Employee Experience: o que é, benefícios e como implementar

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Nos últimos anos, a preocupação das empresas com o bem-estar de seus colaboradores vem se tornando cada vez mais relevante.

Dessa forma, compreender o conceito de Employee Experience, bem como os seus benefícios, é algo extremamente importante para uma empresa que visa melhorar a sua experiência interna.

Portanto, neste artigo, você entenderá mais sobre o Employee Experience, quais são as suas vantagens, além de saber como implementar esse conceito em sua organização.

Employee Experience: o que é e quais são os seus benefícios?

O Employee Experience (em português, Experiência do Colaborador), representa tudo o que os colaboradores sentem, observam e pensam durante o seu processo de relacionamento e interação com a empresa.

Em outras palavras, todos os colaboradores adquirem experiências em suas respectivas organizações. Nesse sentido, surge um questionamento importante: Por que as empresas não buscam a melhor experiência possível para os seus colaboradores?

Felizmente, a maioria dos profissionais de RH almejam uma experiência positiva para os colaboradores. Entretanto, supor o que o funcionário necessita e possuir dados relevantes sobre essas necessidades são duas coisas muito diferentes.

Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 80% dos executivos de RH aprovam a necessidade de trabalhar na experiência do consumidor, mas somente 22% deles acreditam que a organização executa isso de modo efetivo.

Sendo assim, apesar da aplicação do Employee Experience não ser uma tarefa fácil e nem rápida, ela possui diversos benefícios. Veja a seguir alguns deles:

  • Promoção da marca empregadora;
  • Criação de um clima organizacional favorável;
  • Desenvolvimento de relações interpessoais;
  • Diminuição da taxa de absenteísmo ou turnover;
  • Redução de custos com o RH;
  • Melhor qualidade de vida para os profissionais.

Implementando o Employee Experience no seu negócio

Para melhorar o cotidiano da sua equipe, é essencial saber como aplicar essas ações para otimizar a experiência dos colaboradores. Veja a seguir:

1- Mapeie a jornada do colaborador

Da mesma forma que ocorre na jornada do cliente, a jornada do colaborador ganha relevância quando falamos de Employee Experience.

Através desse mapeamento, será identificado oportunidades e gaps de evoluções internas. Afinal, esse será um desenho de todo o ciclo dos profissionais de sua organização.

A partir dessa estratégia, você antecipará imprevistos e reduzirá o absenteísmo e o turnover, além de identificar novas maneiras de aumentar o engajamento e potencializar talentos.

2- Investindo no People Analytics

O People Analytics é uma ferramenta essencial para compreender melhor sobre cada colaborador de sua organização, de modo que você entenda as individualidades presentes em sua equipe.

Além disso, será possível realizar uma análise detalhada sobre o rendimento desses profissionais, possibilitando ações de melhorias ou tomadas de decisões específicas para cada indivíduo.

3- Investindo em benefícios

Para as gerações mais novas, os benefícios vêm sendo um dos maiores diferenciais competitivos, já que eles são vistos como um modo de valorizar o esforço humano, melhorando a qualidade de vida.

Sendo assim, fornecer benefícios como um day off, uma jornada de trabalho mais flexível ou até mesmo um auxílio no home office, pode ser uma ótima maneira de criar uma experiência agradável para os seus colaboradores.

4- Desenvolva a sua equipe

Estabelecer o desenvolvimento de sua equipe de forma contínua é uma das características principais do processo motivacional e do Employee Experience.

Afinal, criar um clima organizacional favorável e incentivar o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores só trará resultados positivos para o desempenho geral do seu negócio.

Gostou de conhecer mais sobre a importância do Employee Experience para o desenvolvimento de sua equipe? Então aproveite para ler mais conteúdos como esse em nosso blog e não deixe de conferir os nossos serviços de aplicativos para gestão de pessoas e controle de jornadas.

Fonte: Folha Certa

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