Desmitificando o feedback: uma real oportunidade de melhoria

Desmitificando o feedback

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Desmitificando o feedback

Existem várias formas de começar um processo de melhoria e crescimento profissional e, uma delas, é perguntar para os colegas o que eles pensam sobre a sua forma de trabalhar. É o já famoso feedback, motivo de insegurança para muitas pessoas.

Quando pergunto aos meus clientes com que frequência eles praticam o feedback, geralmente ouço a resposta padrão: na minha empresa fazemos essa avaliação formal duas vezes por ano. Então costumo questionar: existe alguma atividade que você pratica apenas duas vezes por ano na qual você é muito bom ou uma referência? A resposta, é claro, é sempre negativa. Isso quer dizer que esse exercício não se baseia apenas em seguir um passo-a-passo, como uma receita de bolo, mas sim em praticar.

Feedback é incluir pessoas importantes na realização do nosso trabalho e no nosso processo de evolução e mudança. Ninguém faz nada sozinho! E, para isso, é preciso humildade, que eu defino como a nossa capacidade real de escutar os outros. Saber ouvir, principalmente aquelas pessoas que participam ativamente da nossa vida profissional e pessoal, é de extrema importância. Afinal, somos uma pessoa só, e o desafio para melhorar é justamente levar em consideração o que os outros pensam. Se quatro, cinco ou até oito pessoas nos dão o mesmo feedback, essa pode ser uma real oportunidade de melhoria.

Esse exercício é necessário porque transforma o profissional em um líder melhor e todos a sua volta também são beneficiados e influenciados com essa mudança. No entanto, não se progride do dia para a noite, é preciso praticar esse novo comportamento desejado. Pensando nisso, indico algumas dicas para usar o feedback de forma mais consciente e conquistar resultados positivos na liderança:

– Crie um ambiente de confiança

Ao chamar as pessoas para essa conversa faça elas entenderem que você quer ouvir a opinião delas. Deixe a pessoa a vontade e, para não se tornar um papo pesado, tente realizá-lo em 15 a 20 minutos.

– Pergunte de mente aberta

“O que eu posso melhorar?” ou “como eu fui nessa apresentação?”. Isso contribui para melhorar a capacidade de escuta dentro da comunicação ou ainda ter uma comunicação mais assertiva, principalmente durante reuniões de alinhamento. Escute de mente aberta e saia dessa conversa entendendo claramente o que foi dito.

– Escute e agradeça

Qual a chance de você falar algo construtivo para uma pessoa que fica argumentando algo com você? Pouca. Depois, sozinho, com calma, você reflete sobre o que ouviu e avalia se o que foi dito faz sentido. Agradecer vai deixar a porta aberta para uma próxima vez e demonstrará o seu respeito por essa pessoa.

– Não aproveite para “lavar a roupa suja”

O feedback não é o momento para gerenciar conflitos, e sim uma oportunidade de melhorar como profissional. Se existe algum problema com alguém, resolva-o em outra ocasião.

– Deixe o passado para trás

As pessoas mudam e evoluem sim. Ficar preso a uma imagem ou erro do passado nos faz carregar uma âncora no dia a dia. Por isso, o primeiro passo é o desejo de evoluir e se transformar e o apoio de outras pessoas é extremamente bem-vindo na busca por essa conquista.

– Tenha foco

Durante o feedback, você pode escutar muitas opiniões distintas, mas escolha apenas uma ou duas para trabalhar porque o foco contribui para esse desenvolvimento. Focar é escolher o que terá mais impacto positivo no seu trabalho e no da sua equipe. Para isso, o coach também pode ajudar bastante, tanto na preparação mental e prática das conversas, quanto na escolha dos comportamentos.

– Feche com chave de ouro: peça uma sugestão

Passe mais tempo da conversa focando nas sugestões e em como essa pessoa pode te ajudar a atingir esses objetivos. Esse olhar lhe ajudará a enxergar para o seu ponto de melhoria com uma perspectiva de oportunidade, de evoluir na liderança. Outra vantagem é que as sugestões já são seu plano de ação e te empurram a dar o primeiro passo em direção a um futuro profissional de sucesso!

Luciana Carreteiro — Coach especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coaching, empresa que apoia executivos e empresas a potencializarem suas competências.

Fonte: administradores.com.br

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