é possível oferecer o day off ao funcionário?

A folga no aniversário é uma medida fácil de ser implementada e alinhada com os gestores e todo o resto da equipe. Afinal de contas, por meio da folga no aniversário, o colaborador recebe um merecido descanso que vai ser planejado com antecedência, permitindo que o trabalho seja antecipado, e o nível de satisfação dos colaboradores aumente consideravelmente.

A folga no aniversário costuma ser um desejo incontido dos colaboradores — e muitas vezes citado em reuniões de equipe (e até mesmo solicitada informalmente para os gestores).

Por que não levar a sério os pedidos dos seus funcionários? Para isso, basta alinhar com o setor de RH algumas regrinhas para a implementação do day off no aniversário!

Neste post, você vai ver como essa medida não exige muito planejamento para ser colocada em prática. Especialmente, quando se repara nos benefícios dela, no dia a dia da empresa, e como isso pode enriquecer o clima organizacional.

Boa leitura!

O que é day off?

O day off é o termo em inglês para uma folga remunerada aos colaboradores. Em geral, ela tem sido aplicada como uma maneira de benefício para os profissionais, mas também pode ser utilizada como uma bonificação simples e singela, mas de impacto positivo.

Por que oferecer uma folga no aniversário do colaborador?

Muitas vezes, o descanso de um dia é mencionado como um elemento motivacional e tanto. Por que não usá-lo de maneira versátil e ampla dentro da empresa?

A folga no aniversário pode servir como uma espécie de presente aos colaboradores, com baixo custo e impacto no fluxo de trabalho. Afinal, basta solicitar aos aniversariantes que não tenham pendências para o dia.

Além disso, por meio do day off no aniversário as empresas conseguem obter alguns benefícios palpáveis dos seus funcionários. Alguns exemplos:

  • mais motivação;
  • engajamento;
  • produtividade;
  • satisfação;
  • bem-estar emocional;
  • qualidade de vida.

E é importante destacar que essas qualidades, juntas, têm tudo para agregar resultados mais impactantes para a organização, e ainda fortalecer a marca por meio da retenção — e atração — de talentos.

Pode ser, portanto, uma boa tendência que promove benefícios para ambos os lados dessa equação. E, o melhor: o day off no aniversário é uma medida fácil de implementar, e com baixíssimo custo.

Se acha difícil acreditar nisso, pense apenas na redução do absenteísmo que se pode alcançar com isso, se o principal motivo das faltas na empresa está associado à falta de motivação. Com todos mais satisfeitos, o nível de ausências cai e a folga no aniversário se transforma em um investimento mais acessível ainda.

>> Uma das propostas do bem-estar no trabalho é promover a qualidade de vida na empresa! Para isso, criamos um e-Book recheado de dicas para criar um programa de qualidade de vida na sua empresa. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Quais empresas adotaram esse benefício?

Está em busca de inspiração para conhecer quais empresas têm adotado o day off no aniversário? Abaixo, destacamos alguns dos principais cases internacionais sobre o assunto!

Awin

Afiliada de marketing, a Awin aplicou o day off no aniversário. Além disso, investiu em outras ações para engajar os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais leve, como frutas e happy hours, entre outras ações.

Click Travel

A empresa também apostou na folga no aniversário! O resultado disso foi a resposta positiva dos colaboradores, com mais satisfação e motivação para alcançar os resultados da empresa — e para eles, por consequência.

Dunelm

Grande varejista internacional, com mais de 150 lojas, a empresa apostou no day off no aniversário e, como resposta, obteve um elevado índice de produtividade dos colaboradores — que também ganham folgas no primeiro dia de escola das crianças.

Gocompare

Empresa de seguros baseada em Newport, Wales, a Gocompare oferece uma série de benefícios aos seus funcionários — entre eles, o day off no aniversário

A organização tem se destacado pela promoção do bem-estar de suas equipes, o que evidencia o trabalho coletivo, com elevada produtividade e mais resultados positivos, ao longo do tempo.

KPMG

Uma das grandes empresas de auditoria, a KPMG também investiu na folga no aniversário. Além disso, destaca que pretende focar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Virgin Media

O grande conglomerado de transmissões, telefonia e TV também faz parte das grandes empresas que apostam no day off no aniversário dos seus funcionários.

Isso ajuda a criar uma cultura organizacional produtiva e colaborativa. Sem falar que o engajamento e motivação são maiores, fazendo com que a empresa consiga estipular metas continuamente maiores — e conte com o apoio dos funcionários em alcançá-las.

Quais outros benefícios podem encantar o seu colaborador?

Além do benefício em conceder o day off no aniversário dos seus profissionais, existem outras maneiras de garantir uma experiência do colaborador mais completa.

Afinal de contas, as vantagens em investir nessas ações são variadas, como já destacamos. E você pode construir uma reputação de mercado que vai ajudar a fortalecer a sua marca. Algo que também acumula pontos positivos que são sentidos interna e externamente.

Confira, abaixo, quais outras alternativas podem ser encaixadas no repertório de benefícios focados no bem-estar e na qualidade de vida do seu quadro de funcionários:

  • licença-maternidade estendida;
  • bolsa de estudos;
  • horário flexível;
  • home office;
  • sextas-feiras com jornadas de trabalho menores;
  • frutas ou guloseimas para serem apreciadas pela manhã ou à tarde;
  • happy hours;
  • ajuda de custo com academia ou qualquer outro tipo de atividade;
  • espaços que ajudem a focar na criatividade dos profissionais;
  • apoio jurídico, psicológico ou focado no bem-estar financeiro.

Viu como existem diversas maneiras de tornar o day off no aniversário o pontapé inicial para a construção — e a manutenção — de uma empresa incrível?

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment