Qual a importância de um líder no ambiente de trabalho?

Unidade de uma equipe de negócios!

É evidente que a forma de se relacionar no ambiente de trabalho mudou, e isso reflete na maneira com que as pessoas encaram o trabalho e as competências exigidas para acompanhar essa transformação.

O estudo da DDI Consultoria de Liderança Global, especializada em auxiliar organizações na contratação, promoção e desenvolvimento de líderes excepcionais, reforça o que diz a frase “o colaborador não pede demissão da empresa e sim do líder”, já que a pesquisa revelou que 57% dos funcionários pediram demissão devido ao relacionamento com o chefe, 32% consideraram seriamente sair por causa do gerente, e 14% deixaram vários empregos por causa de seus líderes.

É exatamente por isso que o papel das lideranças se tornou fundamental e ao mesmo tempo ainda mais complexo. É necessário a gestão lidar também com questões emocionais, com o bem-estar da equipe, além de proporcionar um ambiente de trabalho seguro.

Felizmente hoje a relação entre líderes e colaboradores está cada vez mais baseada em confiança e transparência. E minha intenção com esse artigo, é explorar as razões pelas quais as lideranças devem se esforçar para tornar o ambiente de trabalho mais feliz, bem como os benefícios que isso traz para a equipe e a empresa como um todo. Sendo eles:

Aumento da produtividade

Funcionários felizes são mais produtivos. Quando as lideranças se preocupam em criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, os funcionários se sentem valorizados e motivados a realizar o trabalho com excelência. Um ambiente feliz estimula a criatividade, a colaboração e a dedicação em projetos e tarefas.

Líderes que incentivam a felicidade no trabalho promovem um clima propício para a produtividade e o alcance de metas. Estudos demonstram que pessoas felizes apresentam níveis mais elevados de produtividade, obtêm melhores resultados em vendas, desempenham-se de forma mais eficaz em posições de liderança e mostram maior criatividade.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia com mais de 275 mil participantes revelou que a felicidade está associada ao sucesso em diversas áreas da vida, incluindo emprego, carreira, negócios, casamento, saúde, amizades e envolvimento comunitário.

Retenção de talentos

O ambiente de trabalho desempenha um papel fundamental na decisão dos funcionários de permanecerem ou deixarem uma empresa. As lideranças que se preocupam em criar um ambiente feliz e saudável têm maior probabilidade de reter talento, e os colaboradores valorizam uma atmosfera de trabalho positiva, que os façam sentir-se pertencentes e valorizados.

Além disso, líderes que promovem o bem-estar dos funcionários demonstram preocupação genuína com seu desenvolvimento e satisfação, fortalecendo os laços de lealdade e comprometimento.

Melhoria do clima organizacional

Um ambiente de trabalho feliz contribui para a construção de um clima organizacional positivo. Quando as lideranças promovem a felicidade no trabalho e incentivam o respeito, a colaboração e a comunicação aberta, naturalmente contribuem para criar uma cultura organizacional saudável, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões, compartilhar ideias e resolver conflitos de maneira construtiva.

O resultado é uma equipe coesa e engajada, pronta para enfrentar desafios e alcançar resultados significativos juntos.

Redução do estresse e aumento do bem-estar

O estresse é um dos maiores inimigos da produtividade e da saúde dos funcionários. Por isso, as lideranças que se empenham para tornar o ambiente de trabalho mais feliz contribuem para a redução do estresse e o aumento do bem-estar dos colaboradores. Isso pode ser alcançado por meio da promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, do reconhecimento do esforço e das conquistas individuais e coletivas, e da criação de um ambiente físico e emocional seguro.

A partir da reflexão desses pontos, chegamos a conclusão de que empresas inteligentes cultivam ambientes felizes, uma vez que os funcionários que experimentam de uma dose de felicidade, tornam-se mais propensos à criatividade e à inovação, conseguindo enxergar soluções que, de outra forma, passariam despercebidas.

Essa ideia é destacada no livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, escrito pelo pesquisador Shawn Achor. Portanto, é crucial que as lideranças se esforcem para criar um ambiente positivo, pois isso traz benefícios tanto para a equipe, quanto para a empresa como um todo.

Fonte: Portal RH

Posts Relacionados

Deixe um comentário