Em qual categoria seu cliente está?

Como anda a situação fiscal da empresa do seu cliente? Este dado irá influenciar o seu volume de trabalho e o relacionamento do empreendimento com o governo. É isso que ocorrerá com a implantação de sistemas de classificação de contribuintes. Em São Paulo, este programa já teve início e é focado nos contribuintes do ICMS. Nesta primeira etapa somente o contribuinte pode ver qual é a sua classificação. No entanto, no futuro estes dados estão abertos aos interessados.

Sistemas de classificação de contribuintes

São Paulo

A categorização no estado só afetará os contribuintes do ICMS enquadrados no Regime Periódico de Apuração (RPA).

Categorias e Classificação

As categorias são: “A+“, “A“, “B“, “C“, “D“, “E” e “NC” (Não Classificado). A classificação considera as obrigações pecuniárias tributárias vencidas e não pagas relativas ao ICMS e a aderência entre escrituração ou declaração e os documentos fiscais emitidos ou recebidos pelo contribuinte.

Classificação em território nacional

A Receita Federal está criando seu próprio Programa de Estímulo à Conformidade Tributária, chamado Pró-Conformidade. Assim como na versão paulista, o objetivo do programa da Receita Federal é facilitar o cumprimento das obrigações para as empresas que têm um bom relacionamento com o fisco.

Critérios

• A situação cadastral compatível com as atividades da empresa;
• aderência nas informações prestadas à Receita Federal por meio de declarações e escriturações;
• tempestividade na apresentação das declarações e das escriturações;
• e adimplência no pagamento dos tributos devidos.

Segundo a Receita, se a empresa atender aos requisitos, terá prioridade em suas demandas e será previamente comunicada de suas pendências, para facilitar a autorregularização.

Por isso, Contador, é importante verificar se as obrigações dos seus clientes estão em dia e aproveitar os benefícios oferecidos pelos fiscos.

Você pode gostar de:  Noclar e a obrigação do Contador de reportar irregularidades

Source link

Posts Relacionados

Leave a Comment