de toda empresa.

Quais são os erros mais comuns no hunting?

O processo é robusto e complexo, fique atento para não cometer os seguintes erros:

Achar que qualquer um pode fazer

Know-how e networking definem bem o que é hunting em RH, por isso não é qualquer um que pode aplicar esse tipo de recrutamento. O headhunter é um profissional especializado, que domina as técnicas mais estratégicas, confidenciais e éticas para selecionar os candidatos ideais.

Duvidar da eficiência do mecanismo

Hunting não é o LinkedIn. Essa rede social é uma ferramenta incrível para encontrar profissionais dos mais diversos tipos e níveis de capacitação. Contudo, não possui garantia de atualização de dados e nem todas as opções de currículos. 

Profissionais que realmente podem ser um diferencial para o seu negócio podem não estar no LinkedIn. O hunting vai além da rede social.

Esse mecanismo de recrutamento faz uso de uma rede de network estratégica, que encontra profissionais ideais, independente da sua situação no mercado e uso de redes sociais.

Não conhecer o mercado

Um estudo criterioso do mercado é indispensável para entender qual perfil de profissional está à disposição. Não adianta idealizar um super-profissional, é preciso conhecer as melhores opções que o mercado oferece para a vaga da sua empresa.

O hunting é uma ferramenta que vai além do processo de recrutamento tradicional e gera resultados mais precisos para a organização. A médio e longo prazo, um quadro de funcionários de excelência, com maior engajamento e menor taxa de turnover, pode ser criado.

Saber o que é hunting em RH é fundamental para potencializar essa busca por lideranças transformadoras e levar a sua empresa a outro patamar. Com esse mecanismo estratégico, a “caçada” será pelo sucesso

Fonte:Xerpa

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