Customer Experience: Relação construída entre cliente e empresa

Foto de Sora Shimazaki no Pexels

As evoluções tecnológicas, digitais e em todos os ramos da comunicação colocam o consumidor em uma posição ainda mais exigente, ele quer conhecer o seu diferencial e apreciá-lo e você deve saber o que oferecer. Ao entregar mais do mesmo você só será visto e reconhecido como mais um, enquanto seu objetivo para o sucesso deve construir a lembrança inesquecível entre cliente e empresa.

O que estabelece essa relação é a jornada de compra. Todo o processo é fundamental para ser compreendido enquanto experiência, já que o investimento em reter novos clientes é significativamente maior, comparado a permanência dos clientes já existentes, investindo nessa relação de forma fixa e como objetivo estratégico: oferecendo uma ótima experiência.

Sabe quando gostamos tanto de um produto que falamos sobre ele para outra pessoa? Ou quando alguém cita um problema e você logo pensa no produto/serviço como a melhor solução para a situação? É isso!

Customer Experience

Customer Experience ou Experiência do Cliente (em português) é um conceito desenvolvido com esse enfoque, para tratar toda a experiência de consumo do cliente de maneira mais qualificada. Independente do nicho ou segmento, esse processo deve ser desenvolvido e aprimorado em todos os negócios.

Vantagens Customer Experience:

O CX por si só é uma vantagem enriquecedora nas empresas, essa inserção deve ser colocada como cultura, a fim de permanecer como princípio básico para um relacionamento promissor entre marca e cliente.

Algumas vantagens específicas podem ser consideradas:

Gastos reduzidos: há uma preocupação dos clientes e de todas as pessoas envolvidas a retribuir de forma positiva, com gentileza e em prol do tratamento especial e qualificado que recebem.

Descoberta do diferencial: a inclusão do CX provém de bons entendimentos do seu próprio negócio que muitas vezes você mesmo não tinha notado, o que gera transformação no seu empreendimento, de que forma ele se destaca? A escuta aberta aos consumidores introduz isso.

Credibilidade em alta: a confiança do seu cliente é o que te faz ir de encontro às conquistas, compreender a percepção que as pessoas têm em relação à sua marca. Expressar a satisfação dos seus clientes já é um passo considerável.

Além do Customer Experience, há também o setor de Customer Success, uma estratégia que faz a métrica de sucesso dos clientes em toda a jornada de compra e relacionamento com a empresa. Ele trata sobre gerar satisfação, tudo que o cliente pode entregar enquanto expectativas alcançadas no processo de pré e pós compra. E o que define toda essa experiência vai além, trata sobre todas as formas que a empresa interage com o cliente.

Fonte: Fazenda Contabilidade

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