Change management quais são os impactos desse tipo de gestão?

Change management traduzido para o português quer dizer gerenciamento de mudanças, e como o próprio nome diz é uma abordagem de gestão estratégica estruturada para assegurar que mudanças sejam implantadas de forma eficiente. O foco desse tipo de gestão está nos grandes impactos do processo de transformação, para garantir que os seus benefícios sejam sempre superiores.

Mudanças são essenciais para o crescimento de qualquer organização, pois o aumento da competição na economia global e as exigentes expectativas dos consumidores cobram por novos posicionamentos.  

Contudo, é um processo desafiador por natureza, porque a mudança em qualquer processo é gerenciada por elementos humanos. Pessoas não gostam inerentemente de mudanças, por isso o change management é tão importante para o processo evolutivo de uma organização.

Para te ajudar a entender melhor como esse perfil de gestão atua no cenário empresarial, acompanhe este post. Tudo o que você precisa saber sobre change management a seguir!

O que é change management?

As principais transformações das grandes empresas concentram-se na elaboração de melhores planejamentos táticos, seja para empreender projetos ou implantar iniciativas que otimizem o seu desempenho. Para isso, mudanças são indispensáveis nos processos, funções, estruturas organizacionais, tipos de tecnologia empregadas, dentre outros.

O change management é justamente a ferramenta que permite que esse processo de transformação seja viabilizado de maneira eficiente e vantajosa.

Um de seus grandes diferenciais é a compreensão íntima do lado humano do gerenciamento de mudanças, já que numa lógica simples, uma empresa só muda se a sua força de trabalho mudar. Além do planejamento de recursos e estruturas operacionais, o change management considera a cultura organizacional, valores e metas institucionais, comportamentos e perfis da força de trabalho, dentre outros. 

Os funcionários serão os responsáveis por projetar, executar e viver a mudança implantada, por isso são instrumentos estratégicos desse tipo de gestão.  

Qual a importância do change management?

As modificações no cenário empresarial são constantes e inevitáveis, e quando mal administradas podem causar grandes problemas, tais como o estresse organizacional, retrabalho, prejuízos monetários, imagem institucional comprometida, clima organizacional ruim, baixa motivação da força de trabalho, dentre outros. 

O change management é uma estrutura de negócios para pessoas e processos, que desenvolve habilidades organizacionais de adaptação rápida a situações de mudanças. Qualquer que seja a situação, esse tipo de gestão permite que os funcionários compreendam as ocorrências e executem as novas funções com qualidade e propósito

Assim, a organização ganha uma cultura mais dinâmica e ágil, aumentando as chances de ter sucesso competitivo e otimizar seus principais resultados no mercado

Quais são os princípios que regem o change management?

Não há uma receita de change management que se aplique a qualquer tipo de empresa, mas há um conjunto de práticas que se adaptam a diversas situações e que podem ajudar a sua empresa a se preparar. Confira a seguir os principais princípios do change management:

Adote uma abordagem formal

Assim como já dissemos, qualquer mudança significativa pode criar desconforto com pessoas, faz parte da natureza. Em casos organizacionais, novos líderes serão escolhidos ou capacitados, trabalhos serão alterados, fluxos serão trocados, habilidades serão cobradas, por isso alguns os funcionários podem criar resistências.

Lidar com esses funcionários individualmente pode colocar em risco a velocidade do processo de transformação, a moral dos gestores e, principalmente, os resultados. Por isso, uma abordagem mais formal deve ser adotada para notificar e implementar o processo.

O change management deve estar alinhado ao organograma e a estrutura organizacional da empresa, para que as tomadas de decisão possibilitem melhoras efetivamente .

Identifique o que será melhorado

Mudanças buscam melhores rendimentos, e para isso processos, produtos, cargos, dentre outros, serão afetados. Para evitar a geração de ruídos, é fundamental esclarecer o foco e as metas das novas abordagens implementadas. É preciso ficar claro o que será mudando e porquê.

O change management pode criar uma base sólida na empresa por meio da transparência e assim, garantir uma implementação bem-sucedida.

Planeje o change management

Desenvolva um planejamento claro e realista sobre as mudanças a serem implantadas, tenha em vista os recursos disponíveis, os recursos a serem aproveitados, o escopo, os custos, os setores envolvidos, os benefícios, os riscos, os prazos, os indicadores,as formas de monitoramento, mensuração das ações.

É normal que no decorrer do processo novas mudanças apareçam, e é justamente por isso, que esse planejamento é essencial.

Forneça recursos e use dados

É preciso estudar a organização para buscar o financiamento de recursos. O uso de dados é indispensável para conhecer a realidade da equipe e identificar as suas necessidades.

O change management pode sugerir a inclusão de novos equipamentos tecnológicos, sistemas de softwares, infraestrutura, cursos de capacitação, treinamentos, aulas de reciclagens, para os funcionários conduzirem os novos equipamentos e sistemas com eficiência. 

Apresente a necessidade

Para articular essa questão, uma declaração oficial é uma boa alternativa. Três passos simples podem ajudar a alinhar o change management com a equipe de liderança, que ficará responsáveis por repassar os processos para o restante da equipe: 

  • confronte a realidade e apresente uma necessidade convincente de mudança;
  • demonstre confiança na proposta e convicção na capacidade da sua equipe;
  • crie um roteiro para orientar o comportamento e a tomada de decisão, já que eles deverão repassar essas instruções para diversos públicos internos, descrevendo as mudanças, a sua importância e o impacto para cada indivíduo.

Comunique-se com eficiência

A comunicação é o que define a qualidade de um bom change management, pois está diretamente ligada à identificação, planejamento, integração e a execução do plano.

Comunicar é se fazer entender, por isso não bastante entender a mensagem, é preciso garantir que o outro receba e compreenda a mesma informação.

A transparência é um fator de confiança no relacionamento com a força de trabalho, por isso, para assegurar que o comprometimento da equipe seja legítima, os valores compartilhados devem ser apresentados com clareza.

Mudanças acontecem o tempo todo em qualquer organização, seja para adotar tecnologia ou implantar iniciativas operacionais. Por isso, essas dicas poderão ajudar a desenvolver um change management eficiente e de grande impacto na sua empresa.

Um processo consistente de change management poderá ajudar a minimizar o choque, que qualquer situação diferente da habitual trouxer, e a estimular atividades que potencializem o desempenho e otimizem os resultados organizacionais.  

Quer saber mais? Então, clique aqui e leia esse material especial sobre desenvolvimento de líderes, que separamos para você continuar a se desenvolver cada vez mais!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment