Lifelong learning: entenda o conceito e como aplicá-lo em sua carreira

Mulher estudando em cima da cama

É cada vez mais comum encontrar empresas que exigem profissionais com qualificações que vão além da educação formal. Em um mercado de trabalho bastante competitivo e especializado, obter novos conhecimentos e aprimorar habilidades já adquiridas é primordial para ter sucesso: por isso, é importante conhecer (e aplicar) o conceito de lifelong learning.

O lifelong learning (“aprendizagem ao longo da vida”) preconiza que a aprendizagem deve ir além do período de educação formal – que no Brasil ainda é de apenas 9,3 anos, segundo o IBGE. O conceito se refere a uma busca constante, automotivada e permanente do profissional por novos conhecimentos após sua inserção no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a busca contínua por novas competências é realizada pelo próprio profissional. Os estudos podem ser realizados em qualquer lugar – em casa ou no transporte público, por exemplo – com o suporte de livros, podcasts, fóruns online, cursos em vídeo ou grupos de estudo.

Prazer em aprender, vontade de se aperfeiçoar e uma curiosidade inata são características essenciais de quem aplica o conceito no seu dia a dia para conseguir novas oportunidades profissionais, incrementar o currículo e desenvolver habilidades.

Dentre os principais benefícios do lifelong learning para sua carreira, estão:

1) Melhores oportunidades

De acordo com pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos Korn Ferry, o Brasil registrará 5,7 milhões de vagas sem funcionários com competência ideal para preenchê-las até 2030. Um outro levantamento, realizado com 802 empresas pelo Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho e Fundação Arymax, revelou que 66% dos entrevistados acreditam que a falta de qualificação é o principal entrave para a contratação de jovens no Brasil.

Diante disso, o lifelong learning é essencial para quem quer crescer profissionalmente. A aprendizagem contínua não só melhora as habilidades que nós já temos, mas promove a aquisição de novos conhecimentos, abrindo portas que de outra forma estariam inacessíveis.

Além disso, estudar constantemente pode aumentar sua atitude empreendedora ao dar acesso a novas oportunidades de negócios: o contato com redes sociais e novas tecnologias insere os lifelong learners mais facilmente no contexto da revolução digital no ambiente de trabalho.

2) Maiores remunerações

Melhores oportunidades profissionais levam a maiores remunerações. Profissionais que realizam especializações chegam a receber, conforme estudo da FGV, 66% mais que aqueles que estacionaram na graduação. Aprender regularmente tornou-se, assim, pré-requisito para carreiras de sucesso.

3) Desenvolvimento da comunicação interpessoal

Uma das características do lifelong learning é a aprendizagem compartilhada: muitos dos cursos disponibilizados na internet possuem fóruns de discussão e grupos de estudo.

A chance de socializar desenvolve suas habilidades de comunicação interpessoal pois, quando aprendemos, estamos comprometidos com aqueles que nos rodeiam. Da mesma forma, quando compartilhamos nossos conhecimentos ajudamos os outros a aprender e aprofundamos nossos relacionamentos.

Assim, cursos, rotinas de aprendizagem e grupos de estudo permitem o contato com mentores e profissionais de outras áreas e países, desenvolvendo seu networking – algo essencial para profissionais que buscam novas oportunidades.

4) Torne-se um profissional competitivo

As empresas buscam profissionais cada vez mais completos, capazes de desenvolver diversas habilidades e de solucionar problemas de maneira rápida e eficiente.

Com o lifelong learning, você adquire os conhecimentos necessários para diversificar seu portfólio, se destacando em um mercado cada vez mais competitivo.

Aplicando o lifelong learning

Conhecer o lifelong learning e seus benefícios é importante, mas o passo essencial é aplicá-lo na prática. Muitas pessoas apontam dificuldades na hora de se dedicar aos estudos, mas elas podem ser facilmente superadas.

A escassez de tempo, por exemplo: embora seja verdade que vivemos em uma época com dias cada vez mais corridos, o segredo para o lifelong learning é otimizar seu tempo. A falta de dinheiro, um outro empecilho comum, também pode ser contornada por meio de cursos acessíveis online.

Confira algumas dicas para se tornar um lifelong learner:

1) Defina o quê e como você quer aprender

No lifelong learning é preciso ter prazer pela aprendizagem. O primeiro passo é definir o que você quer aprender: se aprofundar na área em que já trabalha? Aprender uma nova habilidade para diversificar a carreira? O essencial é selecionar aquilo que lhe interessa e que trará bons resultados.

É preciso também escolher a melhor plataforma. Enquanto algumas pessoas preferem estudar por livros e grupos de estudo, a internet oferece uma série de oportunidades: desde minicursos de algumas horas a longos cursos com duração de meses, de fóruns online a podcasts e aulas em vídeo – são várias as opções.

2) Faça um planejamento

O lifelong learning exige planejamento. Para que a aprendizagem contínua se torne um hábito, estabeleça uma rotina de estudos, traçando uma meta de quanto tempo estudar por dia e os objetivos que quer alcançar.

Trace objetivos realistas e estabeleça prazos que podem ser cumpridos, estudando em horários que se adequem ao seu dia a dia. Ler um livro no ônibus ou no metrô enquanto volta para casa, ouvir um podcast durante a corrida antes do trabalho, acompanhar um curso por vídeo antes de dormir são algumas possibilidades.

Anote tudo em um caderno ou planner e procure sempre seguir o cronograma definido, realizando ajustes quando necessário.

3) Revise seu progresso e estabeleça novos objetivos

Tenha em mente que o lifelong learning é um aprendizado constante, que vai perdurar ao longo de toda a sua carreira.

Assim, revise o seu avanço com frequência, defina as skills que quer desenvolver de acordo com seu momento profissional e não tenha medo de deixar de lado o que não lhe interessa, alinhando os seus objetivos aos conhecimentos que está adquirindo.

4) Transforme seus conhecimentos em experiências

O melhor lugar para adquirir novos conhecimentos é no próprio local de trabalho (on-the-job), então não tenha medo de aplicar as habilidades aprendidas com o lifelong learning no dia a dia da sua empresa ou empreendimento.

A teoria é importante, mas a ideia do lifelong learning é vivenciar os conhecimentos na sua vida profissional, usando a aprendizagem adquirida para desenvolver sua carreira.

Selecionando conteúdo de qualidade para seus estudos

O lifelong learning é um comprometimento para a vida toda e, portanto, é preciso definir bem o que queremos estudar em cada momento, como encaixar os estudos no dia a dia e estabelecer novas metas sempre que as anteriores forem concluídas.

Nunca tivemos acesso a tanta informação: consumimos cerca de 34 gigabytes de informação por dia, de acordo com estudo da Universidade de Berkeley (EUA), e por isso é preciso filtrar o conteúdo que será utilizado no seu processo de aprendizagem.

Para ajudá-lo em sua jornada de lifelong learner, o Administradores Premium oferece não apenas uma criteriosa curadoria, com mais de 35 cursos e 50 workshops ministrados pelos maiores experts do mundo dos negócios, mas também um modelo de assinatura especialmente voltado ao seu desenvolvimento contínuo.

Com o Programa de Membros Vitalícios, você paga apenas o valor de adesão e garante acesso permanente e ilimitado a todos os conteúdos da plataforma, inclusive os que serão lançados no futuro, podendo assistir a tudo como, quando, onde e quantas vezes quiser. O Membro Vitalício conta ainda com uma orientação personalizada durante seu processo de aprendizagem, sendo direcionado para os materiais mais adequados aos seus perfil, plano de carreira e disponibilidade de tempo.

Para entrar na nova turma do programa, aberta para inscrições, os interessados devem fazer uma aplicação, que será avaliada por mentores encarregados de escolher os perfis mais alinhados com a proposta da iniciativa.

Se você tem foco em crescimento e entende que aprender continuamente é condição básica para evoluir e continuar gerando resultados, inscreva-se aqui, junte-se ao seleto clube de Membros Vitalícios do Administradores Premium e nunca mais se preocupe com o seu desenvolvimento profissional.

Fonte: administradores.com.br

Posts Relacionados

Deixe um comentário