Aniversários de funcionários no local de trabalho por que e como fazer?

Ao comemorar os aniversários de funcionários no local de trabalho, sua empresa pode adquirir um aliado de peso na conquista de mais engajamento de todos. Afinal, essa simples medida mostra que o RH e a gestão se preocupam com as pessoas por trás dos funcionários — além de servir como uma excelente ferramenta de integração para todos.

É inegável o apelo que uma data comemorativa tem com as pessoas. Estampa sorrisos, motiva, encoraja, melhora o bem-estar… Os adjetivos podem fazer com que criemos um artigo inteiro a respeito disso! Até por isso, que tal considerar a realização de aniversários de funcionários no local de trabalho?

Vale destacar que, além dos benefícios motivacionais e que podem se traduzir em resultados para a empresa, os aniversários de funcionários no local de trabalho têm tudo para ser uma ferramenta de integração e com baixo custo (de recursos e em tempo de implementação).

Sem falar na versatilidade de ações que podem ser consideradas. Quer saber quais são? Nos tópicos abaixo, vamos falar mais a respeito da importância em comemorar aniversários de funcionários no local de trabalho — e também vamos destacar algumas dicas para isso. Confira!

Por que comemorar aniversários de funcionários no local de trabalho?

Como destacamos no início do artigo, os aniversários são datas que costumam empolgar as pessoas. E não apenas os aniversariantes! Por isso, usar esse momento divertido, descontraído e social pode contribuir ativamente para o crescimento da sua empresa.

E não estamos falando, diretamente, no aumento de métricas, mas de maneira indireta. A promoção de uma ocasião divertida pode se traduzir em satisfação, produtividade, engajamento e motivação.

Aí, sim, a empresa adquire mais resultados, lucros e uma base estrutural completamente focada em crescer junto com a sua organização.

Só que existem, também, outros aspectos positivos em realizar os aniversários de funcionários no local de trabalho. E, a seguir, destacamos os principais!

Redução do índice de turnover

Por meio do aumento de satisfação, bem-estar e qualidade de vida, as pessoas se interessam pela empresa onde trabalham. Quando existe, ainda, um cuidado maior em desenvolver as pessoas e suas capacidades, elas vestem a camisa e desbravam um enorme senso de pertencimento.

Para o RH e para os gestores, isso tudo é formidável para reduzir o turnover e também o absenteísmo. E, se eles por si só são métricas envoltas em prejuízos, a aplicação na manutenção da qualidade de vida (como os aniversários de funcionários no local de trabalho) pode ser vista como um investimento da empresa, e não custo.

Aumento no engajamento

Toda espécie de reconhecimento que a empresa demonstre aproxima-a dos seus funcionários. E ações como esse lembrete de quem faz anos, e promove isso por meio de uma ocasião especial, têm tudo para garantir mais engajamento dos seus funcionários.

Dessa maneira, cria-se um vínculo contínuo de retribuição. Daí, a importância em sempre focar no bem-estar e na qualidade de vida dos profissionais: eles sempre devolvem esse afeto.

Melhoria na satisfação, alegria e produtividade

Você já deve ter ouvido falar que profissionais felizes são mais produtivos, certo? Então, que tal investir nos aniversários de funcionários no local de trabalho, e atestar isso por si?

Coloque o setor de RH para trabalhar nisso, e veja como montar um cronograma que não atrapalhe as equipes, e que integre-as, oferecendo a chance de que todos os profissionais sintam-se queridos e próximos. Especialmente, em datas que importam tanto para eles.

Como compor um bom plano de aniversários na empresa?

Para começar, o RH deve ter devidamente mapeado as datas de aniversários de todos os seus profissionais. Lembretes — que devem existir dentro da sua solução de gestão automatizada — devem ser configurados para que os seus especialistas planejem com antecedência.

Em seguida, basta verificar quais características têm que fazer parte desse processo tão único e capaz de emocionar os seus profissionais, que são:

  • maneiras de personalizar a ocasião. Mesmo os aniversários coletivos, por exemplo, devem ter alguma questão particular que ajude a pessoa a sentir-se parte elementar daquela ação;
  • consistência na ação, e não um evento isolado (como se fosse algo semestral, por exemplo). Isso não cria vínculo algum com os profissionais;
  • respeito. Especialmente, para os colaboradores que não se sentem à vontade com esse tipo de exposição. Do contrário, isso se torna algo contrário ao perfil e personalidade da pessoa, soando como uma estratégia contrária ao que o RH poderia estar à procura.

Com esses elementos em mente, é hora de colocar em prática a melhor parte do post: como preparar os aniversários de funcionários no local de trabalho!

Como preparar uma surpresa de aniversário para o colaborador?

Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível realizar aniversários de funcionários no local de trabalho sem grandes investimentos — e com enormes surpresas!

Aniversários de funcionários no local de trabalho: por que e como fazer?

Aí vão algumas dicas para criar um ambiente de trabalho tão produtivo quanto emocionante em dias de aniversários!

1. Mimos de açúcar

Uma decorada na mesa com docinhos ou mesmo uma caixinha recheada de delícias açucaradas pode ser uma maneira delicada e suculenta de comemorar o aniversário dos funcionários.

Importante que o RH se envolva com as equipes e pergunte quais são os doces favoritos de cada aniversariante. Isso ajuda a aumentar a surpresa e o prazer em receber um presente tão personalizado.

2. Decore a mesa

Surpresa que começa desde cedo, ao decorar a mesa os aniversariantes já sabem que o dia vai ser recheado de novidades que vão muito além de soprar a velinha.

Aniversários de funcionários no local de trabalho: por que e como fazer?

Novamente, envolva-se na personalidade dos seus colaboradores, e descubra o que eles mais gostam. Assim, a decoração ganha mais identidade e emociona cada pessoa, individualmente, e não por meio das mesmas cores e enfeites usados na hora da cantoria coletiva de parabéns.

3. Faça um cartão personalizado e assinado por todos

Junte as equipes para assinarem e deixarem mensagens personalizadas para os aniversariantes. Essa é uma boa maneira de aproximar as equipes e criar um laço de colaboração, respeito e carinho entre todos.

4. Tenha um bolo

Os aniversários de funcionários no local de trabalho não podem ser considerados, assim, se não tiver bolo. O bolo é o símbolo do aniversário e por isso você tem que colocá-lo no centro da mesa.

Pense  em alternativas para tornar a situação proveitosa para todos, e sem elevar demais os custos. Empresas apostam no bolo uma vez por mês, cantando o parabéns para todos os aniversariantes ao mesmo tempo. Pode ser uma solução prática, e que se desdobra nas ações individualizadas citadas acima. Aqui na Xerpa nós optamos por essa opção =)

Lembre-se, apenas, que estamos falando de um evento dentro de um ambiente corporativo. A moderação deve ser preservada, acima de tudo! 

Aniversários de funcionários no local de trabalho: por que e como fazer?

Qual é a melhor opção de mensagem de aniversário do funcionário?

Para finalizarmos este artigo, resgatamos um adendo que o RH deve acrescentar à surpresa, que é uma mensagem especial e dedicada a cada um deles.

Como é importante ter a personalização, cada mensagem deve remeter a algo em particular da pessoa homenageada, mas é possível seguir uma diretriz básica, conforme o exemplo a seguir:

  • nome do aniversariante;
  • mensagem relembrando a trajetória da pessoa na empresa;
  • mensagem de parabéns;
  • desejos de sucesso;
  • assinatura de todos os envolvidos na surpresa — de dentro ou fora da equipe;
  • saudação final.

Com isso, os aniversários de funcionários no local de trabalho vão ganhar, acima de tudo, personalidade para serem exclusivos — e recheados de emoções!

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment