Saúde corporativa o que é, qual a sua importância?

Algum tempo atrás, saúde corporativa se resumia a empresa contratar um convênio médico e disponibilizá-lo aos seus colaboradores. Contudo, ela oferece consultas, internações e até cirurgias a um custo mais acessível.

Hoje em dia,  o conceito ganhou novas perspectivas abrangendo uma ideologia mais preventiva. Por isso o setor de RH (Recursos Humanos) vem investindo em propostas educativas que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, promovendo melhorias no ambiente de trabalho e reduzindo custos com incidências patológicas.

Entre as diversas vantagens que a saúde corporativa pode trazer, estão:

  • melhorar a saúde física e mental;
  • melhorar a energia;
  • aumentar o nível de satisfação;
  • melhorar o desempenho;
  • reduzir o estresse e pressão;
  • melhorar o clima organizacional;
  • reduzir a incidência de acidentes de trabalho;
  • reduzir o absenteísmo;
  • reduzir os atrasos;
  • reduzir os custos com doenças;
  • reduzir custos com seguro saúde;
  • reduzir a taxa de erros operacionais e retrabalho;
  • reduzir a taxa de turnover.

Entretanto, a saúde dos colaboradores impacta diretamente a motivação, o rendimento e a produtividade da empresa, por isso é assunto de interesse essencial. Acompanhe o post entenda porque a saúde corporativa é tão importante.

O que é saúde corporativa?

Saúde corporativa, grosso modo, é a gestão da vitalidade e do bem-estar da força de trabalho de uma organização, comumente liderada pelo setor de RH.

Visando zelar pelo estado físico e mental de seus colaboradores, a empresa estende cuidados paliativos e patológicos e ainda promove ações educativas.  Por isso, algumas dessas medidas são a oferta de planos de saúde, planos odontológicos, cardápios mais saudáveis nos refeitórios e campanhas de conscientização e prevenção.

Uma boa gestão em saúde corporativa, indispensavelmente, incentiva a realização dessas ações de resguardo, já que conhecimentos estratégicos sobre saúde  podem melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.  Diminuindo a taxa de absenteísmo, reduzindo a incidência de doenças crônicas e minimizando até a ocorrência de problemas legais.

Além disso, a conscientização é uma maneira inteligente de otimizar o rendimento da organização, pois, em uma lógica simples, um funcionário feliz e saudável é muito mais produtivo. 

Qual a importância de se investir em saúde corporativa?

Segundo o Art. 168 da CLT (Consolidações das Leis de Trabalho), a empresa é obrigada a oferecer exames médicos admissionais e demissionais para certificar e proteger o estado de saúde do colaborador. 

A saúde corporativa engloba mais do que esses cuidados obrigatórios, pois desenvolve um trabalho preventivo que visa proporcionar mais qualidade de vida para o empregado e o empregador. 

É uma prática que exibe a preocupação da empresa quanto a valorização do bem-estar da sua equipe profissional. Portanto, os colaboradores se sentem mais valorizados e reconhecidos, e se motivam a executar suas tarefas com mais afinco e qualidade.

Quais as vantagens da saúde corporativa para as organizações?

A saúde corporativa traz três grandes vantagens: a redução de custos, o desenvolvimento do capital intelectual e o fortalecimento da imagem da empresa. 

O primeiro é percebido à medida que o número de casos de doenças e faltas diminui e o nível de satisfação dos colaboradores cresce, fortalecendo a prosperidade da empresa. O segundo dá-se no momento em que a força de trabalho se desenvolve integralmente (física, emocional, mental, intelectual, profissional e pessoalmente).

Já o terceiro é percebido pelo reconhecimento do mercado. A empresa passa a ser vista com mais credibilidade, respeito, empatia.  Portanto, a sua cultura organizacional ganha força e admiração. 

Como implementar um programa de saúde corporativa?

Para implementar um programa de saúde corporativa efetivo, o setor de RH deve desenvolver campanhas inteligentes de conscientização e prevenção, de maneira personalizada considerando a realidade da empresa. 

O comportamento dos profissionais, seu perfil epidemiológico, seus hábitos de vida e as necessidades devem ser estudadas para que as estratégias e planos de ação sigam critérios verídicos para atingir metas reais. Sendo assim, o sedentarismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, por exemplo, são assuntos populares que podem instigar a curiosidade dos colaboradores.

A avaliação de desempenho, a pesquisa de clima organizacional e a reunião de feedback são ferramentas que podem auxiliar o processo identificação do que os colaboradores anseiam e precisam. O RH pode identificar, por exemplo, se os trabalhadores estão sobrecarregados, estressados, frustrados, pressionados, ou ainda satisfeitos, motivados, encorajados, estimulados.

Que tipo de ações de saúde corporativa são eficazes?

As campanhas de saúde corporativa devem ser prazerosas, dinâmicas e criativas para estimular o interesse dos funcionários. No entanto, elas não devem ser vistas como uma obrigação, não podem ser invasivas e nem influenciar a forma com que os profissionais são vistos na empresa.

As ações devem ser desenvolvidas para fortalecer a ideia de que a empresa valoriza o bem-estar do colaborador. Confira algumas práticas eficientes:

  • campanhas sobre saúde mental (depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros);
  • campanhas sobre vícios (tabagismo, alcoolismo, drogas, jogos, dentre outros);
  • campanhas por uma alimentação mais saudável;
  • campanhas que estimulem a realização de atividades físicas;
  • campanhas sobre obesidade;
  • campanhas para realização de alongamentos e ginásticas laborais;
  • campanhas de mudança de hábitos;
  • campanhas sobre doenças comuns no trabalho (stress, enxaqueca, ergometria, déficit de atenção, dentre outros);
  • campanhas sobre doenças populares (hipertensão, miopia, hipermetropia, diabetes, triglicérides, doenças cardiovasculares, gastrite, dentre outros);
  • campanhas sobre segurança no trabalho;
  • treinamentos sobre proteção auditiva e respiratória;
  • treinamento de primeiros socorros.

Como colaboradores saudáveis podem otimizar os resultados da empresa?

Uma gestão em saúde corporativa apropriada permite que os colaboradores se desenvolvam trazendo vantagens que influenciam diretamente nos resultados da organização. Confira a seguir as principais.

  • melhorar a saúde física e mental;
  • melhorar a energia;
  • aumentar o nível de satisfação ;
  • melhorar o desempenho;
  • reduzir o estresse e pressão;
  • melhorar o clima organizacional;
  • reduzir a incidência de acidentes de trabalho;
  • reduzir o absenteísmo;
  • reduzir os atrasos;
  • reduzir os custos com doenças;
  • reduzir custos com seguro saúde;
  • reduzir a taxa de erros operacionais e retrabalho;
  • reduzir a taxa de turnover.

Por fim, o setor de RH tem um arsenal de opções para estimular a saúde corporativa e manter a motivação da equipe profissional alinhada aos objetivos do planejamento estratégico da empresa. 

Investir na saúde dos colaboradores é uma forma de garantir relações saudáveis para o próprio modelo de negócio. Já que, as ações que visam a saúde corporativa assumem compromisso com o bem-estar do capital humano e, consequentemente, bons resultados.

Sua empresa já adotou alguma dessas medidas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Deixe um comentário