Salário sob demanda? Conheça e aproveite os benefícios

O salário sob demanda é um serviço financeiro cada vez mais adotado por empresas que oferecem benefícios realmente eficazes aos seus colaboradores. Geralmente, o pagamento dos salários é realizado no quinto dia útil de cada mês, porém, essa tradição está se readaptando para atender às realidades e às mudanças na vida dos trabalhadores.

Quem é habituado a pagar contas mês a mês sabe: às vezes, pode ser difícil conciliar o salário e as datas de vencimento dos boletos. Para dar fôlego aos colaboradores, muitas empresas recorrem ao adiantamento salarial.

O salário sob demanda é a solução mais inteligente, pois trata-se de um dinheiro que o colaborador já conquistou pelos seus dias trabalhados, diferente de um adiantamento ou consignado em que ele recebe antecipadamente e fica sujeito ao pagamento de juros.

Confira neste artigo as vantagens que esse benefício pode trazer para a empresa e seus colaboradores.

Boa leitura!

O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda é uma forma de remuneração no qual o colaborador tem acesso imediato ao salário proporcional aos dias já trabalhados no mês. Assim, ele não precisa esperar pelo dia “oficial” do pagamento para usar o dinheiro.

O salário sob demanda é fundamental para ajudar os trabalhadores a controlarem melhor suas finanças. Isso evita muitos problemas como o atraso no pagamento de contas, o uso do cartão de crédito ou do cheque especial, e também o estresse financeiro causado por situações como essas.

Como implementar o salário sob demanda?

Na prática, para implementar o salário sob demanda, a empresa deverá contar com uma boa tecnologia à sua disposição.

Por meio de um app integrado ao RH da empresa, o funcionário acompanha seus ganhos ao longo do mês e opta por recebê-los quando quiser ou precisar.

A partir do momento em que a solicitação é feita pelo funcionário, o app envia o dinheiro imediatamente para a conta cadastrada. A transferência é via pix e cai na conta em menos de 10 segundos. Quando a empresa fizer o pagamento integral, o dinheiro adiantado é devolvido para o Xerpay.

Dessa maneira, a empresa consegue oferecer o salário sob demanda de acordo com as normas da CLT, no que se refere aos prazos de pagamentos, o que é bem

O salário sob demanda é extremamente vantajoso para a organização, assim como para os seus colaboradores. Oferecendo esse benefício, a empresa aumenta sua produtividade e competitividade no mercado, além de cuidar melhor do bem-estar financeiro de todos os seus colaboradores.

Sem falar que, a empresa continua com esse dinheiro em caixa, e tem a possibilidade de rentabilizar o capital se transferir esse valor para uma conta remunerada que rende acima do CDI.

A seguir, confira mais detalhes sobre os benefícios do salário sob demanda.

Redução do estresse financeiro

Um dos principais gatilhos que causam estresse na população é a preocupação com o dinheiro. O medo de não conseguir pagar as contas e acumular juros altos estão entre os problemas mais comuns na vida dos brasileiros, o que prejudica – e muito – a qualidade de vida.

Honrar os compromissos do dia a dia já é complicado e o estresse é ainda maior quando surgem imprevistos. Gastos inesperados têm um grande potencial para causar rombos gigantescos no orçamento pessoal e familiar e corporativo (da empresa).

As estatísticas comprovam este fato: segundo o indicador de bem-estar financeiro, a maior parte dos brasileiros vive no limite do seu orçamento e apenas 10% deles dizem poder arcar com uma despesa inesperada.

Nesse cenário, o salário sob demanda ajuda muitas pessoas. Afinal, os colaboradores passam a ter acesso ao dinheiro no momento em que mais precisam. Seja para pagar uma conta ou lidar com um imprevisto.

Com a conta bancária em ordem e as dívidas em dia, ou melhor, sem dívidas, o estresse financeiro diminui. Isso contribui para aumentar o bem-estar do funcionário perante suas funções, bem como para melhorar o relacionamento com os colegas de equipe e a satisfação no ambiente de trabalho.

Mais controle sobre as finanças

Com o salário sob demanda, os colaboradores ganham mais controle sobre como e quando usar seu dinheiro. Essa sensação é muito importante para aumentar a autoconfiança, além de manter as questões financeiras atualizadas.

Sendo assim, podemos dizer que o acesso instantâneo ao salário traz vantagens que vão muito além de aliviar o estresse financeiro. Trata-se, na verdade, de empoderar o colaborador em relação ao dinheiro, fazendo com que ele encare melhor todos os outros possíveis desafios do dia a dia.

Aumento da produtividade

A preocupação excessiva com dinheiro também causa outro impacto negativo: a queda da produtividade.

Uma pessoa que usa há muito tempo o cheque especial, e que paga juros altíssimos ao ano, provavelmente não consegue pensar em outra coisa a não ser sair dessa situação e resolver seu problema. Convenhamos, fica difícil se concentrar e entregar bons resultados.

Além disso, lidar com eventuais cobranças, dívidas e atrasos no pagamento de contas contribui para que o colaborador seja pouco produtivo.

Em 2019 a PwC apurou que 35% dos entrevistados tinham como principal motivo de distração no trabalho os problemas financeiros. E que 49% dos colaboradores que sofriam de estresse financeiro gastavam 3 horas ou mais por semana lidando com questões de finanças pessoais: o equivalente a 20 dias no ano!

O salário sob demanda é uma forma de manter a remuneração sempre acessível ao funcionário, para que ele possa resolver suas questões financeiras com mais facilidade. Aliviar essa preocupação é fundamental para garantir que a performance do time esteja sempre em alta.

Aumento do engajamento

Contribuir com a saúde financeira dos colaboradores é uma excelente medida para garantir uma equipe engajada. Ao implementar políticas como o salário sob demanda, a empresa aumenta a lealdade, motivação e a satisfação dos funcionários.

Com colaboradores motivados fica mais fácil reter talentos. Afinal, quando a empresa atende às necessidades dos funcionários, a tendência é que eles permaneçam por um longo período na companhia. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo The State of Workplace Empathy, na qual 93% dos colaboradores estão propensos a continuar sua carreira em um empregador empático.

Atração de talentos

Se o salário sob demanda melhora a retenção de talentos, o mesmo vale para a atração de novos colaboradores.

No mesmo estudo, do The State of Workplace Empathy, 92% dos colaboradores afirmaram que empresas que oferecem assistência de emergência financeira são mais empáticas. E 82% deles consideram deixar o emprego atual para trabalhar em uma empresa mais empática.

Outra pesquisa, da Wagestream, plataforma líder em salário sob demanda na Europa e Oceania, mostrou que empresas que inserem o benefício nas descrições das vagas preenchem as posições 27% mais rapidamente do que as demais.

Em outras palavras, oferecer salário sob demanda é uma vantagem competitiva e importante na guerra pelo talento. Mais do que nunca, as pessoas valorizam benefícios que sejam relevantes no dia a dia e atendam às suas necessidades.

Ao adotar esse tipo de política, a empresa passa a ser mais admirada no mercado, atraindo o interesse dos melhores profissionais.

Ajuda em momentos de crise

O salário sob demanda também funciona como uma ajuda especial em momentos de crise. Acessar o dinheiro antes do famoso quinto dia útil permite que os funcionários gerenciem qualquer emergência, o que reduz o estresse e a ansiedade para aqueles que estão passando por um período difícil.

O mesmo pensamento pode ser aplicado para crises generalizadas, como a recente pandemia da Covid-19. O aumento nas medidas de higiene e segurança trouxeram um gasto a mais para todos, como a compra de máscaras, álcool para higienizar as mãos, dentre outros produtos. Nesses momentos, o salário sob demanda pode ajudar e muito.

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados