BPO financeiro por onde começar a implantar esse serviço?

Pessoas com planilhas e notebook

Em algum momento você já se perguntou o que é um BPO financeiro? Bom, o termo vem conquistando muitos empreendedores que querem organizar o setor financeiro dos negócios. A boa notícia é que qualquer segmento do mercado pode fazer o uso da técnica de BPO.

O Business Process Outsourcing (BPO), ou terceirização dos processos de negócios, pode trazer diversos benefícios para as empresas de todos os portes, valorizando ainda mais os pequenos e médios empreendimentos. Essa estratégia é capaz de garantir execuções eficientes e sem erros, reduzir custos e auxiliar em todo o controle financeiro da organização.

Sem dúvidas, essa técnica veio para ajudar e facilitar a vida do empreendedor. Quer saber mais sobre ela? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final. Boa leitura!

Importância de ter um BPO financeiro

O BPO financeiro tem como principal importância gerir, todos os dias, as entradas e saídas de uma empresa, sendo ainda útil na hora de realizar gestão de pagamentos aos fornecedores, o que inclui o lançamento de contas a pagar no sistema.

Vale ressaltar que essa técnica identifica pontos a serem melhorados nos processos, isso porque se consegue ter uma visão neutra do negócio, proporcionando mais valor e, consequentemente, aumentando a produtividade da empresa.

Investir no BPO faz com que a sua organização esteja à frente, com boas práticas de gestão financeira, sendo capaz de reduzir custos trabalhistas de maneira significativa. Ou seja, é um superaliado para realizar as mais diversas atividades, indo das que demandam mais burocracias às mais simples.

Afinal, o que é um BPO financeiro?

Business Process Outsourcing é uma terceirização da gestão de processos, neste caso os financeiros. De forma simples, pode ser definido como uma estratégia contratada por uma organização para que gestões financeiras sejam realizadas.

É o BPO financeiro o grande responsável pela gestão de finanças, fazendo com que as rotinas ligadas à contabilidade e os tributos obrigatórios estejam interligados. Assim, os números podem ser analisados com um olhar mais técnico, promovendo maiores e mais seguras tomadas de decisão.

Um estudo realizado pelo Sebrae aponta que 24,4% das empresas brasileiras acabam fechando com menos de dois anos de existência, tendo como principal causa a má administração financeira, que acarreta falência.

Esse dado só mostra que ter o BPO financeiro é a forma mais simples de ter soluções que realmente funcionam para os processos das empresas, sejam elas autônomas, micro, pequenas ou grandes.

Aprenda a implantar os serviços de BPO financeiro na sua empresa

O BPO financeiro pode ser o grande responsável por impulsionar o crescimento da sua empresa. Isso faz com que ele seja a oportunidade de terceirização que o setor financeiro precisa, junto a vantagens capazes de aumentar a receita e fazer a diferença em um mercado tão competitivo.

Se você quer implantar os serviços de BPO financeiro e não sabe por onde começar, algumas dicas podem ajudar nesse processo. Acompanhe:

Tenha um profissional experiente para realizar o serviço

O BPO só vai funcionar se o time estiver preparado e por dentro da tecnologia. Conciliação bancária diária e gestão de todas as contas, por exemplo, são tarefas que devem ser realizadas por contadores experientes e que tenham domínio da gestão financeira.

É indicado que a equipe tenha treinamento para entender e ampliar os conhecimentos sobre o BPO financeiro. Trata-se de uma maneira simples que pode ser tomada por líderes e que traz como resultados a formação de consultores no time.

Organize a empresa

Como podemos ver, a empresa precisa estar organizada e os colaboradores preparados. Com uma gestão financeira em boas condições, os clientes confiam mais no seu trabalho oferecendo seus serviços como referência.

Procure padronizar os processos e aposte em ferramentas que vão facilitar o controle financeiro, a emissão de documentos e a importação dos extratos bancários no dia a dia.

Faça um mapeamento de todo o processo

Todo o processo de BPO financeiro pode ser complexo. Assim, cada etapa deve ser analisada e mapeada, auxiliando para uma melhor visualização dos serviços. Não existe maneira certa ou errada, por isso crie rotinas e processos que se encaixem nas necessidades da sua organização.

Ter ajuda de escritórios de contabilidade faz toda diferença na hora de entender os desafios e as oportunidades. Com isso, ao final do mapeamento, você terá sua própria metodologia e estará pronto para prestar serviço às demais empresas.

Elabore seus planos

Com a estrutura pronta e a equipe treinada, é hora de elaborar os seus planos para o BPO financeiro. Você pode segmentar seus clientes por ramo de atuação, faturamento, porte e demais critérios que irão ajudar a classificar as demandas. Definir os planos a serem seguidos é a forma mais utilizada na hora de otimizar os investimentos relacionados com o BPO.

Com este artigo, ficou claro que cada empresa tem um porte e suas necessidades únicas, o que torna decisivo o entendimento do cenário antes de implantar o BPO financeiro.

Lembre-se sempre de escolher uma empresa de confiança na hora de cuidar da saúde financeira da sua empresa.

A Consultoria RR conta com profissionais experientes para cuidar da sua empresa e alavancar seus resultados. Agende uma conversa com nossos contadores e dê o primeiro passo para mudar a sua organização!

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário