5 vantagens de terceirizar folha de pagamento

Você já pensou em terceirizar a folha de pagamento da sua empresa? Em vez de perder algumas horas preciosas realizando esse processo contábil, não seria melhor contar com o apoio de uma equipe profissional e especializada no assunto?

Para muitas empresas, essa é a realidade. Os gestores não perdem tempo realizando o procedimento mais básico de uma empresa, o que permite que possam usufruir de uma série de vantagens específicas.

Se você está em dúvida se deve ou não terceirizar a folha de pagamento do seu negócio, vai adorar o nosso artigo de hoje. Nós reunimos 5 vantagens incríveis da terceirização que vão ajudar você a tomar a sua decisão. Por isso, siga a leitura!

1. Terceirizar folha de pagamento gera menos trabalho para a empresa

Imagine que o seu negócio é de pequeno ou médio porte. No máximo, você tem 10, 15 funcionários trabalhando na sua empresa, mas não tem nenhuma equipe de contabilidade alocada no seu time.

Isso significa que, todo fim de mês, você ou algum assistente de gestão terá de gastar horas preciosas do dia para lidar com esse enorme encargo burocrático.

Considerando que a equipe já funciona com prazos apertados, adicionar um carga de trabalho dessas não será positivo, não é mesmo?

Por isso, vale a pena pensar em terceirizar a folha de pagamento da sua empresa de modo a facilitar o trabalho do gestor do negócio. Assim, a carga fica mais leve e isso gera resultados positivos.

2. A folha de pagamento terceirizada vem com menos erros

Uma das principais características de uma folha de pagamento feita por um gestor que não seja especializado em contabilidade é que ela terá erros. Isso acontece porque esse é um processo burocrático complicado.

Existem muitos detalhes a levar em conta: o cálculo PJ x CLT, alíquotas específicas de cada funcionário, emissão de guias de recolhimento de impostos e contribuições, emissão de holerites, controle de todas as obrigações acessórias, cálculos de verbas rescisórias e muito mais.

A margem para cometer erros é enorme. Infelizmente, um erro na folha de pagamento pode gerar consequências graves, desde uma multa até um processo trabalhista.

Por isso, vale a pena terceirizar a folha de pagamento para evitar cometer erros e garantir que tudo estará em ordem com a sua empresa.

3. Terceirizar gera mais produtividade para os pequenos negócios

Uma das vantagens que os pequenos e médios negócios encontram ao terceirizar a folha de pagamento é que eles passam a ser mais produtivos por causa disso.

Por exemplo, imagine que você tem 15 funcionários na sua empresa. Para elaborar a folha de pagamento, você perde cerca de 3 dias inteiros de trabalho, garantindo que esteja tudo certo e sem erros.

No entanto, como seu time é enxuto, você também tem função essencial na produção da empresa, seja encontrando novos investidores ou clientes, seja efetivamente colocando a mão na massa e produzindo também.

Assim, se você ficar 3 dias inteiros sem prospectar clientes, responder e-mails ou produzir ao lado do seu time, sua empresa fica com um “desfalque” de 3 dias de produção menos intensa.

Já se você terceirizar o trabalho, fica livre para dedicar esses 3 dias ao seu negócio e aumentar a sua produção. Parece pouco, mas lembre-se que 3 dias são 10% de um mês (já pensou em aumentar sua produção em 10%?).

4. Terceirizar folha de pagamento gera uma melhor gestão da empresa

Uma das grandes vantagens de terceirizar a folha de pagamento é que ela permite uma melhor gestão dentro da empresa.

Isso acontece porque o serviço terceirizado garante que o registro de todos os funcionários terão dados atualizados, garantindo que a empresa saiba sempre o que é necessário para cada um.

Além disso, o serviço terceirizado gera relatórios importantes que podem ser visualizados e garantir que a empresa possa tomar decisões mais inteligentes, uma vez que está munida de dados mais precisos.

5. Terceirizar permite que a empresa fique mais organizada

Você sabe onde estão os documentos comprovativos de pagamentos realizados pela sua empresa? Se uma fiscalização batesse na sua porta pedindo por recibos das contribuições ao INSS dos seus funcionários, por exemplo, você teria isso?

E se algum colaborador que é contratado como PJ entrasse na Justiça contra você, seria fácil provar que não há vínculo empregatício com a sua empresa, ou os documentos que mostram isso estão longe do seu alcance?

A terceirização da folha de pagamento permite que a sua empresa fique mais organizada em termos financeiros, evitando riscos como os citados anteriormente. Isso acontece porque o time terceirizado envia toda a documentação e comprovantes para o negócio de maneira organizada, bastando apenas consultar as informações quando necessário.

E aí, viu como vale a pena terceirizar a folha de pagamento? Essas 5 vantagens deixarão a vida financeira da sua empresa muito mais simples de ser tocada.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados